Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estratégias para o ensino do futsal nas aulas de educação física do CAp UFRJ, passe e drible

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade Camilo Araújo Máximo de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar novas formas de praticar o futsal.
Exercer diferentes funções durante o jogo de futsal.
Estimular a solidariedade e a cooperação entre os alunos.
Desenvolver a percepção e organização espacial durante o jogo de futsal.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nesta aula os alunos não precisam ter conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Professor inicie a aula pelo jogo “futsal em duplas” utilize a quadra toda como área de jogo, divida a turma em dois grupos mistos estes grupos devem jogar um contra o outro. Os alunos de cada grupo vão formar duplas (quantas forem possíveis), a dupla deve jogar sempre de mãos dadas. O objetivo do jogo é fazer gol no grupo adversário e defender o seu gol. As regras são iguais as do futsal formal, a única diferença é que neste jogo cada equipe possui dois goleiros, porém mesmo os goleiros devem estar de mãos dadas com o seu par (dupla).

Dicas: Promova um rodízio entre os jogadores do mesmo time, possibilitando que um aluno possa formar dupla com mais de um colega durante o jogo, ajudando dessa forma também na integração entre os alunos.

A segunda atividade desenvolvida será o “futsal de caranguejo”, divida a turma em dois grupos mistos com o mesmo número de jogadores, cada equipe começa o jogo em uma metade da quadra. Os jogadores devem estar sentados com as pernas estendidas e com as mãos apoiadas no solo atrás do corpo (decúbito ventral), o deslocamento pela quadra deve ser feito nesta posição (com ajuda das pernas e dos braços). O objetivo do jogo é marcar gols na equipe adversária e proteger o seu gol. Na função de goleiro (não podem botar as mãos na bola) podem atuar até três jogadores simultaneamente. As bolas chutadas acima da altura da cabeça são consideradas inválidas. Puna as jogadas violentas com a cobrança de um tiro livre sem barreira a uma distância de dez metros do gol.

Dicas: Professor este jogo exige muito fisicamente dos alunos pela forma com que estes devem se deslocar durante a partida, por isso permita que o jogador que não está envolvido diretamente no lance descanse sentado por um curto período de tempo. Não faça jogos que durem muito tempo para não exigir demais dos seus alunos.

A terceira atividade desta aula será o “futsal por zona” a turma deve ser dividida em dois grupos com o mesmo número de jogadores, denominaremos estes grupos de A e B. O grupo será dividido em três sub-grupos que denominaremos A1, A2 e A3, a mesma divisão será feita com o grupo B (B1, B2 e B3). A quadra será dividida em três parte iguais, duas partes estão próximas às linhas de fundo da quadra (uma de cada lado) a terceira parte é a zona central localizada no meio da quadra, cada parte da quadra será ocupada por dois sub-grupos de equipes diferentes, por exemplo, A1 e B1. Os jogadores de cada sub-grupo só podem atuar naquele espaço da quadra determinado, não devem ultrapassar as linhas limítrofes e invadir a área dos outros sub-grupos (A2 e B2 e A3 e B3). Todos os alunos jogam ao mesmo tempo o objetivo do jogo é marcar gol na equipe adversária e proteger o gol da sua equipe. O jogo começa com a bola na parte central da quadra, os jogadores das duas equipes que estão ocupando esta posição disputam a posse de bola entre si, com objetivo de passar a bola para os jogadores de sua equipe que estão na zona mais próxima ao gol adversário, não é permitido chutar a bola para o gol adversário da parte da quadra próximo ao goleiro do seu time (zona de defesa) nem da zona seguinte (central) só é permitido chutar para o gol os jogadores que estão na parte da quadra (zona de ataque) próximo ao goleiro da equipe adversária. A bola deve passar obrigatoriamente por todas as zonas, não permita que o jogador de defesa, passe a bola direto para a zona de ataque sem antes ter passado a bola pela zona central da quadra. Vence o jogo a equipe que fizer mais gols. Posicione alguns cones sobres às linhas laterais para marcar o limite de cada setor da quadra (mini-quadra).

Dicas: Promova um rodízio entre os sub-grupos de cada equipe para que todos os alunos tenham a oportunidade de experimentar atuar em diversas posições durante o jogo.

Recursos Complementares

Consulte o livro:
FREIRE. J. B. Pedagogia do futebol. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

Consulte os vídeos na Internet:

Jogo de futsal em espaço reduzido: www.youtube.com/watch?v=F_wu3THOP1s
Jogo de futsal em duplas: www.youtube.com/watch?v=I6PvBuHCNbs

Avaliação

Peça aos seus alunos que elaborem em casa um pequeno texto e tragam na próxima aula, abordando as atividades desenvolvidas nesta aula.
1) Sobre a atividade futsal em duplas: Como foi a sua participação nesta atividade? Como foi participar de um jogo em dupla? De que forma você colaborou com o desempenho do seu colega de dupla durante o jogo?
2) Sobre a atividade futsal de caranguejos: Quais foram às dificuldades de deslocamento nesta posição? Na sua avaliação foi interessante experimentar esta nova forma de deslocamento durante o jogo? Que outras maneiras poderiam se usadas para o deslocamento dos alunos durante as aulas de futsal?
3) Sobre a atividade futsal por zona: Como foi atuar em diferentes posições durante o jogo? Em que posição (defesa, meio-campo ou ataque) você mais gostou de atuar? A sua equipe conseguiu se organizar taticamente para que a bola circulasse por todas as partes do campo e chegasse ao gol adversário?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.