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INTERLOCUÇÃO

 

04/02/2010

Autor e Coautor(es)
ANA MARIA FEROLA DA SILVA NUNES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Aparecida Carleto, Denize Donizete Campos Rizotto, Luciana Soares Muniz, Patricia Carvalho Pacheco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o/a aluno/a poderá aprender:
• observar contextos e detalhes;
• compreender a importância e o significado do uso das diferentes formas de linguagens, de códigos e de textos, que expressem relações sociais;
• raciocinar com lógica;
• organizar dados;
• planejar ações;
• criar;
• improvisar;
• ser autor/a de sua própria fala;
• trabalhar em grupo;
• compreender que é analfabeto/a mas não iletrado/a;

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realizar esta atividade é necessário que o/a professor/a tenha trabalhado com o/a aluno/a aspectos como:
• acuidade visual e auditiva;
• pronúncia;
• conhecimento das letras do alfabeto e os numerais;
• escrita e/ou cópia;
• despertado o desejo de aprender.

Estratégias e recursos da aula

Propomos que esta atividade seja trabalhada em turmas de Educação de Jovens e Adultos que estejam iniciando o 1º ciclo, ou seja, o equivalente ao 1º e/ou 2º ano do Ensino Fundamental convencional. Pretendemos com esta atividade, que o/a aluno/a compreenda principalmente, que é analfabeto, mas não iletrado, uma vez que sabe distinguir e imaginar o que deve estar escrito em alguns tipos textos e identificar para que serve um ou outro e onde e quando usá-los; e que se sinta estimulado/a a se alfabetizar e dar continuidade em seus estudos formais.

Em sala de aula:


Atividade 1_ 120 minutos (duas aulas geminadas)


Professor/a antes de iniciar a atividade crie em sala de aula um clima descontraído pedindo que os/as alunos/as fiquem em duplas e contem para o/a parceiro/a com quem conversaram por último antes de virem para a aula e sobre o que falaram. Dê alguns minutos para conversarem e depois peça que cada parceiro/a conte o que escutou de seu/sua colega.
Distribua para os/as alunos/s o quadro abaixo:

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS -1º CICLO

ESCOLA:_____________________________________________________________

PROFESSOR/A:________________________________________________________

ATIVIDADE 1 DATA____/____/______

PROFISSIONAIS COM OS QUAIS FALEI NOS ÚLTIMOS SETE DIAS

Quinta-feira

Dias da Semana Profissionais Número de vezes
Domingo
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado

Professor/a, converse com a turma sobre os/as profissionais com os/as quais mais se comunicam no dia-a-dia, escreva na lousa o nome dessas profissões e/ou solicite que os/as alunos/as venham na lousa escrever. Explore mais o tema profissões (o que fazem e a sua importância). Ainda em duplas, solicite que cada um/a liste, no quadro que forneceu tipos de profissionais com quem falou, pessoalmente ou por telefone, durante a semana começando no domingo e terminando no sábado e quantas vezes ocorreram. Professor/a aproveite a oportunidade para trabalhar os dias da semana (número de dias, nomes dos dias, nome do primeiro e do último dia e o nome do dia que representa o meio da semana). Caso algum/a aluno/a tenha dificuldade de fazer o registro deve contar com a ajuda do/a professor/a e/ou do/a parceiro/a. Após todos/as alunos/as concluírem, com a participação de todos/as, você professor/a deverá compor na lousa uma lista única. Quando estiver completa verifique com os/as alunos/as pedindo que levantem a mão caso a caso, quantos se comunicaram com: o motorista do ônibus ou do veículo que utilizou, o cobrador do ônibus, o padeiro, o padre ou pastor, o/a diretor/a da escola, dentre outros/as. Proponha ainda aos/às alunos/as, que resolvam algumas situações- problema. Exemplo:


• Ricardo, durante a semana fez 7 contatos pessoais com o pastor da sua igreja e José 5. Quem fez mais con tatos? Quantos a mais? Quem fez menos contatos? Quantos a menos?


• Mariana falou 13 vezes com o açougueiro e Lílian 5. Quantos contatos Lílian ainda precisa fazer para igualar ao número de contatos feitos por Mariana?


• Rubens em uma semana fez 5 contatos com o motorista do ônibus.Ao final de 6 semanas, mantendo a mesma quantidade de contatos semanais, quantos contatos fará.

• Durante a semana Bruno fez 14 contatos com a sua professora. Quantos contatos terá feito por dia, sabendo-se que todo dia fez a mesma quantidade de contatos?


Professor/a ao final da atividade você poderá fazer um cartaz contendo os nomes dos/as profissionais com os quais os/as alunos/as da turma mais se comunicaram para fixar no mural da sala de aula, a fim de auxiliá-lo/a no processo de alfabetização. Incentive os/as alunos/as a pesquisarem em revistas, jornais e folhetos gravuras que ilustrem esses profissionais. Se algum/a aluno/a quiser desenhar será interessante.

