Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Baralho do terror

 

10/12/2009

Autor e Coautor(es)
CARMEN LÚCIA CORRÊA DE OLIVEIRA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Denise Leipziger

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O Aluno poderá pesquisar e reconhecer ludicamente as marcas do gênero terror.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Identificar o gênero de terror em filmes ou histórias.

Estratégias e recursos da aula
           

Aula interativa.
Livros de terror.
Papel cartão em formato aproximado de cartas de baralho.

• Professor, cada aluno deverá escolher 1 livro que já tenha lido e trazê-lo para sala de aula e falar o título de maneira assustadora. No caso de não ter os livros, o aluno deverá inventar uma história de terror.
Em seguida escolher uma palavra que seja muito encontrada em livros e filmes de terror, escreve-la no papel cartão e ilustrar. Com este material será formado um “baralho de terror”.
Exemplo de palavras: fantasma, monstro, medo, etc.

• Após a atividade o professor deve recolher todas as cartas para formar o “baralho de terror”.

• O professor embaralhará as cartas e dará uma a cada participante.
Ele fará a proposta para que os alunos se sentem em roda e aguardem um sinal para iniciar a atividade.

• Ao sinal dado, todos virarão suas cartas.

A partir deste momento a professora inicia uma história com uma frase qualquer; “É sexta-feira, 13 de agosto, lua cheia, quase meia-noite...”

• Cada aluno da roda deve prosseguir a história, dizendo uma frase em que apareça a palavra que está em sua carta.
A regra é manter o gênero terror e a coerência dos fatos até o final.

Recursos Complementares

Link:


Música “Rock das Caveiras” – Bia Bedran


http://www.youtube.com/watch?v=lWJ6IoDiKxA&feature=related

• Sugestões Bibliográficas:
MACHADO, Ana Maria. O domador de monstros. Rio de Janeiro: Salamandra, 1992.
IMPEY, Rose. O homem de papel. São Paulo: Scipione, 1994.
BELINKY, Tatiana. História de fantasma. São Paulo: Ed. Ática, 1994.

Avaliação

Depois de realizada a dinâmica, o aluno poderá partir para sua própria produção escrita.
O processo de avaliação ocorre durante o decorrer da atividade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.