19/10/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
• Perceber-se como sujeito;
• Fazer comparações de seu tamanho e do tamanho dos colegas;
• Ampliar o vocabulário;
• Estreitar os laços com as pessoas de sua família e da escola;
• Construir noções iniciais de grandezas e medias.
Não há necessidades de conhecimentos prévios para esta aula.
Aula destinada a crianças de 4 anos.
Primeiro passo:
O professor leva para a sala de aula a música Saiba de Arnaldo Antunes interpretada por Adriana Calcanhoto para as crianças ouvirem.
Fonte: http://vagalume.uol.com.br/adriana-partimpim/saiba.html
Letra da música
SAIBASaiba: todo mundo foi neném
Einstein, Freud e Platão também
Hitler, Bush e Sadam Hussein
Quem tem grana e quem não tem
Saiba: todo mundo teve infância
Maomé já foi criança
Arquimedes, Buda, Galileu
e também você e eu
Saiba: todo mundo teve medo
Mesmo que seja segredo
Nietzsche e Simone de Beauvoir
Fernandinho Beira-Mar
Saiba: todo mundo vai morrer
Presidente, general ou rei
Anglo-saxão ou muçulmano
Todo e qualquer ser humano
Saiba: todo mundo teve pai
Quem já foi e quem ainda vai
Lao Tsé Moisés Ramsés Pelé
Ghandi, Mike Tyson, Salomé
Saiba: todo mundo teve mãe
Índios, africanos e alemães
Nero, Che Guevara, Pinochet
e também eu e você
Segundo momento:
O professor deve conversar com as crianças sobre a música. Questões para a conversa: sobre o que a música fala, alguém já conhecia essa música, será que é verdade que todo mundo já foi neném ... podem surgir outras questões de acordo com a turma e com o professor/a.
Terceiro momento:
A partir da conversa, o professor propõe uma atividade para casa que levará a criança a conversar com a família sobre o tempo em que era bebê. Na atividade o professor/a pede que a família ajude a criança a registrar com fotos o dia do nascimento dela, colocando o peso e a altura que a criança teve ao nascer. As crianças trazem esse material para a sala e socializa com todo o grupo. É importante que o professor/a também leve fotos suas de quando bebê (se for possível). Essas fotos podem ser colocadas em um painel da turma toda.
Para completar esse momento, o professor/a pede que todos os profissionais da escola levem fotos de quando eram crianças para montarem um mural. Nesse mural deve ficar a foto do profissional com a escrita do respectivo nome. Titulo do mural “Também fui criança”. Assim as crianças se identificarão com as pessoas, vendo que elas também foram crianças.
Quarto momento:Com a ajuda de uma balança, pese as crianças anotando esse peso na lousa, é importante levar também objetos com diferentes pesos, pacote de 5 kg de arroz, pacote de 1 kg de açúcar, pacote de 1 kg feijão, para possibilitar que a criança compare o seu peso com o peso de outros objetos de forma concreta.
Quinto momento:Em outro dia, com uma fita métrica, meça as crianças e leve-as a comparar sua altura com a dos colegas. Durante a medição, vá cortando cordões que representem a altura de cada um e afixe esse cordão na parede com o nome da criança. Converse sobre o sistema de medidas e sobre como cresceram depois que nasceram.
Sexto momento:Convide as crianças a se olharem no espelho, observando todas as suas características, cor do olhos, cor do cabelo, comprimento do cabelo, altura e peça que façam uma atividade de registro em que elas façam o auto-retrato por meio de desenho, e depois por meio de colagem com diferentes materiais. Lã representando o cabelo, lantejoulas representando os olhos sempre observando a cor do material disponibilizado à criança de forma que corresponda às respectivas características de cada uma.
Sétimo momento:Acrescente o auto- retrato das crianças ao mural de fotos já afixados para completar o trabalho.
O professor deve observar o comportamento e envolvimento das crianças antes, durante e depois do trabalho desenvolvido. Como as crianças participaram do trabalho, como foi o encerramento com a construção coletiva do mural de fotos e com a exposição da altura de cada por meio do cordão. Deve observar ainda como as crianças fazem seu auto-retrato, conseguem perceber e aceitar suas características e dos colegas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/09/2013
Cinco estrelasnossa muito legal...