Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Relatividade - Dilatação da Massa

 

01/02/2010

Autor e Coautor(es)
DANIEL RODRIGUES VENTURA
imagem do usuário

VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luís Nunes, José Ângelo de Faria, José Marcelo Gomes e Isnard Domingos Ferraz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Informação e Comunicação Técnico em Sistemas de Transmissão
Ensino Médio Física Oscilações, ondas, óptica e radiação
Educação Profissional Informação e Comunicação Técnico em Programação de Jogos Digitais
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Saber que a  massa modifica quando se viaja com velocidades próximas a da luz. 
  • Determinar o aumento da massa de um corpo quando este viaja com velocidades relativísticas. 
Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ter noções básicas do que é a relatividade passando antes pelas aulas "Relatividade e limites da física clássica" , "Dilatação do Tempo" e "Relatividade- Contração do Comprimento" elaboradas pelo mesmo autor. 

Estratégias e recursos da aula

Para uma melhor comprensão desta aula é necessário que o aluno já tenha estudado os conteúdos abordados nas aulas:

  • Relatividade e os Limites da Física Clássica.
  • Relatividade - Dilatação do Tempo.
  • Relatividade - Contração do Comprimento.

1. A massa de um corpo é relativa!

  • O professor pode promover a seguinte discussão:
  • Como o tempo passa mais devagar, o comprimento reduz  quando se viaja com velocidades próximas a da luz e a massa poderá sofrer alterações? 
  • Uma nave espacial fictícia que viaja a velocidades muito próximas a velocidade da luz sofrerá alterações em sua massa?
  • Se está nave sofrer alguma alteração em sua massa será aumentando ou diminuindo quando comparadas a velocidade clássicas?
  • Quando dois gêmeos idênticos, inclusive em suas massas, são separados aqui na Terra, qual deles ficará com maior massa, o que viajará com velocidades relativísticas ou o que ficar na Terra?
  • Assista o filme proposto a seguir e depois retorne aqui para responder estas questões.

2. Teoria da Relatividade Parte 2 - Final

Assista com os seus alunos o  filme "Teoria da Relatividade Parte 2", do telecurso 2000 , a seguir, que foi sugerido na aula anterior,  mas que aborda a dilatação da massa a partir do tempo 2:30. O filme pode ser acessado pelo site :  http://www.youtube.com/watch?v=fsIZWmkRuw0&feature=PlayList&p=3492A97888BAAE9D&index=9 ou clicando na figura a seguir:

undefined

Figura 1 . Einstein obtido do site: http://www.deducoeslogicas.com/figuras/relatividade_clip_image002.jpg, clicando na figura acima você será direcionado para o filme que em sua parte final discute a dilatação da massa.

Após a exibição do filme retome as questões que foram levantadas na primeira parte.

3. Voce pensava que a massa de uma pessa poderia aumentar mesmo sem ela engordar?

Veja o seguinte texto:

AUMENTO DA MASSA

Classicamente falando, a massa é a propriedade mais importante de um corpo, que, geralmente, é constante e independente da velocidade. Isto é uma conseqüência de afirmações de que, sob a ação de uma força constante, a velocidade cresce proporcionalmente ao tempo de aplicação da força. O que é feito normalmente para determinar a velocidade de um corpo após a aplicação de uma força durante um tempo de dois segundos? Seguindo a regra da soma, adiciona-se à velocidade a variação adquirida pelo corpo durante os dois primeiros segundos. Para intervalos de tempo superiores, esta adição continua até que a velocidade comece a se aproximar à da luz. Nestas últimas condições, a velha regra torna-se inadequada. Considerando, ao ser efetuada a soma, a Teoria da Relatividade, pode-se obter um resultado um tanto menor que o conseguido usando a velha regra, que se torna, pois, inútil neste caso. Isto significa que, quando a velocidade torna-se maior, ela não mais cresce proporcionalmente ao tempo de aplicação da força, porém mais lentamente. Isto é comum devido a existência de um limite máximo para velocidade. Dada uma força constante, a velocidade do corpo cresce mais lentamente quando esta se aproxima da velocidade da luz, de forma que a velocidade máxima não é jamais ultrapassada.
A massa de um corpo poderia ser considerada constante, pois a velocidade cresce proporcionalmente ao tempo de aplicação da força. No entanto, quando um corpo atinge a velocidade próxima à da luz, a proporcionalidade entre tempo e velocidade desaparece, e a massa se torna dependente da velocidade. Se o tempo de aplicação crescer ilimitadamente, como a velocidade não poderá ser maior que a velocidade limite, verifica-se que a massa crescerá com a velocidade, tornando infinita quando a velocidade do corpo alcançar a da luz.

4. Discussão Por meio de equações:

Para aprofundar um pouco mais a discussão do texto que foi apresentado na seção anterior, pode ser acessado pelo site :http://www.fisica.net/relatividade/dependencia_da_massa_em_relacao_a_velocidade.php   ou clicando na figura abaixo. Na equação da figura abaixo , a  massa m é chamada de massa relativística da partícula, enquanto mo é denominada massa de repouso, c é a velocidade da luz no vácuo e v é a velocidade relativística do objeto. 

undefined

Figura 2. Equação da massa relativística de um corpo.

5. EXERCÍCIO PROPOSTO:


Quando aceleramos um elétron até que ele atinja velocidade v = 0,9 c, onde c é a velocidade da luz no vácuo, o que acontece com sua massa?

Recursos Complementares

Filme do Telecurso 2000 : "A Teoria da Relatividade Parte II" endereço  http://www.youtube.com/watch?v=fsIZWmkRuw0&feature=PlayList&p=3492A97888BAAE9D&index=9

"Dependencia da Massa em Relação a velocidade" , aula obtida no site: http://www.fisica.net/relatividade/dependencia_da_massa_em_relacao_a_velocidade.php  

Avaliação

As discussões e as respostas dadas as questões são uma ótima forma de avaliar o conhecimento adquirido.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.