Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TRABALHANDO COM MEMÓRIAS

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
CARMEN LÚCIA CORRÊA DE OLIVEIRA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Ana Letícia Lima Guedes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer história que narra lembranças de família.
Estabelecer relação entre passado e presente

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio do código da leitura e da escrita.   

Estratégias e recursos da aula
  • MACHADO, Ana Maria. No fundo de uma caixinha. In: ____ Bisa Bia, Bisa Bel. Rio de Janeiro: Salamandra, 1990. p 7-12.
  • Envelope  e caixa de madeira ou baú.
  • Folha A4 ou ofício.                                                                    undefined   

1º momento

Trazer para a sala de aula um envelope de carta com aparência de antigo e colocá-lo dentro da caixa ou baú. Apresentar a caixa ou baú para a turma.

Conversar com os alunos sobre quem poderia ser o dono dessa caixa.

Será de uma criança? De um adulto? Ou de um idoso?

Permitir que as crianças expressem suas hipóteses.

Abrir espaço para a criança falar de si mesmo.

2º momento

Em seguida, inicie a leitura de um trecho do livro.

Ler o início do capítulo I (página 7-8) do livro acima citado, até o trecho  “Aí minha mãe abriu a caixa e tirou de dentro, bem lá do fundo, um envelope de papel pardo, velho e meio amassado.
_Que é que tem aí dentro, mãe?”


O professor a partir desse momento, poderá desafiar o grupo a imaginar o conteúdo do envelope.

Ouvir as hipóteses dos alunos e propor que desenhem e escrevam o que poderia conter dentro do envelope.

Exemplo: cartas, recortes de revista, poemas, o mapa de um lugar misterioso, retratos....

Pedir para os alunos apresentarem suas produções para a turma. Eles podem apresentar individualmente ou em duplas.

Depois da apresentação, o professor poderá ler no livro “Bisa Bia, Bisa Bel”, o que realmente havia dentro do envelope da história. 

Continuação da leitura do livro:

“..._Nem lembro mais minha filha. Vamos ver.
_Deve ser muita coisa, que o envelope está bem gordinho.
E era mesmo. Um monte de retratos...” 

Sugestão
O professor ainda poderá contar algumas curiosidades sobre a autora do livro.

http://literatura.moderna.com.br/catalogo/encartes/9788516055622.pdf

Aproveitar e contar algumas passagens de sua própria infância, o que achar conveniente. 

link de entrevista com a autora Ana Maria Machado.

http://www.youtube.com/watch?v=zuofCcFUIro

A proposta dessa aula é despertar nos alunos o interesse pelas suas memórias, resgatando e registrando suas lembranças.

     

http://img526.imageshack.us/i/livr onovo03ayw3.jpg/#q=Bis a%20Bia,%20Bisa%20Bel 

 

Recursos Complementares

Pedir aos alunos para selecionar com a família objetos de quando eram menores.
A proposta é de promover um mergulho no passado, propondo uma pesquisa para casa sobre sua história de vida; a escolha do nome, onde nasceu, brinquedos de que mais gostava de quando era bebê, suas músicas e desenhos preferidos, roupinhas e acessórios, fotos com idades diferentes.
A partir dos objetos selecionados, construir a sua caixa de memórias.

O professor poderá trazer objetos pessoais como: álbum de fotografias, postais de viagens, objetos que relembrem sua infância, um diário da adolescência. Todo esse material poderá ser colocado na caixa e aos poucos serem apresentados para  os alunos.

Poderá também, continuar trabalhando com o livro lendo um capítulo por aula.

Sugestão de livros:

LARREULA, E.Memórias da bruxa Onilda.scipione

FOX, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. Scipione 

Avaliação

O professor deve acompanhar o envolvimento dos alunos na história contada e na produção do material escrito.
Valorizar a criatividade dos alunos, propondo uma exposição dos trabalhos apresentados.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ANA RITA, ESCOLA ESTADUAL CONHEGO JOSE DIVINO , Minas Gerais - disse:
    ANARITAX@YAHOO.COM.BR

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ADOREI. ESTAS SUGESTÕES ENRIQUECERÃO MINHAS AULAS DE HISTÓRIA JUNTO AO 6º ANO. OBRIGADA. DEUS A ILUMINE. VC É UM SHOW DE PROFESSORA. GOSTARIA DE SUGESTÕES PARA REALIZAR MEU TCC DE HISTÓRIA. TO PERDIDA. BJS


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.