29/11/2009
Ana Letícia Lima Guedes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Conhecer história que narra lembranças de família.
Estabelecer relação entre passado e presente
Domínio do código da leitura e da escrita.
1º momento
Trazer para a sala de aula um envelope de carta com aparência de antigo e colocá-lo dentro da caixa ou baú. Apresentar a caixa ou baú para a turma.
Conversar com os alunos sobre quem poderia ser o dono dessa caixa.
Será de uma criança? De um adulto? Ou de um idoso?
Permitir que as crianças expressem suas hipóteses.
Abrir espaço para a criança falar de si mesmo.
2º momento
Em seguida, inicie a leitura de um trecho do livro.
Ler o início do capítulo I (página 7-8) do livro acima citado, até o trecho “Aí minha mãe abriu a caixa e tirou de dentro, bem lá do fundo, um envelope de papel pardo, velho e meio amassado.
_Que é que tem aí dentro, mãe?”
O professor a partir desse momento, poderá desafiar o grupo a imaginar o conteúdo do envelope.
Ouvir as hipóteses dos alunos e propor que desenhem e escrevam o que poderia conter dentro do envelope.
Exemplo: cartas, recortes de revista, poemas, o mapa de um lugar misterioso, retratos....
Pedir para os alunos apresentarem suas produções para a turma. Eles podem apresentar individualmente ou em duplas.
Depois da apresentação, o professor poderá ler no livro “Bisa Bia, Bisa Bel”, o que realmente havia dentro do envelope da história.
Continuação da leitura do livro:
“..._Nem lembro mais minha filha. Vamos ver.
_Deve ser muita coisa, que o envelope está bem gordinho.
E era mesmo. Um monte de retratos...”
Sugestão
O professor ainda poderá contar algumas curiosidades sobre a autora do livro.
http://literatura.moderna.com.br/catalogo/encartes/9788516055622.pdf
Aproveitar e contar algumas passagens de sua própria infância, o que achar conveniente.
link de entrevista com a autora Ana Maria Machado.
http://www.youtube.com/watch?v=zuofCcFUIro
A proposta dessa aula é despertar nos alunos o interesse pelas suas memórias, resgatando e registrando suas lembranças.
http://img526.imageshack.us/i/livr onovo03ayw3.jpg/#q=Bis a%20Bia,%20Bisa%20Bel
Pedir aos alunos para selecionar com a família objetos de quando eram menores.
A proposta é de promover um mergulho no passado, propondo uma pesquisa para casa sobre sua história de vida; a escolha do nome, onde nasceu, brinquedos de que mais gostava de quando era bebê, suas músicas e desenhos preferidos, roupinhas e acessórios, fotos com idades diferentes.
A partir dos objetos selecionados, construir a sua caixa de memórias.
O professor poderá trazer objetos pessoais como: álbum de fotografias, postais de viagens, objetos que relembrem sua infância, um diário da adolescência. Todo esse material poderá ser colocado na caixa e aos poucos serem apresentados para os alunos.
Poderá também, continuar trabalhando com o livro lendo um capítulo por aula.
Sugestão de livros:
LARREULA, E.Memórias da bruxa Onilda.scipione
FOX, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. Scipione
O professor deve acompanhar o envolvimento dos alunos na história contada e na produção do material escrito.
Valorizar a criatividade dos alunos, propondo uma exposição dos trabalhos apresentados.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasADOREI. ESTAS SUGESTÕES ENRIQUECERÃO MINHAS AULAS DE HISTÓRIA JUNTO AO 6º ANO. OBRIGADA. DEUS A ILUMINE. VC É UM SHOW DE PROFESSORA. GOSTARIA DE SUGESTÕES PARA REALIZAR MEU TCC DE HISTÓRIA. TO PERDIDA. BJS