Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Poesia das Escolhas – Ou Isto ou Aquilo

 

10/12/2009

Autor e Coautor(es)
CARMEN LÚCIA CORRÊA DE OLIVEIRA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Denise Leipziger

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá observar e comparar as diferentes edições do livro Ou isto ou aquilo de Cecília Meireles ao longo do tempo e também interagir de forma lúdica com a poesia a partir de sua construção e desconstrução de sentido.

Duração das atividades
1 aula de 100minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios, mas o professor pode falar um pouco da biografia de Cecília Meireles que se encontra disponível no link.

http://parandham.spaces.live.com/blog/cns!81C56BB75BE14F09!531.entry

Estratégias e recursos da aula

Aula Interativa
Livro : Meireles, C. Ou Isto ou Aquilo. In: Poesia Completa. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2001
Fichas de exercícios
Material para desenho
Cartolina com o poema Ou Isto ou Aquilo
Utilização do Laboratório de Informática ( se possível), para acessar os diversos links sugeridos nessa aula.


Primeira Atividade:

O professor dará uma ficha de trabalhos aos alunos explicando que devem completar a poesia como quiserem, mas que cada linha deverá ser preenchida com apenas uma palavra.
Depois do trabalho feito, todos devem comparar a sua poesia com o poema original.
Explicar aos alunos que neste trabalho não há certo ou errado, apenas muitas possibilidades porque a poesia sempre se revela aberta ao brincar.

Sugestão de modelo de ficha para os alunos completarem:

Ou Isto ou Aquilo

Ou se tem chuva e não se tem _________
ou se tem sol e não se tem ___________
Ou se calça a luva e não se põe o _________,
ou se põe o _______e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no________,
quem fica no chão não ______nos ares.

É uma _______pena que não se possa
estar ao _______tempo nos dois lugares!

Ou guardo o ________e não compro o doce,
ou compro o _________e gasto o dinheiro


Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo…
e vivo escolhendo o _______ inteiro!

Não sei_________, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico ___________.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou __________.

Meireles, C. Ou Isto ou Aquilo. In: Poesia Completa

Peça a seus alunos que leiam o que fizeram em voz alta, depois coloque a cartolina com o poema original no mural  e peça  que eles discutam a atividade realizada.

Poema original:

Ou Isto ou Aquilo

Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo…
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.


Meireles, C. Ou Isto ou Aquilo. In: Poesia Completa. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2001, p. 1483 ou
retirar o poema do link

A seguir, o professor pode convidar seus alunos a lerem outros poemas de Cecília Meireles no livro ou Isto ou Aquilo ou on line no site :

http://www.revista.agulha.nom.br/ceciliameireles07.html

Depois deles conhecerem um pouco da poesia de Cecília Meireles, o professor poderá mostrar algumas capas do livro Ou Isto ou Aquilo de diferentes edições, ressaltando as diferenças entre elas e pedir que seus alunos inventem e desenhem outra capa para o livro.
Como tarefa de casa, pedir que procurem o livro mais antigo que conseguirem encontrar,(na Biblioteca ou em casa) para serem explorados posteriormente com a finalidade de verificar as transformações que o objeto livro sofreu durante o tempo.

Outras Capas:

http://www.vidaslusofonas.pt/cecilia_meireles.htm

http://www.playinggames.blogger.com.br/ou%20isto%20ou%20aquilo.jpg

http://images.quebarato.com.br/photos/big/F/1/BDEF1_1.jpg

Recursos Complementares

Para que seus alunos percebam que há várias formas de dizer poesia, mostre alguns filmes no youtube que apresentam diferentes maneiras de dizer um mesmo poema. 

1- http://www.youtube.com/watch?v=HBsZJI_2Ja0 

2- http://www.youtube.com/watch?v=4PO3NH0MYSw&feature=related

3- http://www.youtube.com/watch?v=amro0ZE6aDM&feature=related

4- http://www.youtube.com/watch?v=HBsZJI_2Ja0&feature=related

Como última etapa sugiro que os alunos recitem uma poesia de Cecília Meireles .

Avaliação

A avaliação será realizada durante todo o processo, através da recitação dos poemas, da capa de livro que inventarem e da participação na aula sobre as transformações do objeto livro.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.