28/10/2009
Denise Leipziger
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
O aluno terá a oportunidade de encontrar soluções gráficas próprias para elaborar o seu mapa, uma das etapas iniciais do trabalho com cartografia.
Ele também poderá reconhecer uma das marcas dos contos de fadas que é a da indefinição de tempo e lugar e de trabalhar de forma lúdica com esta característica.
Não há necessidade de Conhecimentos Prévios.
- Trabalho de grupo
- Aula interativa e cooperativa
-Imagens do pintor Robert Williams
Material necessário para cada grupo:
- 1 folha de cartolina ou papel pardo
- algodão , pedaços de renda ou retalhos
-cola
- tesoura
- papel laminado dourado e prateado
- lápis de cor , canetinhas
Imagem de Robert Williams
http://www.saviourbehaviour.com/ascension/Quotes_Ascension_2.html
Atividade
O professor terá uma conversa informal com os alunos solicitando que eles levantem hipóteses sobre de onde vieram as histórias e qual a localização da Terra no mundo do ‘Era uma vez’ , onde acontecem os contos de fadas, inspirados nas pinturas de Robert Williams.
Atividade 2
Depois desta etapa do trabalho, o professor dividirá a turma em grupos e distribuirá o material.
Pedirá então que os alunos imaginem e desenhem o mapa para chegar àTerra do Era uma vez..... Cada grupo encontrará a sua solução gráfica.
O trabalho de Robert Williams ficará exposto para servir de inspiração.Consulte os links abaixo:
http://www.mylair.net/images/lightdancer.jpg
http://iasos.com/artists/gilwilms/sell/MoonRising-Big-X.jpg
http://girl-of-my-dream.qult.ru/pictures/vc_GilbertWilliams20_Sea_of.jpg
http://www.crystalinks.com/moontemplegilbert.jpg
Sugestão:
A música Era uma Vez interpretada por Toquinho pode servir para iniciar ou finalizar a atividade. Veja link abaixo:
http://letras.terra.com.br/toquinho/657317/
O professor também poderá contar a lenda africana O Baú das Histórias que mostra como as histórias vieram parar na Terra.
Para acessar o resumo do livro, veja o link abaixo.
Os alunos serão avaliados durante todo o processo e apresentarão seus trabalhos oralmente.
Valorizando a criatividade e o envolvimento dos alunos, cada grupo deverá apresentar oralmente o seus trabalhos e posteriormente serão colocados em exposição aberta à toda a Escola.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!