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Por que não podemos beber água suja?

 

16/11/2009

Autor e Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar materiais presentes em amostras de água e relacionar a aparência da água aos materiais que nela se misturam.
• Reconhecer os riscos que corre ao beber água suja.
• Discutir os cuidados que devemos ter com a água que bebemos.
• Usar a observação como um recurso para obter informações na resolução de problemas.

Duração das atividades
2 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula é importante que os alunos saibam distinguir uma água limpa de uma água suja, apenas observando-a.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

O tema foi escolhido porque consideramos importante a criança aprender, desde cedo, que nem toda água deve ser bebida.

A criança, normalmente, tem uma convivência muito próxima com a água. Muitas vezes, entretanto, ela desconhece os riscos que corre ao beber ou ter contato com uma água contaminada.

Ao informar-se sobre as características de uma água imprópria para o uso e os riscos que ela representa para a saúde, a criança saberá por que não deve beber água suja e os riscos que corre ao fazê-lo.

Como já foi dito, o desafio desta aula é: por que não devemos beber água suja. O tema será explorado com as crianças usando a observação dirigida na coleta de dados e o texto informativo.

A criança amplia a sua capacidade de observar, à medida que é desafiada a resolver o problema, através da observação de amostras de água suja. O uso de amostras diferentes amplia os dados a serem analisados e os alunos ao observarem as amostras obtêm informações sobre os materiais presentes na água que alteram a sua aparência.

Desenvolvimento

As opiniões que temos sobre um assunto podem ser fundamentadas em estudos já realizados ou simplesmente, naquilo que pensamos. Quando as nossas opiniões são dadas a partir de investigações já realizadas, elas geralmente são mais bem fundamentadas. Ao emitirmos opiniões sobre um assunto, estamos levantando hipóteses.

Faça um levantamento das hipóteses dos alunos sobre a questão a ser investigada. Ouça o que os alunos têm a dizer e anote no quadro:

Exemplos possíveis de idéias dos alunos:

1. A água suja tem vermes e micróbios.

2. A água suja possui materiais que fazem mal à saúde.

3. A água suja pode estar contaminada.

4. A água suja tem cheiro, cor e gosto diferentes.

5. Ela é poluída.

Converse com a turma sobre o fato de que quando temos um problema para resolver, normalmente, há várias opiniões para tentar solucionar o problema. Existem pessoas que já estudaram sobre esse assunto e publicaram suas investigações em livros, revistas e jornais.

Essas informações são muito importantes para nos ajudar a fundamentar as nossas opiniões, para que elas deixem de ser apenas uma opinião.

A seguir pergunte se eles também têm algumas opiniões sobre: Por que não devemos beber água suja.

Ouça as argumentações dos alunos sobre cada uma das hipóteses levantadas, instigando-os a justificar suas opiniões, de modo que ao final da discussão eles tenham feito uma triagem e apenas investiguem as opiniões que julgaram necessário fundamentar melhor. Este é um bom momento para levantar as concepções prévias dos alunos sobre a qualidade da água que consomem, sobre agentes poluidores e contaminação das águas. Entre as opiniões apresentadas selecione aquelas hipóteses que precisam ser investigadas.

Observação

Oriente os alunos na observação de amostras de água suja. Pergunte-lhes se já fizeram alguma observação e o que é observar alguma coisa.

A observação é muito importante para conseguir informações que ajudem a resolver um problema.

Explique-lhes, se necessário, que podemos observar usando a visão, a audição, o olfato, o tato e o paladar, procurando perceber detalhes que, normalmente, passam despercebidos. E que muitas vezes, não podemos usar todos os sentidos em nossas observações. É o caso da observação da água suja. Nessa observação, eles não podem nem provar e nem colocar a mão na água, pois na água suja tem materiais que podem fazer mal à saúde.

Distribua a cada grupo um vidro cheio de água suja, peça-lhes para observar a água e anotar tudo que perceberem no roteiro, elaborado previamente pelo professor.

Mostre os vidros, peça que os observem e contem se eles contêm os mesmos materiais.(Devem ser preparados quatro vidros com amostras de água contendo materiais diferentes mi sturados a água).

Cada grupo pode escolher a amostra de água que quer observar. A seguir entregar um vidro para cada grupo:

- Vidro 1: ÁGUA, TERRA, RAÍZES E SEMENTES.
- Vidro 2: ÁGUA, PEDACINHOS DE PLÁSTICO ,E PAPEL DE BALA.
- Vidro 3: ÁGUA, AREIA, FOLHAS E TAMPINHAS DE GARRAFA.
- Vidro 4: ÁGUA TURVA.

