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Um dia na Praia

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
CARMEN LÚCIA CORRÊA DE OLIVEIRA
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Denise Leipziger

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno terá oportunidade de valorizar o sentido da audição para reconhecimento de um ambiente, vivenciando uma atividade que privilegia apenas este sentido.
Ele também poderá aprender que a simultaneidade (dos sons) é uma das marcas da oralidade e que não pode ser reproduzida no texto escrito.

Duração das atividades
50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter conhecimento do ambiente da praia por vivência, por filmes, novelas etc.

Estratégias e recursos da aula

Aula interativa, imagens de praia, quadro de giz.
O professor fará uma experiência com os alunos acerca do seu sentido auditivo e dos limites e possibilidades dos códigos da linguagem oral e escrita. Por isso, não pode ter uma avaliação rígida.

Atividade 1

A turma deverá ser questionada sobre quais sons poderiam escutar na praia.
Ex: barulho de mar, de vendedores, vozes de crianças brincando, pessoas conversando, latido de cães, etc. Poderá haver sons repetidos.
Os sons serão anotados no quadro de giz.
O professor pede a cada aluno que reproduza o seu som individualmente.
Um sinal será dado para que todos os alunos, ao mesmo tempo, reproduzam seu som escolhido, provocando a sensação de estar na praia.

Atividade 2

Após esta vivência, solicitar que os alunos experimentem colocar no papel todos os sons de uma vez, passando do código oral para o escrito.
Não há resposta certa para essa experiência.
O aluno poderá sobrepor as palavras, escrever uma palavra de cada cor ou colocar as palavras espalhadas pela folha.
Um aluno não deverá olhar o trabalho do colega para que não seja influenciado.
Após esta etapa, será realizada a apresentação dos trabalhos dos alunos, mostrando de que forma resolveram o problema de adequar a experiência oral aos limites da folha de papel.

Sugestão de Outras Atividades:

-Pedir que os alunos escrevam sobre o mar.

Pode ser um poema, uma canção ou uma história .

Links para sensibilização dos alunos:

Links de Gravuras:

http://praiadepipa.files.wordpress.com/2009/01/praia-de-pipa.jpg


http://umpontoazul.files.wordpress.com/2007/04/coracao-praia.jpg

Link do Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=8XJm9yaVwFY

Recursos Complementares

Quadro de giz, papéis, lápis de cor, lápis preto etc.

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos.
Não há resposta certa para o trabalho na folha.

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