Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mural Literário

 

24/11/2009

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de apresentar por meio da escrita os diversos gêneros textuais já trabalhados em sala de aula, bem como as características e especificidades de cada um. Isto é, o educador(a) juntamente com a turma deve eleger alguns gêneros textuais já trabalhado como, por exemplo, poesia, música, receita, entre outros que condizem com conhecimentos desenvolvidos, ao longo do ano ou da experiência das crianças com a alfabetização, a fim de que sejam consolidados.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos (por aproximadamente 2 a 3 meses).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética, compreensão de produção de texto e dos gêneros escolhidos para compor a atividade proposta.

Estratégias e recursos da aula
O mural literário visa consolidar e proporcionar experiências sociais com gêneros textuais trabalhados com a turma. Através desta atividade, a criança, com apoio do professor(a) ou da família, deverá organizar o material para ser exposto no mural. Esta preparação deve se dar de acordo com o gênero e temática proposta. Isto deve implicar em uma reflexão e análise da criança, sobre a estrutura, linguagem, disposição espacial, características que constituem a apresentação do gênero proposto.
1 – Primeiramente o professor(a) deverá eleger o gêneros trabalhados com a turma, que deseja consolidar através desta experiência. Esta reflexão e levantamento poderão ser propostos à turma a partir de uma conversa, que deve ser conduzida a fim de retomar com os alunos os textos já trabalhados bem como suas características e funções sociais. O professor(a) poderá optar também por listar estes gêneros individualmente, é uma boa oportunidade para uma reflexão sobre as atividades que foram melhor estruturadas. Uma vez definido, os gêneros (re)apresente-os/retome com a turma. Nesta ocasião, evidencie oralmente, com total envolvimento das crianças quais as características e funções de cada gênero.
Confira algumas sugestões: poesia, receita, texto informativo, piada (infantil), notícia (de atividade cultural, como teatro, cinema, etc), resenha de livro e/ou filme, entre outros. Devo destacar novamente, que estas definições (de gênero) estão atribuídas a trabalhos que esteja desenvolvendo ou já tenha desenvolvido com a turma. Afinal, esta proposta de aula, entre outros, será um meio de avaliar o conteúdo já trabalhado.
2- Escreva um comunicado/bilhete às famílias sobre a atividade que será iniciada. Evidencie que o desenvolvimento desta contará com apoio de todos, uma vez que a construção e/ou pesquisa do texto deverá se dá em casa. A sugestão, é que a cada quinze dias, seja trocada a temática e, portanto as apresentações do mural.
Para que a família possa se organizar apresente neste comunicado/bilhete, as datas de apresentação e as temáticas propostas. Veja o modelo a seguir:

* Para desenvolver o trabalho com este gênero confira, aqui mesmo no portal, a aula intitulada _ Móbile de dicas culturais (autora _ Grazielle Tomaz de Almeida)


3 – Para exposição do mural solicite às crianças que decorem o verso de um caixa de creme dental/pasta de dente, conforme sua criatividade. Uma vez a caixinha decorada, cole-a com cola quente. Observe abaixo as imagens:

Estas caixinhas personalizadas por cada criança vão armazenar os pergaminhos. Os registro de cada texto serão feitos em uma folha tamanho ofício caracterizada com palitos de churrasco envolvidos com durex colorido, que darão ao trabalho aspecto de um pergaminho. Veja as fotos!

As caixinhas, que irão armazenar os trabalhos no mural literário, interativo serão as mesmas, mas como pode ver para cada texto a ser produzido será necessário um novo pergaminho. Ok!

Sugiro que envie para as famílias, o novo pergaminho a ser trabalhado, sempre com uma antecedência prévia de no mínimo quatro dias.
4 – Sempre que for enviar o trabalho para ser pesquisado e desenvolvido (em casa), discuta oralmente com as crianças as orientações que constituem o texto que deverão apresentar para exposição no mural. No caso da dica cultural de lazer, por exemplo, as crianças, mediadas pelo educador(a) devem resgatar que todo convite deve conter: endereço, data, valor da entrada se for o caso, horário de funcionamento, público a que se destina a atividade e outros mais.
No dia de cada apresentação no mural, é fundamental que destine um tempo da rotina para conversar sobre as fontes de pesquisa utilizada, a forma de apresentação escrita para compreensão do leitor, entre outros. Como se trata de um mural interativo, não pode faltar também um tempo para que as crianças possam apreciar o material exposto. Este momento será motivado certamente por “magia”, entusiasmo e curiosidade, pois as informações não são tão evidentes, o que provoca um contato direto do leitor e uma significativa expectativa, afinal, faz-se necessário abrir, interagir com o pergaminho!
Devo ressaltar ainda, a sugestão de que cada criança exponha seu material, sendo assim, caberá ao grupo de alunos a organização e exposição dos trabalhos. Você professor(a), deve ser o orientador, mediador.
Assim, deve ocorrer sucessivamente até que finalize as temáticas propostas para apresentação, conforme combinado no inicio do projeto. Como pode observar, a motivação (por meio dos gêneros já conhecidos pelas crianças) a orientação (em trabalho oral, um dialogo que visa revisar a estrutura), o desenvolvimento (é o registro e pesquisa que acontece em casa, onde a criança desenvolverá sob orientação dos familiares) e a conclusão que é a exposição e apreciação do grupo e das demais pessoas da escola que queira interagir com as informações do mural.

Avaliação

A atividade aqui proposta é por si só avaliativa, uma vez que convida a criança a apresentar por meio da escrita os gêneros textuais já trabalhados com a turma. Esta atividade é, portanto um meio da criança apresentar, expor o que foi compreendido sobre a estruturação, função da escrita. Avalie então, se as apresentações, bem como as fontes pesquisadas, a compreensão da função de cada um dos textos foi bem apreendida por cada criança e também pelo grupo de um modo geral. Para além disso, esta é também uma oportunidade do professor(a) observar a expressividade e interesse de cada criança em processos de leitura e uso da escrita no momento destinado a apreciação e “uso” dos trabalhos expostos no mural.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.