13/11/2008
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
As estratégias utilizadas para as aulas serão:
- aula interativa;
- utilização do laboratório de informática.
AULA 1
Atividade 1
A aula deve ser iniciada no Laboratório de Informática em que os alunos poderão se sentar em duplas ou trios, conforme a disponibilidade de computadores e o número de alunos que farão as atividades.
Em seguida, o professor apresenta o recurso aos alunos, incentivando-os a explorarem o mesmo.
Recurso:
Link do recurso no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11725/puzzle_das_casas.swf
O recurso utilizado nestas aulas têm o objetivo de levar o aluno a refletir sobre a escassez dos recursos naturais, que por serem limitados, devem ser preservados e utilizados racionalmente. O recurso é um jogo educativo em que o aluno deve montar um quebra-cabeça para descobrir a importância de se preservar os recursos naturais.
Observação: Para que o recurso seja explorado é necessário que os computadores possuam o Flash Player instalado.
Após a atividade, em que todos os alunos tiveram tido o tempo suficiente para montar os quebra-cabeças do recurso (existem 3 tipos diferentes, o professor poderá conversar com os alunos sobre a coleta seletiva e perguntar qual era a mensagem que havia após a montagem do quebra-cabeça. E então fazer uma explicação do que venha a ser coleta seletiva (utilizando explanação oral e utilização do texto logo abaixo ou então sugerindo que os alunos façam buscas na internet sobre o assunto).
Atividade 2
O professor pode por meio de um texto, ou mesmo por meio de uma explanação oral, explicar o que é a coleta seletiva e a reciclagem, quais são os processos que envolvem a coleta seletiva, como ela deve ser feita. A seguir encontra-se um texto sobre Reciclagem e Coleta Seletiva para auxiliar o professor na explicação destes conceitos.
No entanto, se o professor optar por sugerir que os alunos façam buscas na internet ssobre o tema, poderá distribuir a sala em peqeunos grupos para pesquisar os seguintes sub-temas:
- O que é Reciclagem?
- Como Reciclar?
- O que é Coleta Seletiva e como é feita?
É importante que o professor tenha o cuidado de perceber se os alunos entenderam os textos que pesquisaram na internet ou se optar por trabalhar com o texto abaixo, para tanto, verificar se entenderam o significado de algumas palavras, por exemplo. Assim, a construção do conhecimento pode ser ainda mais abrangente e multidisciplinar, uma vez que podem utilizar um dicionário para o entendimento de algumas palavras.
RECICLAGEM E COLETA SELETIVA
Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. É o resultado de uma série de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.
Com a colaboração do consumidor, podemos facilitar ainda mais o processo de reciclagem. A reciclagem do material é muito importante, não apenas para diminuir o acúmulo de dejetos, como também para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos.
É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, tais como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora. Estes materiais são vendidos às indústrias recicladoras ou aos sucateiros. As quatro principais modalidades de coleta seletiva são: domiciliar, em postos de entrega voluntária, em postos de troca e por catadores. A coleta seletiva domiciliar assemelha-se ao procedimento clássico de coleta normal de lixo. Porém, os veículos coletores percorrem as residências em dias e horários específicos que não coincidam com a coleta normal.
Veja como fazer a coleta seletiva e dar a sua parcela de contribuição na preservação do meio ambiente. Para uma coleta de maneira ideal, separe os resíduos em não-recicláveis e recicláveis, conforme o quadro a seguir:
• Azul - Papel
• Amarelo - Metal
• Verde - Vidro
• Marrom/metal - Orgânico
• Vermelho - Plástcio
• Preto - Madeira
• Cinza – Resíduos Gerais
Figura 1 Figura 2
Referência das imagens:
Figura 1 Disponível em: : Figura 2 < http://images.google.com.br/images?gbv=2&&hl=pt-BR&q=coleta+seletiva&&sa=N&start=18&ndsp=18 >Acesso em 04. Nov. 2008.
50 quilos de papel reciclado poupam o corte de uma árvore de eucalipto de seis anos de idade.
Reciclando metais e alumínio, evita-se a retirada de cinco toneladas de bauxita para fabricar uma tonelada de alumínio.
Referência:
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Coleta_seletiva. Acesso em: 18. Set. 2008.
AULA 2
Atividade 2
Propor aos alunos que eles façam cartazes explicativos e desenhos sobre a coleta seletiva feitos no computador ou não, para que possam propagar este assunto pela escola por ser tão importante para a vida do Planeta Terra, através das pesquisas realizadas na internet sobre o assunto ou pela explicação ministrada pelo professor. É importante que o professor instigue os alunos a convencerem seus pais e responsáveis a fazerem a coleta seletiva em suas casas, se ainda não fazem.
Os alunos poderão fazer uma pesquisa com o objetivo de conhecer em quais bairros da cidade há coleta seletiva, em quais dias da semana, para então divulgar isso aos alunos da escola!
Nome | Tipo |
---|---|
Puzzle das casas | Animação/simulação |
Puzzle dos recursos naturais | Animação/simulação |
Quatro estrelas 10 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/10/2012
Cinco estrelasOlá, excelente a aula, mas seria bom que fosse colocado no início os componentes curriculares e os respectivos conteúdos de cada um que pode ser explorado também nesse plano de aula. Por exemplo, estou vendo que neste plano os alunos vão trabalhar leitura e a interpretação de texto, mas especificamente de um gênero e que também vão produzir um texto de outro gênero. vi que a matemática tambem foi convidada a participar do plano, portanto a meu ver isto deveria estar explícito no plano.
27/05/2012
Cinco estrelasExcelente aula!!Vou utilizar a idéia em minha turma! bjk@s Se vocês pudessem nos ajudar com alestra ou materiais bem atuais, pois esse bimestre nosso Projeto é sobre "Planeta que te quero verde". E haverá estamos trabalhando muito com reciclagem. Grata Profª Zuleika do 5ºano.
29/06/2011
Cinco estrelaseu acho muito bom pra nós
20/05/2011
Quatro estrelasEsta aula é bem simples, porém bastante dinâmica
21/03/2011
Cinco estrelasgostei muito de todas as aula de reciclagem
28/01/2011
Cinco estrelasExcelente
06/12/2010
Quatro estrelasGostei muito das atividades propostas, e vou aplicar com minha turma com certeza.Obrigada!
24/03/2010
Cinco estrelasOi,,,Gostei muito dessa aula...p isso vou aplicar com meus alunos de 3º ano Envie-me os recursos p q não deu para brir . Beijocas
24/03/2010
Três estrelasGostei!!!
24/03/2010
Quatro estrelasOlá gostei muito da idéia, acho q ue temos que trabalhar com alunos desde pequenos com a coleta seletiva, não só estamos educando como também preservando a natureza!