16/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Lízia Maria Porto Ramos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
• Identificar materiais presentes em amostras de água e relacionar a aparência da água aos materiais que nela se misturam.
• Reconhecer os riscos que corre ao beber água suja.
• Discutir os cuidados que devemos ter com a água que bebemos.
• Usar a observação como um recurso para obter informações na resolução de problemas.
Para esta aula é importante que os alunos saibam distinguir uma água limpa de uma água suja, apenas observando-a.
Introdução
O tema foi escolhido porque consideramos importante a criança aprender, desde cedo, que nem toda água deve ser bebida.
A criança, normalmente, tem uma convivência muito próxima com a água. Muitas vezes, entretanto, ela desconhece os riscos que corre ao beber ou ter contato com uma água contaminada.
Ao informar-se sobre as características de uma água imprópria para o uso e os riscos que ela representa para a saúde, a criança saberá por que não deve beber água suja e os riscos que corre ao fazê-lo.
Como já foi dito, o desafio desta aula é: por que não devemos beber água suja. O tema será explorado com as crianças usando a observação dirigida na coleta de dados e o texto informativo.
A criança amplia a sua capacidade de observar, à medida que é desafiada a resolver o problema, através da observação de amostras de água suja. O uso de amostras diferentes amplia os dados a serem analisados e os alunos ao observarem as amostras obtêm informações sobre os materiais presentes na água que alteram a sua aparência.
Desenvolvimento
As opiniões que temos sobre um assunto podem ser fundamentadas em estudos já realizados ou simplesmente, naquilo que pensamos. Quando as nossas opiniões são dadas a partir de investigações já realizadas, elas geralmente são mais bem fundamentadas. Ao emitirmos opiniões sobre um assunto, estamos levantando hipóteses.
Faça um levantamento das hipóteses dos alunos sobre a questão a ser investigada. Ouça o que os alunos têm a dizer e anote no quadro:
Exemplos possíveis de idéias dos alunos:
1. A água suja tem vermes e micróbios.
2. A água suja possui materiais que fazem mal à saúde.
3. A água suja pode estar contaminada.
4. A água suja tem cheiro, cor e gosto diferentes.
5. Ela é poluída.
Converse com a turma sobre o fato de que quando temos um problema para resolver, normalmente, há várias opiniões para tentar solucionar o problema. Existem pessoas que já estudaram sobre esse assunto e publicaram suas investigações em livros, revistas e jornais.
Essas informações são muito importantes para nos ajudar a fundamentar as nossas opiniões, para que elas deixem de ser apenas uma opinião.
A seguir pergunte se eles também têm algumas opiniões sobre: Por que não devemos beber água suja.
Ouça as argumentações dos alunos sobre cada uma das hipóteses levantadas, instigando-os a justificar suas opiniões, de modo que ao final da discussão eles tenham feito uma triagem e apenas investiguem as opiniões que julgaram necessário fundamentar melhor. Este é um bom momento para levantar as concepções prévias dos alunos sobre a qualidade da água que consomem, sobre agentes poluidores e contaminação das águas. Entre as opiniões apresentadas selecione aquelas hipóteses que precisam ser investigadas.
Observação
Oriente os alunos na observação de amostras de água suja. Pergunte-lhes se já fizeram alguma observação e o que é observar alguma coisa.
A observação é muito importante para conseguir informações que ajudem a resolver um problema.
Explique-lhes, se necessário, que podemos observar usando a visão, a audição, o olfato, o tato e o paladar, procurando perceber detalhes que, normalmente, passam despercebidos. E que muitas vezes, não podemos usar todos os sentidos em nossas observações. É o caso da observação da água suja. Nessa observação, eles não podem nem provar e nem colocar a mão na água, pois na água suja tem materiais que podem fazer mal à saúde.
Distribua a cada grupo um vidro cheio de água suja, peça-lhes para observar a água e anotar tudo que perceberem no roteiro, elaborado previamente pelo professor.
Mostre os vidros, peça que os observem e contem se eles contêm os mesmos materiais.(Devem ser preparados quatro vidros com amostras de água contendo materiais diferentes mi sturados a água).
Cada grupo pode escolher a amostra de água que quer observar. A seguir entregar um vidro para cada grupo:
- Vidro 1: ÁGUA, TERRA, RAÍZES E SEMENTES.
- Vidro 2: ÁGUA, PEDACINHOS DE PLÁSTICO ,E PAPEL DE BALA.
