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“Where is the place good for you and good for me?”

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
Kaciana Fernandes Alonso
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Conhecimentos gerais

1.1. reflexões a respeito: 

a) do papel que ação individual desempenha nas vivências do âmbito social coletivo; 

b) da necessidade de preservação do meio ambiente 

c) como o indivíduo pode interferir ou fazer parte do coletivo para que aconteça tal preservação; 

d) Os impactos das ações individuais e das ações coletivas;

1.2. conscientização de que os seres humanos são os principais responsáveis pela qualidade do ambiente onde vivem


2) Conhecimentos específicos de língua inglesa

2.1. desenvolver a compreensão oral, a compreensão leitora, a produção escrita e, se possível, a produção oral em língua inglesa a partir da compreensão oral e leitora abordadas anteriormente;

2.2. conhecer a ordem dos adjetivos e substantivos em estruturas nominais simples;

2.3. aquisição de vocabulário relacionado ao meio ambiente e à descrição de lugares;

2.4. conhecer e empregar o verbo there to be ;

2.5. uso de verbos no modo imperativo

2.6. Will para fazer previsões, ; Let’s e Shall para convites/pedidos

Duração das atividades
12 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1)      Verb to be

2)      Wh-questions: what/where/how/when

3)      Noções de Simple Present - uso de DO/DOES

4)      Vocabulário referente a cores

5)      Vocabulário referente a estações do ano

Estratégias e recursos da aula

1) Introdução: Revisão: Cores/WH-questions/Estações do ano

2) Atividade de Pré-leitura: Brainstorming (em grupos de 3 ou 4 ou em um grupo só, com todos alunos): desenhar no quadro um Spidergram com a palavra NATURE  e induzir as palavras que estão associadas a essa. (Exemplo: quais são as cores mais comuns que encontramos na natureza?)

Veja um exemplo de Spidergram em http://www.romans.co.uk/images/headers/spidergram.jpg (acessado em 17/10/2009)

3) Deixar que escrevam o máximo de palavras possíveis e praticar com todos os aprendizes as palavras que surgirem, certificando ao final da atividade que todos sabem o significado de cada palavra e sua pronúncia.

4) Apresentar o título da música: FOREVER GREEN e praticar oralmente a palavra forever (Exemplo: o que vocês acham que deve existir “forever”?, Exemplo: ForeverEducation, Forever life, forever good people, Forever rock n’ roll, etc,. (Deixar que citem e pratiquem com exemplos pessoais, Forever Atlético Mineiro!/Galo!)

5) Elaborando hipóteses sobre o texto – proponha um trabalho com uma música de Tom Jobim. Para isso, realize um trabalho de contextualização, questionando:

5.1)Quem foi Tom Jobim? (recomenda-se falar em inglês sobre a apresentação de Tom Jobim para os aprendizes, recaptulando aqui: Where is he from? But Tom Jobim is not alive anymore. He is dead. So the question will be: where was Tom Jobim from? Who was he?"

5.2) sobre o que  você acha que será a música Forever Green de Tom Jobim? Deixar que elaborem hipóteses, ligando as idéias do brainstorming inicial com as do item 4 e 6.


Faça uma cópia xerox da letra da música de Tom Jobim (que pode ser acessada nos endereços eletrônicos abaixo) e entregue aos alunos.

6) Toque a música e deixar que acompanhem a letra. Você encontra essa canção no CD JOBIM ANTÔNIIO BRASILEIRO, Sony Music,  do ano de 2000.

7) Text Comprehension – 2 momentos: Speaking and Writing

7.1. Speaking: 

So, what is this song about? – Discussão com todo o grupo (caso este tenha até 30 estudantes)

* (Professor (a): Importante enfatizar aqui o uso da língua inglesa (LI) com seus aprendizes! A conversa com eles deve ser toda em LI para que sejam expostos à mesma e sintam-se motivados a produzi-la em suas respostas, desenvolvendo assim as habilidades de compreensão e produção orais!)

