Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jornal Escolar: produção dos alunos

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Produzir o jornal escolar;
  • saber usar diferentes recursos gráficos e visuais;
  • usar o computador e a internet;
  • publicar o jornal no portal da escola.
Duração das atividades
9 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos saibam produzir textos da mídia impressa: notícia, reportagem, entrevista, editorial, resenha crítica, carta ao leitor, divulgação científica; além de conhecer outros gêneros como charge, cartum e quadrinhos que também compõem um jornal. Ter conhecimentos sobre a função das pessoas que trabalham em um jornal: repórter, entrevistador, ilustrador, quadrinista, fotógrafo e conselho editorial. 

Estratégias e recursos da aula
 

Recursos

  • computadores,
  • máquina fotográfica e gravador

Aula 1

1º momento: motivação

O professor propõe à turma a produção de um jornal que irá divulgar as notícias da escola e as produções dos alunos. Orienta que se organize em grupos de cinco (ou seis, dependendo do nº de alunos na turma) alunos para definir a função que cada grupo irá exercer: repórter, entrevistador, ilustrador, quadrinista, fotógrafo, e também o grupo que será o conselho editorial. Define-se então o papel de cada um e também os responsáveis pela divulgação do jornal.

Se houver possibilidade, o professor poderá organizar visita ao jornal da cidade para que os alunos conheçam os modos de produção de um jornal e a função de cada pessoa que nele trabalha.   

2º momento: divulgação, para as outras turmas, da intenção de se produzir o jornal da escola  

Os alunos que ficarão responsáveis pela divulgação da intenção de se produzir o jornal visita as salas de aula para explicar sobre a produção do jornal  e informar que recolherão, no  prazo de uma semana aproximadamente, o material a ser publicado, como textos por eles produzidos nos diferentes conteúdos, textos sobre pesquisas realizadas, histórias em quadrinhos, piadas, cruzadinhas, entre outros assuntos. A divulgação do jornal também é feita a funcionários e professores. Os alunos orientam que o material a ser entregue já deverá estar revisado de acordo com as normas da gramática.

Aula 2, 3, 4, 5, 6, 7,8 

1º momento

De acordo com sua função específica, enquanto aguardam o prazo estabelecido para o recolhimento do material dos alunos de outras turmas, sob a orientação do professor, os grupos se reúnem e planejam, a partir de um roteiro previamente elaborado pelo professor, o que poderá ser publicado no jornal:

a) Grupo da reportagem: definir as reportagens que podem ser feitas, de acordo com o que está acontecendo na escola, por exemplo: trabalhos de campo; apresentação de atividades culturais; premiação de concursos; projetos desenvolvidos. Além disso, devem pensar se vão registrar depoimentos dos envolvidos nas reportagens.

b) Grupo da notícia: definir as notícias que merecem ser publicadas: o que aconteceu na escola de interessante? quem esteve envolvido? onde e quando aconteceu?

c) Grupo dos entrevistadores: planejar a entrevista: que pessoas vão entrevistar? que assunto será abordado? que perguntas serão feitas? como será o texto introdutório da entrevista? que dados devem ser informados? 

d) Grupo de ilustradores: planejar como será a ilustração do jornal: os desenhos serão atrelados aos textos? vão retratar os acontecimentos pré-existentes? serão engraçados?coloridos? em preto e branco? será charge? cartum?

e) Grupo dos quadrinistas: que histórias poderiam ser criadas? que assuntos poderiam abordar?como vão ser criadas? desenhadas? com ou sem diálogos, em balõe s ou em quadrinhos, qu e personagens inventar ?

g) Grupo dos fotógrafos: quem providencia a máquina? quem vai tirar as fotos? quem vai ficar responsável por passar as fotos para o computador? ou revelar? quem vai tirar as fotos das reportagens, das notícias e quem vai tirar as da entrevista? 

i)  Grupo do conselho editorial: que temas devem ser abordados? quantos temas serão? o próprio conselho vai escrever os temas ou as outras turmas também podem enviar os seus para serem apreciados pelo conselho?

2º momento

Cada grupo apresenta para os demais colegas o que foi planejado e neste momento discute-se o que poderá ser mudado ou acrescentado. A partir disso, o trabalho de produção inicia-se: os repórteres escrevem sobre os eventos ocorridos na escola; os entrevistadores entram em contato com as pessoas que querem entrevistar e marcam o dia e a hora da entrevista; o conselho editorial se reúne para produzir os textos,os responsáveis pelos quadrinhos criam as histórias e os ilustradores desenham as ilustruções; os fotógrafos acompanham os repórteres e os entrevistadores. Este trabalho, sempre sob a orientação do professor, poderá ser realizado  durante as aulas no horário normal ou em horários diferentes, principalmente se o professor tem disponibidilidade para acompanhar os gupos, como nas reportagens e entrevistas. Se for possível, os grupos também podem se reunir em outros locais, como  biblioteca da escola ou própria casa para produzir ou concluir o que está sendo produzido. 