- Vidro 3: ÁGUA, AREIA, FOLHAS E TAMPINHAS DE GARRAFA.
- Vidro 4: ÁGUA TURVA.
Características da Água | Registro das Observações | Sentidos Usados para Observar |
Cor | ||
Cheiro | ||
Temperatura | ||
Materiais Presentes | ||
Outras Observações |
Entregar um roteiro de observação para cada aluno, que deverá preenchê-lo com o grupo. A seguir ler o roteiro explicando como preencher cada item. Enquanto eles realizam a observação percorra a sala e oriente-os no preenchimento do roteiro, se necessário.
Ao final, peça aos grupos que apresentem o resultado de suas observações e registre num quadro, como o sugerido:
Características da Água | Grupo 1 | Grupo 2 | Grupo 3 | Grupo 4 | Sentidos Usados para Observar |
Cor | |||||
Cheiro | |||||
Temperatura | |||||
Materiais Presentes | |||||
Outras Observações |
Escute os alunos e escreva no quadro as observações de cada grupo, fazendo perguntas como:
- Que diferenças existem entre as amostras?
- Em todas as observações foram usados os mesmos sentidos?
- Por que é importante usar os sentidos ao observar?
- O que pode existir na água suja que faz mal à saúde?
- É possível, olhando a água, saber se ela tem micróbios ou não? Por quê?
- O que é preciso para observar os micróbios presentes na água?
Retome as idéias apresentadas no início da aula sobre o problema desafio “Por que não podemos beber água suja” e relacione as observações preenchidas no roteiro e analise com as crianças as idéias apresentadas nesse segundo momento.
Professor, as crianças podem justificar que não devemos beber uma água com cor escura e cheiro diferente e que só olhando não é possível saber se a água suja tem micróbios e vermes.
Nesse caso, explique a elas que existem outros recursos como consultar livros, revistas, pessoas que entendem do assunto e aparelhos que auxiliam nas investigações, que podem esclarecer as dúvidas surgidas. E que para termos certeza se nossas opiniões estão de fato corretas, precisamos ver se elas estão de acordo com estudos já realizados sobre o assunto.
Foi a partir da invenção do microscópio, um aparelho que possui lentes de aumento que os cientistas puderam investigar mais sobre os micróbios e vermes, agentes causadores de doenças.
Ao observar amostras de água usando o microscópio, podemos confirmar ou não, a presença de micróbios e vermes, agentes causadores de doenças. Eles podem estar presentes até em uma água aparentemente limpa.
Antes de reto mar o desafio da aula de hoje, vamos ler um texto, completando as informações, que não conseguimos obter, através das observações realizadas.
Distribuir o texto, pedindo-lhes que façam uma leitura silenciosa, ou leia-o, para a turma.
Água e Saúde
Uma água suja apresenta alterações na cor, no cheiro, no sabor e na limpeza. Estas alterações nos indicam que a água esta poluída.
O cheiro pode ser alterado pela presença de: restos de animais e plantas apodrecidos, de lixo, de esgoto, de detergentes e de produtos químicos presentes na água. Normalmente, a água para consumo, não pode ter cheiro.
A cor verde escura indica a presença de restos de animais e plantas apodrecidos. A cor leitosa ou cinza escura indicam a presença de restos industriais. Normalmente, a água para consumo é límpida e incolor.
A alteração na limpeza da água é chamada de turvação. A água turva pode conter argila, algas e restos de animais e plantas e uma quantidade maior de ar, nela misturados. Uma água turva, não está apropriada para consumo.
O sabor da água pode ser alterado pela presença de lixo, esgoto, restos de animais e plantas apodrecidos, lavagem de roupas, entre outros. A água tem um sabor próprio, que não se confunde com nenhum outro. Às vezes, mesmo uma água tratada, pode apresentar o gosto alterado. Neste caso, o serviço de abastecimento de água, deve ser consultado, pode ser uma dosagem maior no cloro ou flúor.
Se a água, que você for usar, estiver com o cheiro, a cor, a limpeza e o sabor alterados, ela não pode ser bebida, nem usada para a higiene do corpo ou dos alimentos.
Mesmo a água de um riacho, de uma nascente ou de qualquer outra fonte natural, aparentemente limpa, só pode ser bebida se tiver sido examinada e não possuir vermes e micróbios. Um cuidado essencial em caso de extrema necessidade, é que está água seja fervida, pelo menos durante 20 minutos, antes de bebê-la.
