21/11/2008
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
As estratégias a serem utilizadas serão:
- aula interativa;
- uso do Laboratório de Informática.
AULA 1
Atividade 1
Antes de apresentar o recurso sobre a Educação Especial é importante que o professor apresente ou relembre os alunos, caso já tenham feito tal discussão em outra oportunidade o que é Educação Especial.
Apresentar as imagens:
Figura 1 Figura 2
Referências das imagens:
Figura 1 Disponível em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://moodle.esfcastro.pt/file.php/172/especial_logo.gif&imgrefurl=http://moodle.esfcastro.pt/course/search.php%3Fsearch%3Dspace&h=219&w=250&sz=13&hl=pt-BR&start=3&usg=__sNsfjiI-t53tvRGmdcE26N2-bDU=&tbnid=ctCblzck6RM2cM:&tbnh=97&tbnw=111&prev=/images%3Fq%3Deduca%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bespecial%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR Acesso em 10. Nov. 2008.
Figura 2 Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias_2005/images/2005_09_15_foto_02.jpg Acesso em 10. Nov. 2008.
Estas imagens traduzem, de certa forma, o que é a Educação Especial, ou melhor, ainda, o que é a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais, pois traz a imagem de diferentes alunos; alunos com e sem Necessidades Educacionais Especiais, isto é, alunos que possuem Deficiência Física (uso de cadeira de rodas), alunos que não utilizam cadeira de rodas, alunos que enxergam, alunos que não enxergam...
Após esta discussão apresentar o recurso.
Recurso:
Após a apresentação do recurso o professor poderá fazer algumas discussões mais aprofundadas sobre a Educação Especial. O professor pode neste momento dispor os alunos em círculo para que o diálogo seja mais proveitoso, dando a oportunidade de que todos expressem suas idéias. Todavia, é importante ter em mente que se existirem opiniões contrárias à Educação Especial, é importante que o professor trabalhe no sentido de modificar esta visão, mas nunca impor uma maneira de pensar! Por isso, o diálogo deve ocorrer.
AULA 2
Atividade 1
Após conhecer a opinião dos alunos sobre a Educação Especial, o professor deve propor que eles elaborem roteiros de entrevistas para conhecer os trabalhos que existem na escola a respeito da Educação Especial. Seja por meio de Sala de Recursos, de Salas Multifuncionais, Professores Itinerantes, alunos incluídos em salas regulares etc. Enfim, alguma realidade de inclusão deve haver na escola e assim, podem escolher as perguntas que desejam fazer aos professores que trabalham com alunos com algum tipo de Necessidade Educacional Especial ou até mesmo fazer uma entrevista com os próprios alunos incluídos na escola.
Se não houver nenhum caso de inclusão na escola, os alunos poderão entrevistar a coordenação e/ou direção a esse respeito, saber por que não há alunos incluídos naquela escola ou então propor que os alunos visitem sites que versam sobre a temática da Educação Especial e que entrem em contato, via internet, com pessoas que estudam o assunto, ou que tenham alguma Necessidade Educacional Especial.
É importante que o professor divida a sala em pequenos grupos para que os roteiros de entrevistas sejam feitos. Estes roteiros podem ser elaborados no computador.
Se por acaso, na sala de aula tiver aluno com Necessidade Educacional Especial, algum grupo pode realizar a entrevista com este aluno, enriquecendo assim ainda mais as atividades.
O professor deverá exercer um papel de co-autor dos roteiros de entrevistas para que perguntas indevidas ou preconceituosas possam ser evitadas!
Se por ventura, alguns grupos não conseguirem fazer as entrevistas, estes poderão elaborar redações sobre o assunto.
É importante salientar que as entrevistas deverão ser realizadas em outros momentos que não os destas aulas. Nesta aula, os roteiros das entrevistas serão preparados e o auxílio do professor é muito importante.
AULA 3
Atividade 1
Apresentação das entrevistas, ou demais trabalhos.
link do recurso no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9939/educacao_especial_parte_2.mp3
Nome | Tipo |
---|---|
Educação especial: parte 2 [Categorias Literárias] | Áudio |
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/10/2010
Cinco estrelasGostei da maneira como abordaram o tema: Educação Especial, bem atuante e direcionado as perspectivas de inclusão escolar que é um dos eixos mais importantes e polêmicos da Educação Especial. Trabalho na Divisão de Educação Especial do estado de Sergipe. Parabéns! Velani
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito legal o trabalho mostrar aos alunos oque é a Educação especial, e pesquisar sobre, onde tem estas salas, como é o trabalho, pois para muitos a classe especial é uma salade alunos diferentes, por isso achei muito bom fazer este esclarecimento com os alunos. Parabéns pelo belo trabalho.
24/03/2010
Quatro estrelasFICO FELIZ QUANDO ENCONTRO UM TRABALHO MARAVILHOSO COMO ESTE, VOLTADO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. OBSERVO A GRANDE NECESSIDADE DE SENSIBILIZAR TODA COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE O RESPEITO A DIFERENÇA, EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA, E O MAIS IMPORTANTE, TRABALHANDO TAMBÉM COM OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, POIS ESTES JAMAIS DEVEM FICAR FORA DAS ATIVIDADES. OUTRO PONTO POSITIVO NESTE TRABALHO É QUE OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NÃO FICARAM DE FORA, FORAM BEM LEMBRADOS. PARABÉNS!
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante este tipo de aula, que mostra de uma maneira clara e dinâmica o que é a Educação Especial e para quem ela se destina, com certeza os dados foram muito esclarecedores para todos os professores alunos participantes. Parabéns!!!!
24/03/2010
Quatro estrelasPARABÉNS PELA SUA INICIATIVA PROFESSORA ,QUASE NÃO DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DE ABORDAR O TEMA COM NOSSOS ALUNOS,ANTES DE INCLUIR É PRECISO TER UMA PRÉVIA COMO ESSA PARA QUE NOSSOS ALUNOS SEJAM NOSSOS ALIADOS .MUITO BACANA A FORMA COMO ESPLOROU O TEMA .