Roteiro de Observação
Características da Água Registro das Observações Sentidos Usados para Observar
Cor
Cheiro
Temperatura
Materiais Presentes
Outras Observações

Entregar um roteiro de observação para cada aluno, que deverá preenchê-lo com o grupo. A seguir ler o roteiro explicando como preencher cada item. Enquanto eles realizam a observação percorra a sala e oriente-os no preenchimento do roteiro, se necessário.

Ao final, peça aos grupos que apresentem o resultado de suas observações e registre num quadro, como o sugerido:

Resultado das Observações
Características da Água Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4                                        Sentidos Usados para Observar                               
Cor
Cheiro
Temperatura
Materiais Presentes
Outras Observações

Escute os alunos e escreva no quadro as observações de cada grupo, fazendo perguntas como:

- Que diferenças existem entre as amostras?
- Em todas as observações foram usados os mesmos sentidos?
- Por que é importante usar os sentidos ao observar?
- O que pode existir na água suja que faz mal à saúde?
- É possível, olhando a água, saber se ela tem micróbios ou não? Por quê?
- O que é preciso para observar os micróbios presentes na água?

Retome as idéias apresentadas no início da aula sobre o problema desafio “Por que não podemos beber água suja” e relacione as observações preenchidas no roteiro e analise com as crianças as idéias apresentadas nesse segundo momento.

Professor, as crianças podem justificar que não devemos beber uma água com cor escura e cheiro diferente e que só olhando não é possível saber se a água suja tem micróbios e vermes.

Nesse caso, explique a elas que existem outros recursos como consultar livros, revistas, pessoas que entendem do assunto e aparelhos que auxiliam nas investigações, que podem esclarecer as dúvidas surgidas. E que para termos certeza se nossas opiniões estão de fato corretas, precisamos ver se elas estão de acordo com estudos já realizados sobre o assunto.

Foi a partir da invenção do microscópio, um aparelho que possui lentes de aumento que os cientistas puderam investigar mais sobre os micróbios e vermes, agentes causadores de doenças.
Ao observar amostras de água usando o microscópio, podemos confirmar ou não, a presença de micróbios e vermes, agentes causadores de doenças. Eles podem estar presentes até em uma água aparentemente limpa.

Antes de reto mar o desafio da aula de hoje, vamos ler um texto, completando as informações, que não conseguimos obter, através das observações realizadas.

Distribuir o texto, pedindo-lhes que façam uma leitura silenciosa, ou leia-o, para a turma.

Água e Saúde
Uma água suja apresenta alterações na cor, no cheiro, no sabor e na limpeza. Estas alterações nos indicam que a água esta poluída.

O cheiro pode ser alterado pela presença de: restos de animais e plantas apodrecidos, de lixo, de esgoto, de detergentes e de produtos químicos presentes na água. Normalmente, a água para consumo, não pode ter cheiro.

A cor verde escura indica a presença de restos de animais e plantas apodrecidos. A cor leitosa ou cinza escura indicam a presença de restos industriais. Normalmente, a água para consumo é límpida e incolor.

A alteração na limpeza da água é chamada de turvação. A água turva pode conter argila, algas e restos de animais e plantas e uma quantidade maior de ar, nela misturados. Uma água turva, não está apropriada para consumo.

O sabor da água pode ser alterado pela presença de lixo, esgoto, restos de animais e plantas apodrecidos, lavagem de roupas, entre outros. A água tem um sabor próprio, que não se confunde com nenhum outro. Às vezes, mesmo uma água tratada, pode apresentar o gosto alterado. Neste caso, o serviço de abastecimento de água, deve ser consultado, pode ser uma dosagem maior no cloro ou flúor.

Se a água, que você for usar, estiver com o cheiro, a cor, a limpeza e o sabor alterados, ela não pode ser bebida, nem usada para a higiene do corpo ou dos alimentos.

Mesmo a água de um riacho, de uma nascente ou de qualquer outra fonte natural, aparentemente limpa, só pode ser bebida se tiver sido examinada e não possuir vermes e micróbios. Um cuidado essencial em caso de extrema necessidade, é que está água seja fervida, pelo menos durante 20 minutos, antes de bebê-la.

A água de torneira, quando tratada é comumente bebida, mas isso não é recomendável. O correto mesmo é bebermos a água que seja tratada e filtrada.

Texto elaborado para fins didátidos tendo como base Folheto "Saneamento" - COPASA/MG, 2009.