A água de torneira, quando tratada é comumente bebida, mas isso não é recomendável. O correto mesmo é bebermos a água que seja tratada e filtrada.
Texto elaborado para fins didátidos tendo como base Folheto "Saneamento" - COPASA/MG, 2009.
Discuta o texto com as crianças e veja em que as informações nele presentes contribuíram para esclarecer a pergunta desafio: Por que não podemos beber água suja?
Informações complementares para o professor
Alterações na água, doenças de veiculação hídrica e verminoses
A água, essencial à vida do ser humano e dos demais seres vivos, muitas vezes se encontra em condições impróprias para ser consumida. Isso acontece quando ela apresenta alterações físicas, químicas e ou alterações biológicas. Nessas condições, ela pode ser responsável por muitas doenças.
As alterações físicas da água são chamadas poluição. Ela pode ser notada através de alterações no cheiro, cor, sabor e limpeza:
a) o cheiro pode ser alterado pela presença de animais e plantas apodrecidos (matéria orgânica), lixo, esgoto, detergentes e óleo queimado, que podem cair na água;
b) a cor pode alterar-se em conseqüência de excesso de matéria orgânica (verde escura), restos industriais (leitosa ou cinza escura) ou excesso de aeração da água (esbranquiçada);
c) a alteração na limpeza da água é chamada turvação. A água turva pode conter argila, algas, matéria orgânica, etc.;
d) o sabor da água pode ser alterado por matérias orgânicas, lixo, esgoto sanitário, lavagem de roupas, etc..
As alterações químicas podem ocorrer pela presença de elementos estranhos ou tóxicos, como o arsênico, o chumbo, o mercúrio ou por ausência ou excesso de sais minerais que, normalmente, a água para o consumo deve conter (magnésio e cálcio).
As alterações biológicas são chamadas contaminação. A água contaminada é aquela que contém agentes patogênicos vivos, causadores de doenças, como verme s, micróbios, vírus, etc..
As doenças transmitidas através da água são chamadas de doenças de ve iculação hídrica. Indiretamente, a água ainda está ligada à transmissão de algumas verminoses.
Veja o quadro:
(Dados extraídos do folheto “Saneamento” – COPASA/MG)
(Dados extraídos do folheto “Saneamento” – COPASA/MG)
A avaliação ocorre durante todo o processo, o que pode ser observado quando o professor acompanha as discussões e os registros dos grupos, mostrando-lhes a necessidade de serem fiéis às observações. Para avaliação final sugerimos a atividade da sacolinha de perguntas. Escreva perguntas sobre o tema da aula em tiras de papel e guarde-as em uma sacolinha. A seguir retire uma a uma e escute a argumentação dos alunos para respondê-las. A seguir sugerimos algumas perguntas.
1. Por que não podemos beber qualquer água?
2. O que pode estar na água que deixa a gente doente?
3. Quais os perigos de beber uma água observada sem o uso do microscópio?
4. O que pode indicar a cor e o cheiro alterados da água?
5. Como as observações que fizemos ajudaram a investigar as amostras de água?
Oriente as explicações dos alunos, buscando clarear dúvidas, ajudando-os a organizar suas idéias, fazendo-os refletir sobre seus argumentos.
Para casa
Oriente os alunos a investigarem se a água de suas casas está apropriada para o consumo. Distribua a atividade, informando-lhes que ela será discutida em classe.
Para isso procure saber:
- de onde vem a água que chega a sua casa;
- se onde você mora a água é tratada;
- como a água chega a sua casa;
- se alguém da sua casa já adoeceu por ter bebido a água que recebe.
A água de sua casa é limpa?
Justifique sua resposta.
Que diferenças você observa entre a água que você bebe em casa e a amostra de água que você observou na escola?
É seguro beber uma água clara, sem cheiro e sem gosto, observando-a só com os olhos? Justifique sua resposta.
Três estrelas 4 classificações
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26/09/2011
Cinco estrelasI think very good even though I was a child at heart I really liked the esperience and already sent it to my teacher at school becomes even more Thurs and congratulations teacher Amelia many kisses, prince
26/09/2011
Uma estrelaI found a bit annoying but I think the lesson that the students liked it a lot and I want to say congratulations to teachers
30/06/2010
Uma estrelapodia esplicar como é que faz para os alunos seus burros_l_
24/03/2010
Cinco estrelasa sugestão do trabalho da água suja para mim foi excelente era isso que eu precisava para trabalha com a minha turma. de alunos pequenos.