Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando com Lendas

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
Kaciana Fernandes Alonso
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- conscientização da diversidade cultural e riqueza da cultura oral brasileira e de outras culturas;

- conhecimento de diferentes lendas do Brasil e de outros países;

- características do gênero textual lenda (organização textual; conhecimentos linguístico-discursivos para a produção deste gênero em língua inglesa (LI))

- produção do gênero lenda e/ou pequenas narrativas em inglês             

Duração das atividades
10 horas/aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Palavras cognatas e falso-cognatas em inglês

- O tempo verbal Simple Past

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2:

  • revisar  palavras cognatas e falso-cognatas (pedir aos aprendizes que dêem exemplos e ajudá-los se necessário - ver sobre isso no site              http://www.sk.com.br/sk-fals.html - acesso em 07/10/2009);
  • perguntar se sabem o que significa a palavra UAKTI. Em caso negativo, deixar que elaborem hipóteses;
  • leitura silenciosa do texto escrito “The Legend” 

The Legend

UAKTI is a legend from the Amazon Tucano Indians.

Uakti was a monster with several holes on his body. When he ran across the forest the wind passing through his body made wonderful sounds. Uakti attracted the women from the tribe with his sound and seduced them. The men became jealous and hunted, killed a nd buried Uakti. Three palm trees grew on hi s burial place keeping his spirit alive. The musical wind instruments made by indians reproduced Uakti’s sounds.

(Esse texto foi retirado do encarte do CD MAPA, da Banda UAKTI, 1992)

Compreensão do texto

Perguntar aos aprendizes:

1) As hipóteses anteriores foram confirmadas?

2) O que ou quem é UAKTI?

3) Qual é a história contada pelo texto? (Deixar que os alunos respondam e complementem suas respostas com as partes que cada um entendeu até que toda história seja contada pelo grupo) 

Aula 3:

Acessando as estruturas linguísticas do texto:

Perguntar:

Que palavras são cognatas e falso-cognatas no texto?

Qual é o tempo verbal utilizado para narrar a lenda?

Enfatizar as diferenças dos verbos regulares e irregulares em inglês.

Aula 4 a aula 7 (de acordo com as necessidades de aprendizagem de cada sala de aula)

Produção escrita inicial: Vocês conhecem outras lendas? Quais? Vamos narrá-las em inglês?

Familiarizando-se com o tema: orientar os alunos para pesquisa sobre lendas regionais brasileiras.

Produção inicial: tentar escrevê-las em pequenos grupos (3 pessoas) Nesta etapa as características do gênero lenda serão abordadas.

Trabalhando as características do gênero: enfatizar o tipo de texto a partir do exemplo dado: pequeno, frases curtas, uso do simple past para descrever as ações; uso ou não de conectivos (then, so, after that, etc.); o texto falado e o texto escrito; a ordem dos períodos; a ordem dos eventos narrados; vocabulário relacionado ao conteúdo; a pontuação, etc.

Sugestão de roteiro para atividade de produção de texto

Explique aos alunos que, para uma boa produção de texto, é necessário e aconselhável organizar as idéias inicialmente, para que eles possam estruturar a sequência de eventos com mais coerência. Para tal, eles deverão listar as informações que acham importantes para a construção do texto.

a) Eles deverão consultar um dicionário em Inglês para ajudá-los a organizar o vocabulário desconhecido a ser usado na produção escrita.

b) Peça aos alunos que escrevam o parágrafo em Inglês, consultando a seção de estruturas gramaticais estudadas até o momento e a atividade sugerida como referência para a tarefa (nesse caso, a lenda).

c) Após a elaboração do texto, proporcione um momento de trabalho em duplas ou grupos de alunos para que eles analisem as produções dos colegas e façam um trabalho de edição (peer edition). Esse processo vai ajudá-los a revisar as estruturas gramaticais e aprender a reconhecer erros cometidos.

d) Amplie esse processo envolvendo toda a sala, pedindo-os para sair do grupo menor em que eles estão trabalhando e exibir os trabalhos produzidos para o resto da sala.

e) Organize a turma para que eles façam a produção final do trabalho conforme solicitado no comando da tarefa.

f) Para a avaliação do texto produzido, combine critérios com a turma, desde as características do gênero textual solicitado, sua função e as condições de produção, até aspectos como pontuação, concordância e ortografia (spelling). Analise também como foi a busca de soluções para os problemas que apareceram durante a execução do projeto.

Aula 8 e Aula 9

Revisão final: 1) leitura de todas as lendas produzidas (através de material impresso, retro-projetor ou data-show); 2) pontuação pelo (a) professor (a) dos conhecimentos necessários para a produção do gênero e/ou possíveis dificuldades encontradas ao produzi-lo; 3) registro escrito dos alunos desses conhecimentos ou de quaisquer o utros que obtiveram ao produzir o texto em por tifolio, que pode ser o próprio caderno de in glês de cada aprendiz

Aulas 10 a 12: Avaliação: World Legends


Avaliação

Produção de textos pequenos que narrem lendas de diferentes países

Etapas:

1) Pesquisa prévia: qual lenda queremos narrar? De onde ?

2) Produção final: elaboração de um novo texto com a aplicação dos conhecimentos adquiridos anteriormente

3) Revisão final de todas as lendas em conjunto

4) “ Auto-avaliação” em conjunto das lendas: deixar que os alunos avaliem qual texto foi o texto mais bem escrito, considerando a aplicação dos conhecimentos trabalhados.

5) Publicação e apresentação dos textos elaborados em meio virtual ou impresso.

6)  Avaliação/reflexão do grupo sobre o que esse processo de leitura e escrita sobre lendas acrescentou e o que ainda deve ser trabalhado.

Para o (a) Professor (a):

Considerar na avaliação final:

1. participação/envolvimento dos aprendizes nas atividades propostas

2. cumprimento dos prazos definidos para as atividades;

3. cumprimento das etapas e da interação em grupo para as atividades;

4. aproveitamento individual de cada aprendiz, de acordo com suas dificuldades e potencialidades nas competências trabalhadas; 

5. Resultados obtidos durante o processo;

6. Resultados obtidos após o processo;

7. Avaliação/reflexão com o grupo sobre o que foi produtivo e o que ainda pode melhorar para futuros trabalhos.

Recursos/atividades Complementares (Going Beyond)

Para saber mais sobre UAKTI visite: http://www.uakti.com.br (acesso em 10/10/2009)

Para pensar...

Para quê uma lenda é produzida?

Existe alguma coisa ou assunto que você gostaria que transformasse em uma lenda? Escreva-a e publique-a. Quem sabe um dia ela também será contada?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Daniel Luiz dos Santos, Escola Municipal Coronel Júlio Borges e Escola Municipal Dona Maria Sant'Ana , Minas Gerais - disse:
    danielluizdossantos@ymail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O trabalho com lendas parece ser interessante. Gostei da sugestão. Pretendo adaptá-la e utilizar em sala de aula. Agradeço o apoio.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.