Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


MEDIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

09/11/2009

Autor y Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Saber que para medir  algo é preciso ter um instrumento de medida, como unidade;
  • Entender  que para medir a sala precisa ter referência;
  • verbalizar a atividade prática de medida.
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 20 a 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Nome dos instrumentos de medidas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Escolha da forma de medição da sala de aula.

1º momento

O  professor conversa com as crianças e pede para que observem os instrumentos que encontram-se na roda;  que apontem qual deles é mais adequado para medir a sala de aula (réguas?   metro? cabos de vassoura? corda? barbante?);  que escolham  o instrumento para medir. Durante a atividade, o professor vai orientando como realizar a medida das dimenções: a largura ou o comprimento, de modo que,  ao terminar de medir, as crianças devem reconstituir a atividade,  verbalizando o que fizeram.

Fonte: http://matematicabiblica.blogspot.com/2009/08/pesos-e-medidas.html 

          http://momfort.com.br/produtos_trenas.html

FONTE: http://milpalavras.wordpress.com/2006/12/14/cordas/

            http://www.paranacabos.com.br/produtos.htm

FONTE: http://trapyzomba.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=36
            http://www.vinilsul.com.br/produto_acessorios_banner.asp

2º momento

Diante do problema:  das crianças  escolherem um instrumento adequado para medir a sala de aula, o professor conversa com elas , verificando as suas dificuldades para medir com o instumento escolhido e faz uma assembléia para encontrar as possíveis soluções. Qual a decisão que as crianças irão tomar? Qual instrumento que irão escolher?

  • Uma régua convencional?
  • Um pedaço de barbande de cinqüenta centímetros?
  •  Um cabo de vassoura?
  • Um metro?
  • Uma trena?

Atividad e 2- Mediçã o da sala de aula com um cabo de vassoura.

1º momento - O professor organiza os alunos por grupo, um mede com o cabo de vassoura, o outro com o metro. Uma e quipe mede a largura, a outra o comprimento da sala. No final eles fazem o cálculo e dizem quantas vezes o cabo de vassoura se repetiu ou quantas vezes o metro se repetiu. Para cada medida, o professor registra na lousa com um traço. No final, as crianças comparam as medidas da largura encontradas pelos diferentes grupos e depois as medidas de comprimento, para isso o istrumento deve ser o mesmo.

Para ensinar as crianças qual é o comprimento, o professor as orientam a  tomar como referência o fundo e a frente da sala;  e para medir a largura  tomam como referência as laterais da sala.

Avaliação

No fim da aula, o professor avaliará se as crianças conseguiram:

  • Compreender a função das unidades de medida;
  • Aprender a tomar como referência: frente, fundo e laterais da sala;
  • Participar da aula, medindo a largura e o comprimento da sala.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.