      Reading - We can identify the following ideas in the text:

1.     Author’s (or singer’s) requests (pedidos do autor)

2.     Author’s (or singer’s) reasons for his requests (razões para esses pedidos)

3.     Author’s  (or singer’s) predictions to the future (previsões para o futuro)

4.     “Problems”/Questions posed by the author for the future generations (problemas para gerações futuras)

        5.     Author's two invitations to the future generations

Exercise 1: Put in under each title the equivalent ideas found in the text:

       Author's requests                     

 Author’s (singer’s) reasons for his requests

Author’s  (singer’s) predictions to the future

 “Problems”/Questions posed by the author for the future generations

Author's  invitations to the future generations

* Nessa atividade, o texto deve ser todo esquematizado de acordo com as idéias discriminadas no quadro, isto é, todas as linhas do texto devem ser distribuídas de acordo com o assunto a que pertencem. A partir de então, será possível que os aprendizes percebam as estruturas lingüísticas empregadas para expressar cada idéia como will, let no imperativoEste é o ponto de partida tanto para apresentar as estruturas lingüísticas do texto, como para introduzir o tema da produção escrita inicial – a próxima etapa.

Produção escrita

1)Refletindo sobre o tema: A música de Tom Jobim pede que deixemos nosso planeta FOREVER GREEN. Como podemos atender a esse pedido, diante do contexto de desenvolvimento econômico que estamos vivendo mundialmente? As florestas estão sendo preservadas? O ar que respiramos é puro? Escutamos os passarinhos cantarem? Se sim, onde?

2) Pesquisa sobre os países desenvolvidos que encontraram soluções para esse problema de preservação ambiental. Fontes: referências digitais como http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php e outros, ou bibliotecas, jornais, revistas nacionais outros periódicos específicos sobre este tema. Divida a turma em grupos por continentes, ou por países que despertarem interesse sobre esta pesquisa nos aprendizes.

3) Os aprendizes devem manter um portfolio para registrar os dados encontrados e a sua produção escrita.

Sugestão de roteiro para a pesquisa[1]:

I – Introduction

Country:

Capital city:

Main cities:

Location:

Total Population:

Spoken language (s):

Official Language:

Nationality:

II - Landscape Description:

Protected areas in the national territory:

Are there many green areas, such as parks, forests, woods or beaches?

Cultivated areas:

Areas for permanent pasture:

Production of natural gas:

Petroleum production:

Number of industries compared to number of natural areas:

Is there an urban planning for the main cities?

Pollution emission rates:

III- Social Indicators:

Human Development Index:

Life Expectancy:

Population suffering from malnutrition:

Households with access to potable water:

Households with access to sanitation:

Literacy rates of persons 15 years of age or over:

Gross enrollment rate in all school levels:

Is there efficient public transportation?

IV – Economy

Main economical activity:

Overall GDP:

GDP per capta:

V - Population

Total Population:

Men Population:

Women Population:

Resident population in urban areas:

Resident population in rural areas:

Population density:

Average annual population growth rate:

Gross birth rate:

Gross mortality rate:

Are there researches about the living style anywhere in this country?

Keeping a Research Record – Depois do levantamento de dados e preenchimento do roteiro de pesquisa, os aprendizes devem escrever sobre o país/continente escolhido em forma de texto e levantar prováveis razões para o desenvolvimento desses países. Nesta etapa, serão empregadas as estruturas there to be; frases simples no SimplePresent; adjetivos e substantivos e outras estruturas lingüísticas que poderão ocorrer durante o processo de escrita. Todo aprendizado durante esse processo de produção escrita deve ser registrado no portifolio para consultas posteriores na etapa da avaliação.

Avaliação

Vamos pensar agora em nosso país. Estas medidas são possíveis no Brasil?

1) Peça aos aprendizes que realizem a mesma pesquisa que foi realizada anteriormente, mas desta vez, sobre as regiões brasileiras. A turma pode ser dividida em grupos de acordo com o número das regiões. Pode haver a subdivisão dessas regiões, em caso de turmas muito numerosas. Ou, então, abordar outros países em processo de desenvolvimento.

2) A apresentação final deste trabalho que será avaliada deve conter:

2.1.Relatório final escrito (sugerir os tópicos do relatório, por exemplo: histórico dos problemas pesquisados, dados mais importantes sobre tais problemas, possíveis soluções, etc.). Em sua estrutura textual serão avaliados: 1) o emprego correto das estruturas lingüísticas trabalhadas anteriormente e 2) as propostas de soluções adequadas às situações de ameaças ao meio ambiente.

2.2.Apresentação para a turma das propostas em inglês (o formato da apresentação fica a critério dos aprendizes) e

2.3. Auto-avaliação individual de cada aprendiz sobre a realização de todo o processo: desde as atividades da produção escrita até a conclusão do trabalho (escrita do relatório e apresentação para a turma).

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