Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Que surpresa: todo mundo já foi neném!

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Perceber-se como sujeito;
• Fazer comparações de seu tamanho e do tamanho dos colegas;
• Ampliar o vocabulário;
• Estreitar os laços com as pessoas de sua família e da escola;
• Construir noções iniciais de grandezas e medias.

Duração das atividades
7 horas/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Aula destinada a crianças de 4 anos.
Primeiro passo:


O professor leva para a sala de aula a música Saiba de Arnaldo Antunes interpretada por Adriana Calcanhoto para as crianças ouvirem.

Fonte: http://vagalume.uol.com.br/adriana-partimpim/saiba.html

Letra da música

SAIBASaiba: todo mundo foi neném
Einstein, Freud e Platão também
Hitler, Bush e Sadam Hussein
Quem tem grana e quem não tem

Saiba: todo mundo teve infância
Maomé já foi criança
Arquimedes, Buda, Galileu
e também você e eu

Saiba: todo mundo teve medo
Mesmo que seja segredo
Nietzsche e Simone de Beauvoir
Fernandinho Beira-Mar

Saiba: todo mundo vai morrer
Presidente, general ou rei
Anglo-saxão ou muçulmano
Todo e qualquer ser humano

Saiba: todo mundo teve pai
Quem já foi e quem ainda vai
Lao Tsé Moisés Ramsés Pelé
Ghandi, Mike Tyson, Salomé

Saiba: todo mundo teve mãe
Índios, africanos e alemães
Nero, Che Guevara, Pinochet
e também eu e você

Segundo momento:


O professor deve conversar com as crianças sobre a música. Questões para a conversa: sobre o que a música fala, alguém já conhecia essa música, será que é verdade que todo mundo já foi neném ... podem surgir outras questões de acordo com a turma e com o professor/a.

Terceiro momento:
A partir da conversa, o professor propõe uma atividade para casa que levará a criança a conversar com a família sobre o tempo em que era bebê. Na atividade o professor/a pede que a família ajude a criança a registrar com fotos o dia do nascimento dela, colocando o peso e a altura que a criança teve ao nascer. As crianças trazem esse material para a sala e socializa com todo o grupo. É importante que o professor/a também leve fotos suas de quando bebê (se for possível). Essas fotos podem ser colocadas em um painel da turma toda.
Para completar esse momento, o professor/a pede que todos os profissionais da escola levem fotos de quando eram crianças para montarem um mural. Nesse mural deve ficar a foto do profissional com a escrita do respectivo nome. Titulo do mural “Também fui criança”. Assim as crianças se identificarão com as pessoas, vendo que elas também foram crianças.

 
Quarto momento:Com a ajuda de uma balança, pese as crianças anotando esse peso na lousa, é importante levar também objetos com diferentes pesos, pacote de 5 kg de arroz, pacote de 1 kg de açúcar, pacote de 1 kg feijão, para possibilitar que a criança compare o seu peso com o peso de outros objetos de forma concreta.

Quinto momento:Em outro dia, com uma fita métrica, meça as crianças e leve-as a comparar sua altura com a dos colegas. Durante a medição, vá cortando cordões que representem a altura de cada um e afixe esse cordão na parede com o nome da criança. Converse sobre o sistema de medidas e sobre como cresceram depois que nasceram.

Sexto momento:Convide as crianças a se olharem no espelho, observando todas as suas características, cor do olhos, cor do cabelo, comprimento do cabelo, altura e peça que façam uma atividade de registro em que elas façam o auto-retrato por meio de desenho, e depois por meio de colagem com diferentes materiais. Lã representando o cabelo, lantejoulas representando os olhos sempre observando a cor do material disponibilizado à criança de forma que corresponda às respectivas características de cada uma.

Sétimo momento:Acrescente o auto- retrato das crianças ao mural de fotos já afixados para completar o trabalho.

Avaliação

O professor deve observar o comportamento e envolvimento das crianças antes, durante e depois do trabalho desenvolvido. Como as crianças participaram do trabalho, como foi o encerramento com a construção coletiva do mural de fotos e com a exposição da altura de cada por meio do cordão. Deve observar ainda como as crianças fazem seu auto-retrato, conseguem perceber e aceitar suas características e dos colegas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.