Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Diferença entre atividade física e esporte

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Tiago Lisboa Bartholo e Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a distinção conceitual entre atividade física e esporte;

Elaborar um instrumento (roteiro de entrevista ou questionário) para a coleta de dados do projeto de pesquisa;

Organizar a formação de grupos de trabalho para iniciar a pesquisa;

Identificar as etapas de um projeto de pesquisa.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimento prévio específico.
Estratégias e recursos da aula

Essa aula faz parte de um projeto de pesquisa que será desenvolvido na própria escola, a partir das atividades desenvolvidas nas aulas de educação física. 

Esse projeto tem como pergunta de partida a questão: se as pessoas em geral conhecem os benefícios da prática de atividade física regular (propagadas largamente na grande mídia), por que um número reduzido adota tais hábitos higiênicos no seu cotidiano? Em outras palavras, por que mesmo diante de diversas campanhas governamentais como a “Virada Esportiva” ou o “Mexa-se”, um número importante de pessoas insiste no sedentarismo? O professor deverá apresentar os grupos que serão investigados na escola: 1) alunos de outras turmas da própria escola; 2) funcionários da escola e; 3) os professores. 

Para realizar a pesquisa, o professor apresentará as três fases da investigação:
1) A pergunta de partida (já apresentada para os alunos);
2) A construção dos instrumentos para a coleta de dados – nesse caso, será o roteiro com perguntas para a entrevista;
3) A análise das entrevistas com os diferentes grupos e posterior apresentação dos resultados encontrados.

Para a compreensão desse projeto, o professor deverá apresentar alguns conceitos aos alunos. Nessa aula, a proposta será discutir os conceitos de "esporte" e "atividade física"; ambos são centrais para o andamento do projeto de pesquisa. 

Essa aula terá dois momentos. Primeiramente, o professor irá mediar o debate sobre os dois conceitos supracitados. Na segunda parte da aula, iniciará a elaboração do instrumento para a coleta de dados para o projeto de pesquisa.

Na primeira atividade da aula, os alunos serão divididos em dois grandes grupos e deverão iniciar um debate com perguntas problematizadoras pelo professor:

1) O que caracteriza a prática esportiva? Destaque um exemplo?

2) O que caracteriza a prática de atividade física? Destaque um exemplo?

3) Qual a diferença entre esporte e jogo?

4) Afinal de contas, quando estamos andando de bicicleta na ciclovia da praia com nossos amigos estamos praticando um esporte ou praticando uma atividade física?

Observação: No item "Recursos Complementares" do plano de aula, há a indicação de leituras que podem auxiliar o professor na mediação do debate.

O debate deverá conduzir os alunos para uma ampliação do conceito de "esporte" e de "atividade física". Os alunos deverão ser capazes de distinguir a prática de atividade física orientada (por exemplo, musculação na academia de ginástica) da prática de atividade física não orientada (por exemplo, caminhar até o ponto de ônibus, ou caminhar de casa até o trabalho).

A compreensão desses dois conceitos é central para o entendimento da questão do projeto de pesquisa. Os alunos deverão compreender que algumas pessoas, apesar de não praticarem atividades físicas orientadas, são ativas fisicamente. Isso será importante no momento da formulação das perguntas no roteiro de entrevistas ou questionário.

O segundo momento da aula será o início da elaboração do instrumento para a coleta de dados na pesquisa. O professor poderá optar pela entrevista ou pela aplicação de um questionário que seria respondido pelos próprios informantes. Se a escola, o professor ou os alunos tiverem um gravador, indico a opção da entrevista. Caso a escola possibilite a impressão de muitas folhas, o professor poderá optar pelo questionário.

O professor deverá auxiliar os alunos na confecção do roteiro de entrevista, que estará dividida em três partes, a saber:
a) Os conhecimentos das pessoas sobre os possíveis benefícios da prática de atividade física moderada e regular para a saúde;
b) A rotina diária de ativ idade física das pessoas: prática orientada em academi as, prática de esportes, caminhada na praia, caminhada para o trabalho ou para o supermercado, etc.
c) Argumentos para a adesão ou não à prática de atividade física regular.

Os alunos serão divididos em grupos (indico 3 grupos, um para cada item) e ficarão responsáveis por entrevistar ou aplicar o questionário a grupos específicos da escola: alunos, funcionários e professores. Para responder aos itens “a”, “b” e “c”, os alunos deverão formular uma série de perguntas, a fim de obter informações que ajudem a entender os motivos que levam professores, funcionários e alunos a não realizar atividade física regular. O professor poderá apresentar exemplos de perguntas que auxiliem na construção do instrumento.

Nessa aula, cada grupo terá como tarefa iniciar a construção de um roteiro de entrevista ou questionário e apresentar na próxima aula uma primeira versão. Os roteiros serão posteriormente avaliados pelo professor.

Recursos Complementares

Para auxiliar a pesquisa dos conceitos trabalhados na aula, indicamos as leituras:


1) Conceito de esporte – Capítulo 1 “A gênese do esporte moderno”
Bracht, V. Sociologia Crítica do Esporte: uma introdução. Vitória, UFES, 1997.


2) Conceito de Atividade Física – Capítulo 3 “Aptidão Física”, “Princípios da atividade física”.
Mattos, M. G.; Neira, M. G. Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte Editora, 2000.

Avaliação

A avaliação será realizada ao final da aula. Inicialmente, o professor deverá questionar os alunos sobre a distinção conceitual entre atividade física e atividade esportiva.

Ao longo da aula, o professor irá avaliar a capacidade de organização dos alunos na montagem dos grupos e na confecção inicial do roteiro de entrevista ou do questionário. A apresentação final do instrumento deverá ser feita na aula seguinte e será objeto de avaliação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.