5º Momento   

Após o recolhimento do material nas turmas, o professor organiza esse material, separando-o de acordo com o que foi entregue pelos alunos, professores e funcionários (textos, histórias em quadrinho, piadas, artigos, etc.) e distribui entre os grupos para que eles selecionem o que julgarem interessante para ser publicado. Os grupos também finalizam o material por eles produzidos: reportagens, entrevistas, editoriais, cartas ao leitor (essas são produzidas a partir da 2ª edição do jornal), histórias em quadrinho, ilustrações (o trabalho com as ilustrações e quadrinhos pode ser acompanhado pelo professor de Artes.) Este trabalho poderá ser realizado na sala de aula, durante as aulas normais ou o professor orienta os grupos para que o façam em casa ou na biblioteca da escola, no período diferente das aulas, se isso for possível.  

6º momento  

Em sala de aula, os grupos apresentam para os colegas o que foi selecionado e planejado, mas sem fazer a leitura do material.

7º momento

Forma-se um grupo de aproximadamente 5 alunos que vai digitar o material escrito, um outro grupo de 5 alunos que deve escanear as ilustrações, as histórias em quadrinho e as fotos. Este trabalho, sob a orientação do professor e do técnico de informática, poderá ser realizado no laboratório de informática da escola, em horário extraclasse; ou, se possível, os alunos podem realizá-lo em casa. Para isso, divide-se o material entre eles, o qual deve ser salvo em um pendrive. Este material estará disponível para outro grupo (de aproximadamente 5 alunos) que revisará o material produzido. Este trabalho, também sob a orientação do professor, deve ocorrer, se possível, em horário extraclasse. Se isso não for possível, o professor de Português deve fazer a revisão. O importante, entretanto, é possibilitar a participação de um grupo de alunos neste trabalho. 

8º momento

Forma-se um grupo de 5 alunos aproximadamente para criar o logotipo do jornal e definir o tipo de papel em que será impresso. A partir do material já digitado, este mesmo grupo monta as páginas, ou seja, a página de rosto: o que deve conter a página de rosto? como será a disposição das fotos? o que será manchete? E as demais páginas: como ser ão dispostos os editoriais? Que reportage m virá primeiro? Em que página serão publicadas as notícias? Onde serão publicados os quadrinhos? as piadas? Este trabalho é feito sob orientação do professor, em um horário extraclasse, no laboratório de informática. Feito isso, é publicado o jornal no portal da escola. Grava-se uma cópia para ser impressa.

Aula 9

1º momento

O grupo responsável pela divulgação distribui o jornal impresso para todo da escola e comunica que o mesmo está disponível também no portal.

2º momento

Leitura do jornal impresso na aula de Língua Portuguesa, momento em que o aluno comenta e avalia as publicações.

Recursos Complementares

Para conhecer as edições produzidas pelos alunos, acesse:

 http://www.eseba.ufu.br/jornal.php

Para ler outros projetos sobre a produção  de um jornal, acesse: 

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/jornal-sala-aula-423555.shtm

Para conhecer outras experiências com a produção do jornal pelos alunos, pode-se acessar:

http://www.alb.com.br/anais16/sem01pdf/sm01ss07_01.pdf

 Avaliação de alunos que produziram um jornal escolar, disponível em:

http://www.correiodeuberlandia.com.br/texto/2009/09/20/40219/o_jornal_escolar.html

Avaliação

É importante o professor avaliar juntamente com os alunos cada etapa da produção do jornal, pois essa é uma oportunidade que o aluno tem para expressar sua opinião, suas dificuldades e também de falar do comprometimento do colega com o trabalho. Durante a produção dos textos é possível o professor perceber as dificuldades de escrita, pois o aluno já não escreve mais somente para o professor, mas para a comunidade escolar. É um trabalho de reescrever e refazer o tempo todo. Mas avaliamos que é uma atividade de ensino que ajuda o aluno a ler e escrever melhor e de forma crítica e a usar diferentes conhecimentos, o que tem sido percebido, inclusive, pelos professores de outros conteúdos. A avaliação quantitativa pode ser percebida no desempenho dos alunos em outras situações, como, por exemplo, nas redações.        

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • andre gardini, EE PARQUE SAO JORGE , São Paulo - disse:
    agardini@hotmail.com

    07/06/2012

    Cinco estrelas

    muito bom parabens


  • simony sousa, escola adventista , Santa Catarina - disse:
    simonysousa2009@hotmail.com

    09/04/2012

    Cinco estrelas

    excelente trabalho,minha amiga estava procurando um projeto bom para desenvolver com os alunos e nós achamos esse maravilhoso. obrigada...Luciene e simony agradecem


  • JANIEYRE DA SILVA ABREU, DIVA CABRAL EEFM PROFA , Ceará - disse:
    nieyre@yahoo.com.br

    20/03/2011

    Cinco estrelas

    Excelente essa ideia. Era o que eu estava procurando para as minhas turmas de ensino médio. Valeu mesmo!!


  • Rosenilde, Escola Arnaldo moreira Douat , Santa Catarina - disse:
    rosenildebaima@gmail.com

    26/08/2010

    Cinco estrelas

    Adorei este planejamento do jornal, é uma boa idéia para os alunos criarem algo que desenvolva sua criatividade.


  • Aline Resende Pereira Marinho, INST BLOQUINHOS MAGICOS - PRISMA , Minas Gerais - disse:
    alinerpm@yahoo.com.br

    23/06/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito dessa aula.. vou adaptar para minha turma!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.