Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Utilizando Too para expressar intensidade ou excesso

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
Kaciana Fernandes Alonso
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- too + adjetivos

- for + substantivos

- to + verbos

Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Usos do Verb be e suas formas afirmativa, negativa e interrogativa
Simple Present - uso do auxiliar Do/Does
Vocabulário referente a profissões

"Too" = "também"

Vocabulário referente a adjetivos

WH-words: what/who/how

Estratégias e recursos da aula

Letra da Música "Too Sexy"

http://imtoosexy.rightsaidfred.letrasdemusicas.com.br/ ou http://imtoosexy.rightsaidfred.letrasdemusicas.com.br/ acesso em 16/10/2009

Right Said Fred - I'm Too Sexy ( in http://imtoosexy.rightsaidfred.letrasdemusicas.com.br/ (acesso em 19/10/2009)

I'm Too Sexy For My Shirt

Too Sexy For My Shirt

So Sexy It Hurts

(quick "And") I'm Too Sexy For Milan

Too Sexy For Milan

New York And Japan


I'm Too Sexy For Your Party

Too Sexy For Your Party

No Way I'm Disco Dancing


I'm A Model, Ya Know What I Mean

And I Do My Little Turn On The Catwalk

Yeah On The Catwalk

On The Catwalk Yeah

I Do My Little Turn On The Catwalk


I'm Too Sexy For My Car
Too Sexy For My Car

Too Sexy By Far

(quick "And")I'm Too Sexy For My Hat

Too Sexy For My Hat

What Ya Think About That


I'm A Model, Ya Know What I Mean

And I Do My Little Turn On The Catwalk

Yeah On The Catwalk

On The Catwalk Yeah

I Shake My Little Tush On The Catwalk


Too Sexy For My      

Too Sexy For My

Too Sexy For My1


I'm A Model, Ya Know What I Mean

And I Do My Little Turn On The Catwalk

Yeah On The Catwalk

Yeah On The Catwalk Yeah

I Shake My Little Tush On The Catwalk


I'm Too Sexy For My Cat

Too Sexy For My Cat

Poor Pussy

Poor Pussy Cat

I'm Too Sexy For My Love

Too Sexy For My Love

Love's Going To Leave Me

And I'm Too Sexy For This Song

(Esta letra foi retirada do site www.letrasdemusicas.com.br - acesso em 15/10/2009)

Música "Too Sexy" da banda Right Said Fred

o video com a música pode ser encontrado no site:

http://vagalume.uol.com.br/right-said-fred/im-too-sexy.html (acesso em 16/10/2009)

Recursos e Estratégias:

Aula 1: Before Reading

 1. Dividir a turma em grupos de 4 e cada grupo deve montar 3 spidergrams com as palavras "World Places", "Occupations" e "Top Model's life" no centro de cada spidergram . O objetivo desta ati vidade é  re ver ou certificar que os aprendizes conheçam as palavras "model", "catwalk", "Milan", "New York", "Japan" que estão na letra da música que será trabalhada.

Para um modelo de spidergram ver: http://www.romans.co.uk/images/headers/spidergram.jpg (acesso em 15/10/2009)

2. Depois dos grupos construírem os spidergrams, desenhá-los no quadro, de forma que todas as palavras mencionadas por todos os  grupos constem em cada spidergram.

3. Praticar o significado e a pronúncia dessas palavras e destacar as palavras novas que aparecerem.

Aula 1: Reading and Listening

 Distribuir o texto com a letra da música e tocá-la para que os aprendizes ouçam, acompanhando a letra e a música. O número de vezes que a música deve ser tocada deve ser definido de acordo com a necessidade da turma. Caso seja necessário, ler a música em voz alta antes de tocá-la para os aprendizes para que possam se familiarizar com a pronúncia das palavras antes de ouvi-la.

Aula 1 e 2. Text Comprehension

1. Após ouvirem a música, perguntar:

1.1) What is the song about? 

1.2) Who is too sexy? 

1.3) How do you think the person in the song feel being too sexy?  (  ) happy     (  ) disappointed    (  ) proud   (  ) successful     (   ) sad      (   ) conceited = arrogant

1.4) Permitir que os aprendizes respondam as perguntas em inglês, auxiliando-os na construção das respostas. 

1.5) Esclarecer possíveis dúvidas de vocabulário que poderão surgir.

Aulas 2 e 3 . Trabalhando as estruturas linguísticas do texto

1. Pedir aos aprendizes que identifiquem as frases onde a expressão "too sexy" aparece no texto.

2. Eles devem observar toda a frase. Por exemplo: "I'm too sexy for my shirt, so sexy it hurts." Chamar a atenção para a relação de causa e efeito e que o que vem depois de SO implica a consequência - ele é TÃO SEXY que DÓI.

3. Pedir que façam um quadro com as seguintes informações: a frase em que a expressão "too sexy" aparece e o efeito/a consequência de ser "too sexy", presente na mesma estrofe.

TOO SEXY FOR...

WHAT IS THE EFFECT?