Atividade 2- 60 minutos (uma aula)


Professor/a, peça aos/às alunos/as que se organizem em grupos de 3 a 4 pessoas e que criem, preparem e apresentem uma dramatização de uma conversa com um/a dos/as profissionais que listaram na aula passada: professora, diretora, padre ou pastor, etc., sobre a importância dos estudos na vida das pessoas. Se você professor/a tiver condições, leve para sala roupas e acessórios para serem usados na dramatização. Feitas as apresentações, analise com os/as alunos/as se utilizaram o mesmo tipo de fala na apresentação de todos/as profissionais? Conduza as discussões de forma que concluam que dependendo da pessoa com quem se fala o instrumento que se utiliza e a finalidade há diferença no tipo de fala (estilo, vocabulário e tempo). O ambiente em que ocorre a conversa e os objetivos também interferem. Estimule os/as alunos/as a citarem outros tipos de falas entre pessoas (jovens, militares, religiosos). Caso eles/as tragam como exemplo algum/a profissional de escola (diretor/a, servente, cantineira/o ou mesmo outro/a profissional que seja alguém próximo), sugira que convidem este/a profissional para ser entrevistado por eles/as na sala. Lembre-se de fazer com eles/as o roteiro da entrevista (o objetivo da entrevista, o que perguntar, o horário e o local da entrevista). Este desdobramento da atividade poderá ser realizado em outra aula, assim não sobrecarregará sua aula. Depois da entrevista feche o trabalho com um relatório. Pode ser coletivo, deixe que eles/as falem e você registrará organizando. Chame a atenção deles/as para a mudança da linguagem oral para a escrita à medida que você vai fazendo o registro. Para a próxima aula solicite aos/às alunos/as que tragam de casa, um papel escrito qualquer (jornal, revista, gibi, folheto de loja ou supermercado, conta de água ou luz, receita médica, receita culinária, cartão de telefone, certidão de nascimento e/ou casamento, cartão de vacinação, dentre outros).


Atividade 3- 60 minutos (uma aula)


Professor/a inicie a aula perguntando que tipos de textos escritos os/as alunos/as conhecem, liste seus nomes na lousa e debata com os/as alunos/as suas finalidades, e as experiências que têm de usá-los. Peça que apresentem para a turma o papel que trouxeram e informem o tipo de texto que representa. Peça ainda que o observem bem. Em seguida, organize as cadeiras em círculo, misture os papéis que os/as alunos/as trouxeram e os esparramem no chão no meio do círculo. Peça que circulem ao redor dos papéis expostos vendo se conseguem ler alguma coisa, silenciosamente.
Em seguida, peça que cada um/a identifique o papel que trouxe, fale para a turma o seu nome e finalidade. Numa segunda rodada peça que juntos, identifiquem os tipos de textos citados por você professor/a (título de eleitor, carteira de identidade, certidão de nascimento, etc.) A partir dessa atividade, chame os/as alunos/as um/a a um/a e peça que identifique o tipo de texto e a utilidade de cada um dos papéis expostos. Estimule a ajuda dos/as colegas àqueles/as que tiverem dificuldade ou se enganarem. Estimule-os/as a lerem e/ou sugerirem o que pode estar escrito ali.
Para encerrar a atividade promova uma sessão de leitura em voz alta dos textos trazidos pelos/as alunos/as, você professor/a é que fará a leitura. Caso algum/a aluno/a manifeste interesse em ler dê-lhe a oportunidade.

Avaliação

A avaliação será realizada durante o processo, em cada atividade, devendo ser considerados como critérios de avaliação:
Atividades 1 e 2: capacidade: de observar, de escutar,de organizar dados, de planejar ações, de criar e improvisar, de ser autor/a da própria fala, de trabalhar em grupo e de raciocinar com lógica.


Atividade 3: capacidade para: compreender a importância e o uso das diferentes formas de linguagens,de códigos e de textos; ser autor/a da própria e trabalhar em grupo; ler e escrever.


Para cada critério deverão ser considerados três níveis de avaliação:


• Nível 1: capacidade não desenvolvida
• Nível 2: capacidade em desenvolvimento
• Nível 3: capacidade desenvolvida


Caso necessário, professor/a anote as necessidades ou dificuldades de cada aluno/a para serem trabalhadas nas demais aulas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Elma, xxxxxxxxxxxxxxxxx , Paraíba - disse:
    elmaleal@gmail.com

    23/12/2010

    Quatro estrelas

    Muito criativa e oportuna para as turmas da EJA. Gostaria de ter acesso a outros materiais para enriquecer minhas aulas. Trabalho com 1 e 2 Ciclos.


Sem classificação.
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