09/11/2009
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Nome dos instrumentos de medidas.
Atividade 1- Escolha da forma de medição da sala de aula.
1º momento
O professor conversa com as crianças e pede para que observem os instrumentos que encontram-se na roda; que apontem qual deles é mais adequado para medir a sala de aula (réguas? metro? cabos de vassoura? corda? barbante?); que escolham o instrumento para medir. Durante a atividade, o professor vai orientando como realizar a medida das dimenções: a largura ou o comprimento, de modo que, ao terminar de medir, as crianças devem reconstituir a atividade, verbalizando o que fizeram.
Fonte: http://matematicabiblica.blogspot.com/2009/08/pesos-e-medidas.html
http://momfort.com.br/produtos_trenas.html
FONTE: http://milpalavras.wordpress.com/2006/12/14/cordas/
http://www.paranacabos.com.br/produtos.htm
FONTE: http://trapyzomba.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=36
http://www.vinilsul.com.br/produto_acessorios_banner.asp
2º momento
Diante do problema: das crianças escolherem um instrumento adequado para medir a sala de aula, o professor conversa com elas , verificando as suas dificuldades para medir com o instumento escolhido e faz uma assembléia para encontrar as possíveis soluções. Qual a decisão que as crianças irão tomar? Qual instrumento que irão escolher?
Atividad e 2- Mediçã o da sala de aula com um cabo de vassoura.
1º momento - O professor organiza os alunos por grupo, um mede com o cabo de vassoura, o outro com o metro. Uma e quipe mede a largura, a outra o comprimento da sala. No final eles fazem o cálculo e dizem quantas vezes o cabo de vassoura se repetiu ou quantas vezes o metro se repetiu. Para cada medida, o professor registra na lousa com um traço. No final, as crianças comparam as medidas da largura encontradas pelos diferentes grupos e depois as medidas de comprimento, para isso o istrumento deve ser o mesmo.
Para ensinar as crianças qual é o comprimento, o professor as orientam a tomar como referência o fundo e a frente da sala; e para medir a largura tomam como referência as laterais da sala.
No fim da aula, o professor avaliará se as crianças conseguiram:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!