Discuta o texto com as crianças e veja em que as informações nele presentes contribuíram para esclarecer a pergunta desafio: Por que não podemos beber água suja?

Informações complementares para o professor

Alterações na água, doenças de veiculação hídrica e verminoses

A água, essencial à vida do ser humano e dos demais seres vivos, muitas vezes se encontra em condições impróprias para ser consumida. Isso acontece quando ela apresenta alterações físicas, químicas e ou alterações biológicas. Nessas condições, ela pode ser responsável por muitas doenças.

As alterações físicas da água são chamadas poluição. Ela pode ser notada através de alterações no cheiro, cor, sabor e limpeza:

a) o cheiro pode ser alterado pela presença de animais e plantas apodrecidos (matéria orgânica), lixo, esgoto, detergentes e óleo queimado, que podem cair na água;

b) a cor pode alterar-se em conseqüência de excesso de matéria orgânica (verde escura), restos industriais (leitosa ou cinza escura) ou excesso de aeração da água (esbranquiçada);

c) a alteração na limpeza da água é chamada turvação. A água turva pode conter argila, algas, matéria orgânica, etc.;

d) o sabor da água pode ser alterado por matérias orgânicas, lixo, esgoto sanitário, lavagem de roupas, etc..

As alterações químicas podem ocorrer pela presença de elementos estranhos ou tóxicos, como o arsênico, o chumbo, o mercúrio ou por ausência ou excesso de sais minerais que, normalmente, a água para o consumo deve conter (magnésio e cálcio).

As alterações biológicas são chamadas contaminação. A água contaminada é aquela que contém agentes patogênicos vivos, causadores de doenças, como verme s, micróbios, vírus, etc..

As doenças transmitidas através da água são chamadas de doenças de ve iculação hídrica. Indiretamente, a água ainda está ligada à transmissão de algumas verminoses.

Veja o quadro:


(Dados extraídos do folheto “Saneamento” – COPASA/MG)

(Dados extraídos do folheto “Saneamento” – COPASA/MG)

Avaliação

A avaliação ocorre durante todo o processo, o que pode ser observado quando o professor acompanha as discussões e os registros dos grupos, mostrando-lhes a necessidade de serem fiéis às observações. Para avaliação final sugerimos a atividade da sacolinha de perguntas. Escreva perguntas sobre o tema da aula em tiras de papel e guarde-as em uma sacolinha. A seguir retire uma a uma e escute a argumentação dos alunos para respondê-las. A seguir sugerimos algumas perguntas.

1. Por que não podemos beber qualquer água?
2. O que pode estar na água que deixa a gente doente?
3. Quais os perigos de beber uma água observada sem o uso do microscópio?
4. O que pode indicar a cor e o cheiro alterados da água?
5. Como as observações que fizemos ajudaram a investigar as amostras de água?

Oriente as explicações dos alunos, buscando clarear dúvidas, ajudando-os a organizar suas idéias, fazendo-os refletir sobre seus argumentos.

Para casa

Oriente os alunos a investigarem se a água de suas casas está apropriada para o consumo. Distribua a atividade, informando-lhes que ela será discutida em classe.

Para isso procure saber:
- de onde vem a água que chega a sua casa;
- se onde você mora a água é tratada;
- como a água chega a sua casa;
- se alguém da sua casa já adoeceu por ter bebido a água que recebe.

A água de sua casa é limpa?
Justifique sua resposta.

Que diferenças você observa entre a água que você bebe em casa e a amostra de água que você observou na escola?

É seguro beber uma água clara, sem cheiro e sem gosto, observando-a só com os olhos? Justifique sua resposta.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
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Opiniões

  • prince jackson, Estados Unidos - disse:
    princejackson@gmail.com

    26/09/2011

    Cinco estrelas

    I think very good even though I was a child at heart I really liked the esperience and already sent it to my teacher at school becomes even more Thurs and congratulations teacher Amelia many kisses, prince


  • carl washtition, Estados Unidos - disse:
    carl@hotmail.com

    26/09/2011

    Uma estrela

    I found a bit annoying but I think the lesson that the students liked it a lot and I want to say congratulations to teachers


  • janayna, janyna santos dasilva. , Paraná - disse:
    annhagatinhajuju@hotmail.com

    30/06/2010

    Uma estrela

    podia esplicar como é que faz para os alunos seus burros_l_


  • maria aparecida de oliveira, escola eunice , Mato Grosso - disse:
    mariaapoliveira@htmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    a sugestão do trabalho da água suja para mim foi excelente era isso que eu precisava para trabalha com a minha turma. de alunos pequenos.


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