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O doce perguntou pro doce ... linguagem e diversão

 

11/10/2010

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Ampliar o vocabulário;
• Aprender novas parlendas;
• Brincar e se divertir com a linguagem falada;
• Melhorar a consciência fonológica e Conhecer outros portadores de texto.

Duração das atividades
5 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula tem como objetivo atentar os profissionais da educação infantil quanto à importância da linguagem no processo de alfabetização das crianças. Entendendo que a alfabetização é um processo e que desde cedo é fundamental nos preocuparmos com tal processo, atentamo-nos para a questão da linguagem falada como fator essencial na aprendizagem da linguagem escrita. Portanto, contribuir para que as crianças construam uma consciência fonolôgica por meio de parlendas é uma forma divertida de pensar a construção do processo de alfabetização iniciado muito antes da criança entrar na escola.

Primeiro Momento:

Organize as crianças em roda para cantarem e brincarem. Leve para a roda uma parlenda para recitar às crianças, escolha uma que seja mais conhecida em sua região. A sugestão dessa aula é:

O DOCE PERGUNTOU PRO DOCE
QUAL É O DOCE MAIS DOCE
QUE O DOCE DE BATATA DOCE
O DOCE RESPONDEU PRO DOCE
QUE O DOCE MAIS DOCE QUE O DOCE DE BATATA DOCE
É O DOCE DE BATATA DOCE

Domínio Público


Como as crianças ainda são pequenas e talvez não conheçam as parlendas, é importante que o professor crie uma estratégia para fazer com que elas aprendam as palavras. O professor pode brincar de “repeteco”. Primeiro o professor pergunta quem sabe o que é uma parlenda. A partir das respostas das crianças o professor complementa explicando que uma parlenda é composta por versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são divertidas e fáceis de aprender.
Se as crianças disserem que sabem alguma é importante aproveitar o que elas trazem e já recitar a delas. Mesmo assim a brincadeira do repeteco funciona bem. O professor brinca: “eu falo e vocês repetem ta?” e vai dizendo parte por parte da parlenda para as crianças repetirem e assim aprenderem.

Segundo Momento:

Envolva as famílias nesse trabalho, pois muitas parlendas são antigas e, algumas delas, foram criadas, há décadas, então envie uma atividade de casa em que a criança conversará com a família sobre esses versos. Ela deverá escolher uma parlenda conhecida na família para, com a ajuda de um adulto, registrar com escrita e desenho.

Terceiro Momento:

No retorno da atividade enviada para casa, socialize-as com o grupo em uma rodinha. Exponha as parlendas em sala na altura das crianças para que haja interação entre elas.

Quarto Momento:

Crie o hábito diário de recitar parlendas com as crianças na hora da roda e em outros momentos, como no caminho da ida ao parque, ao refeitório, etc.

Quinto Momento:

Escolha com as crianças uma parlenda para ser apresentada pelo grupo às outras crianças da Educação Infantil e aos pais. No decorrer dos ensaios desenvolva atividades de registro dessa parlenda. Tais atividades podem ser de ilustração da parlenda, procurar determinada letra na parlenda, procurar as palavras que rimam, construir com massinha de modelar os objetos ou personagens que aparecem na parlenda, dentre outras possibilidades que o professor quiser criar.

Sexto Momento:

Faça a culminância do trabalho com a apresentação da parlenda escolhida pela turma às demais crianças e aos pais e com a exposição dos trabalhos produzidos pelas crianças.

Parlendas interessantes para essa faixa etária:

Macaquinho foi à feira
Não sabia o que comprar
Comprou uma cadeira
Pra comadre se sentar
A comadre se sentou,
A cadeira esborrachou.
Coitadinha da comadre
Foi parar no corredor.
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Galinha choca
Comeu minhoca
Saiu pulando
Feito pipoca
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Batatinha quando nasce
Espalha a rama pelo chão.
Menininha quando dorme
Põe a mão no coração

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Um dois
feijão com arroz
três, quatro
feijão no prato
cinco, seis
falar inglês
sete, oito
comer biscoito,
nove, dez
comer pastéis
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Seu tatu ta ai?
Não, seu tatu não ta,
Mas a mulher do tatu tando,
É o mesmo que o Tatu ta!
Então ta!

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Pisei na pedrinha
Pedrinha rolou
Pisquei pro mocinho
Mocinho gostou
Contei pra mamãe, mamãe nem ligou
Contei pro papai
Chinelinho cantou
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Lá em cima do piano,
Tem um copo de veneno
Quem bebeu morreu.
O azar foi seu!
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Meio dia,
Panela no fogo,
Barriga vazia.
Macaco torrado,
Que vem da Bahia,
Fazendo careta,
Pra dona Sofia.
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Hoje é Domingo,
Pé de cachimbo é de barro
Bate no jarro
O jarro é fino
Bate no sino
O sino é de ouro
Bate no touro
O touro é valente
Bate na gente
A gente é fraco.
Cai no buraco.
O buraco é fundo,
Acabou-se o mundo.
Chuva choveu
Goteira pingou
Pergunta o papudo se o papo molhou
Molhou papudo?

Recursos Complementares

Alguns projetos podem ajudar a ampliar o trabalho com a linguagem oral das crianças.

O Livro: Jogos, Projetos e Oficinas para a Educação Infantil de Marília Centurión, Margaret Presser, Sorel Silva e Arnaldo Rodrigues. Editora FTD, São Paulo: 2004, pode ajudar você professor nesse e em muitos outros projetos e oficinas de educação infantil.

Avaliação

O professor deve observar as seguintes questões: as crianças gostaram de recitar as parlendas, conseguiram identificar as palavras que rimam, já conheciam parlendas, passaram a brincar em momentos livres recitando parlendas, ampliaram o vocabulário.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
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Opiniões

  • aline, sao jundas tandeu , São Paulo - disse:
    aline.dos.100@hotmail.com

    18/05/2011

    Quatro estrelas

    oi pra todos eu amei


  • ida rigo, cmei celcita penheiro , Mato Grosso - disse:
    idarigo@hotmail.com

    13/06/2010

    Cinco estrelas

    as parlendas são otimas so deveria ter as ativedades para trab.


Sem classificação.
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