24/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
O aluno será capaz de apresentar por meio da escrita os diversos gêneros textuais já trabalhados em sala de aula, bem como as características e especificidades de cada um. Isto é, o educador(a) juntamente com a turma deve eleger alguns gêneros textuais já trabalhado como, por exemplo, poesia, música, receita, entre outros que condizem com conhecimentos desenvolvidos, ao longo do ano ou da experiência das crianças com a alfabetização, a fim de que sejam consolidados.
Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética, compreensão de produção de texto e dos gêneros escolhidos para compor a atividade proposta.
* Para desenvolver o trabalho com este gênero confira, aqui mesmo no portal, a aula intitulada _ Móbile de dicas culturais (autora _ Grazielle Tomaz de Almeida)
3 – Para exposição do mural solicite às crianças que decorem o verso de um caixa de creme dental/pasta de dente, conforme sua criatividade. Uma vez a caixinha decorada, cole-a com cola quente. Observe abaixo as imagens:
Estas caixinhas personalizadas por cada criança vão armazenar os pergaminhos. Os registro de cada texto serão feitos em uma folha tamanho ofício caracterizada com palitos de churrasco envolvidos com durex colorido, que darão ao trabalho aspecto de um pergaminho. Veja as fotos!
As caixinhas, que irão armazenar os trabalhos no mural literário, interativo serão as mesmas, mas como pode ver para cada texto a ser produzido será necessário um novo pergaminho. Ok!
Sugiro que envie para as famílias, o novo pergaminho a ser trabalhado, sempre com uma antecedência prévia de no mínimo quatro dias.
4 – Sempre que for enviar o trabalho para ser pesquisado e desenvolvido (em casa), discuta oralmente com as crianças as orientações que constituem o texto que deverão apresentar para exposição no mural. No caso da dica cultural de lazer, por exemplo, as crianças, mediadas pelo educador(a) devem resgatar que todo convite deve conter: endereço, data, valor da entrada se for o caso, horário de funcionamento, público a que se destina a atividade e outros mais.
No dia de cada apresentação no mural, é fundamental que destine um tempo da rotina para conversar sobre as fontes de pesquisa utilizada, a forma de apresentação escrita para compreensão do leitor, entre outros. Como se trata de um mural interativo, não pode faltar também um tempo para que as crianças possam apreciar o material exposto. Este momento será motivado certamente por “magia”, entusiasmo e curiosidade, pois as informações não são tão evidentes, o que provoca um contato direto do leitor e uma significativa expectativa, afinal, faz-se necessário abrir, interagir com o pergaminho!
Devo ressaltar ainda, a sugestão de que cada criança exponha seu material, sendo assim, caberá ao grupo de alunos a organização e exposição dos trabalhos. Você professor(a), deve ser o orientador, mediador.
Assim, deve ocorrer sucessivamente até que finalize as temáticas propostas para apresentação, conforme combinado no inicio do projeto. Como pode observar, a motivação (por meio dos gêneros já conhecidos pelas crianças) a orientação (em trabalho oral, um dialogo que visa revisar a estrutura), o desenvolvimento (é o registro e pesquisa que acontece em casa, onde a criança desenvolverá sob orientação dos familiares) e a conclusão que é a exposição e apreciação do grupo e das demais pessoas da escola que queira interagir com as informações do mural.
A atividade aqui proposta é por si só avaliativa, uma vez que convida a criança a apresentar por meio da escrita os gêneros textuais já trabalhados com a turma. Esta atividade é, portanto um meio da criança apresentar, expor o que foi compreendido sobre a estruturação, função da escrita. Avalie então, se as apresentações, bem como as fontes pesquisadas, a compreensão da função de cada um dos textos foi bem apreendida por cada criança e também pelo grupo de um modo geral. Para além disso, esta é também uma oportunidade do professor(a) observar a expressividade e interesse de cada criança em processos de leitura e uso da escrita no momento destinado a apreciação e “uso” dos trabalhos expostos no mural.
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