Too sexy for my shirt 

it hurts (dói)

too sexy for your party

I'm disco dancing (eu prefiro ir à discoteca)

too sexy for my car

too sexy by far (a perder de vista)  (aqui pode ser explicada a tradução a perder de vista - para rimar "car" com "far"

too sexy for my hat 

what do you think about that? (sou tão sexy até para o meu chapeú, o que você acha disto? ou imagina você! (nesta referência parece que o próprio autor da música se criti ca, colocando pedindo ou convidando que ouve a música a dar sua opinião sobre o fato dele ser Sexy demais).

too sexy for my cat

poor pussy cat

vários pussycats podem ser visualizados em: 

http://www.fotosearch.com.br/ilustracao/pussycat.html (acesso em 19/10/2009) Então o sentido negativo de too, gera aqui uma certa ironia. Problematizar para os aprendizes: por que um pussycat é considerado pobre como afirmado no contexto da letra da música? Quem gosta de gatos adoram Pussycats. (Professor (a), isso é para mostrar e enfatizar o sentido negativo expresso pelo too, neste contexto, sugerindo que o autor (a) da música está sentindo mal, melhor até do que um gatinho lindo - o "xodó" de muitas pessoas, inclusive do (a) próprio (a) autor (a). ("my cat/ poor pussycat")

too sexy for my love

love is going to leave me (meu amor vai me deixar)

too sexy for this song

Perguntar: o que acontece com a música quando essa parte é cantada? A música acaba!

Aulas 3 e 4 

4. Depois do quadro pronto, voltar à pergunta 3 do item Text Comprehension. Nesta questão não há resposta certas e erradas. O objetivo é fazer os aprendizes refletirem sobre o sentido que a palavra too confere ao adjetivo sexy.

5. Pergunte a eles o que eles acham que o TOO expressa. Se eles não tiverem entendido bem, explique que quando a palavra too aparece antes de um adjetivo, ela intensifica o sentido deste adjetivo. A ideia que transmite é de "demais", "além da medida certa", "em excesso", conferindo um sentido "negativo" a esse adjetivo que a acompanha. Esse sentido negativo pode ser exemplificado no texto com efeitos já mencionados pelas palavras hurts, poor pussy cat, love is going to leave me...  (Uma discussão pode ser criada a partir desta explicação: se dói ser sexy demais, por que o cantor o é, então? Perguntar: 1) Se marcarem "happy na pergunta 3 do Text Comprehension: Vocês acham que ele está feliz sendo assim, se achando TOO sexy?; 2) Existem pessoas assim, que se acham TOO intelligent; Too Proud, e o que mais? Too...... pedir que completem com outros adjetivos (como easy (fácil) , difficult (difícil), hard (duras), interesting (interessantes), poor (pobres), rich (ricas), e outros que poderão surgir com a discussão proposta. Os aprendizes podem falar os adjetivos em português e a tradução dos mesmos pode ser dada à medida que esses adjetivos forem surgindo, nesta discussão com toda a turma.

6. Ainda no mesmo quadro, na primeira coluna, pedir que observem as palavras que vêm depois da palavra "for" (substantivos acompanhados por adjetivos possessivos e a palavra "this" (this song). 

7. Explicar: O núcleo dessas expressões são os substantivos, pois se tirarmos os adjetivos possessivos (my/your) e this dessas expressões, a ideia principal permanece, mas se tirarmos os substantivos, não há sentido, não conseguimos compreender.

7.1. Enfatizar: Então mais uma regra do inglês: depois da palavra "for" utilizamos substantivos (acompanhados ou não de adjetivos)

8. Problematizar: e se quisermos usar um verbo? Por exemplo: "I'm too sexy para ir à sua festa". Como falaremos? Também com "for"? Não.

8.1. Explicar que antes de verbos utilizamos a palavra "to" e antes de substantivos utilizamos a palavra "for". (I'm too sexy to go to your party)

Aulas 4 e 5 

9. Proposta de atividade: Transforme as frases da primeira coluna do quadro feito anteriormente, substituindo as expressões iniciadas com "for" por "to". Exemplo: "I'm to sexy for my shirt" : "I'm too sexy to wear my shirt". 

Os verbos que podem nesta atividade: sing  (this song)     drive (my car)

10. Os aprendizes podem elaborar frases com suas próprias ideias. As sugestões aqui colocadas são apenas pontos de partida.

Aulas 5 e 6 

11. Produção Escrita:Novamente em grupos de 4 alunos proponha:

1.Você conhece alguém, ou alguma situação que pode ser qualificada em excesso? Por exemplo: As nossas aulas de inglês são curtas demais! A fome na África ou em qualquer lugar é uma questão séri a demais para ser ignorada! Assim como a educação em nosso país, etc.

Descreva e ssas ideias, utilizando os conhecimentos linguísticos de inglês que você já tem, inclusive os que você acabou de conhecer.


Você pode consultar fontes de pesquisa para fundamentar suas ideias, como enciclopédias, sites, livros, jornais e revistas, conforme o assunto que for escolhido.


Auxilie os aprendizes no processo de escrita, orientando-os sobre as palavras corretas a serem empregadas no contexto que querem empregar (o uso do dicionário nesta fase pode confundi-los pois supomos que não têm ainda um discernimento sobre qual a melhor palavra para ser empregada em determinado contexto). Eles podem construir spidergrams para terem ideias sobre o tema que querem descrever.

Aulas 7 e 8 - Avaliação


Avaliação

Peça aos aprendizes que confeccionem cartazes com "manchetes" com palavras-chave que descrevam as situações descritas na produção escrita realizada.

Eles podem trabalhar nos mesmos grupos já formados, e, em seguida trabalhar em conjunto, formando uma única produção para toda a turma.

EXemplos: "TOO EASY TO DO"

               Math counts

               English tasks    

               A cake

               a favor?

"TOO NICE TO MISS"

A concert

A nice class

A film

A football match

"TOO MUCH FOR ME"

hard tests, etc.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.