25/11/2009
Denise Leipziger
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
O aluno terá oportunidade de valorizar o sentido da audição para reconhecimento de um ambiente, vivenciando uma atividade que privilegia apenas este sentido.
Ele também poderá aprender que a simultaneidade (dos sons) é uma das marcas da oralidade e que não pode ser reproduzida no texto escrito.
Ter conhecimento do ambiente da praia por vivência, por filmes, novelas etc.
Aula interativa, imagens de praia, quadro de giz.
O professor fará uma experiência com os alunos acerca do seu sentido auditivo e dos limites e possibilidades dos códigos da linguagem oral e escrita. Por isso, não pode ter uma avaliação rígida.
Atividade 1
A turma deverá ser questionada sobre quais sons poderiam escutar na praia.
Ex: barulho de mar, de vendedores, vozes de crianças brincando, pessoas conversando, latido de cães, etc. Poderá haver sons repetidos.
Os sons serão anotados no quadro de giz.
O professor pede a cada aluno que reproduza o seu som individualmente.
Um sinal será dado para que todos os alunos, ao mesmo tempo, reproduzam seu som escolhido, provocando a sensação de estar na praia.
Atividade 2
Após esta vivência, solicitar que os alunos experimentem colocar no papel todos os sons de uma vez, passando do código oral para o escrito.
Não há resposta certa para essa experiência.
O aluno poderá sobrepor as palavras, escrever uma palavra de cada cor ou colocar as palavras espalhadas pela folha.
Um aluno não deverá olhar o trabalho do colega para que não seja influenciado.
Após esta etapa, será realizada a apresentação dos trabalhos dos alunos, mostrando de que forma resolveram o problema de adequar a experiência oral aos limites da folha de papel.
Sugestão de Outras Atividades:
-Pedir que os alunos escrevam sobre o mar.
Pode ser um poema, uma canção ou uma história .
Links para sensibilização dos alunos:
Links de Gravuras:
http://praiadepipa.files.wordpress.com/2009/01/praia-de-pipa.jpg
http://umpontoazul.files.wordpress.com/2007/04/coracao-praia.jpg
Link do Youtube:
Quadro de giz, papéis, lápis de cor, lápis preto etc.
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos.
Não há resposta certa para o trabalho na folha.
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