16/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Lízia Maria Porto Ramos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
• Perceber a necessidade de umidade para que a ferrugem ocorra, assim como para o desenvolvimento dos microorganismos causadores do tétano;
• Entender por que e como um material enferruja;
• Entender quais as verdadeiras causas do tétano e como prevenir-se.
• Perceber a importância de estar com as vacinas em dia para se prevenir de doenças.
• Que os microrganismos causadores de doenças se desenvolvem no ar, na água e no solo, geralmente em ambientes que tenham sujeira;
• que as vacinas previnem contra doenças e que existem diferenças observáveis entre um material enferrujado e um material sem ferrugem.
Introdução
É comum as pessoas associarem o tétano a cortes ou perfurações na pele, causados por objetos enferrujados. Na aula de hoje, estaremos investigando o que é a ferrugem, o que provoca e se de fato existe uma relação entre o tétano e a ferrugem. Para isso serão usadas a observação e a experimentação dirigida.
Como se trata de um tema que exige informações complementares torna-se imprescindível que a observação seja acompanhada de explicações do professor e eventuais registros. A escolha da observação justifica-se por permitir às crianças refletirem sobre questões que podem ser observadas no cotidiano como aquelas relativas a ferrugem e ao tétano: porquê, como e quando acontecem. Dentro da abordagem do conteúdo, dois assuntos estarão sendo investigados, simultaneamente, a ferrugem e o tétano, para que as crianças possam esclarecer o que de fato existe em comum entre os efeitos da ferrugem e a doença. Para isso serão retomadas as informações do cartão de vacinação.
Dentro da aplicação do conhecimento estaremos evidenciando os cuidados na prevenção do tétano e o que provoca a ferrugem.
Desenvolvimento
Conte para a turma que uma criança chegou à escola dizendo que furou o pé no prego que estava em um pedaço de madeira, no meio do lixo. O lixo estava meio molhado por causa da chuva. Ele tomou a vacina antitetânica para não ter a doença, por que todo mundo falou que prego enferrujado dá tétano. E me perguntou:
-Será que o prego enferrujado realmente dá tétano?
Pergunte a turma o que eles acham da dúvida da criança. Será que é verdade que prego enferrujado dá tétano?
A seguir proponha às crianças que este assunto seja investigado pela turma e falem a opinião que eles tem sobre o assunto.
Oriente-os a discutir o assunto em grupo e que cada grupo apresente uma ou duas opiniões, justificando porque pensam assim. Faça perguntas que possam ajudá-los a pensar sobre o assunto, como:
- O que sabem sobre a ferrugem?
-O que sabem sobre o tétano?
-Será que a ferrugem realmente causa o tétano?
-Por que os pregos enferrujam?
Ouvir as opiniões dos grupos. Algumas ideias podem ser apresentadas pelos grupos como:
- O prego enferrujado é sujo e onde tem sujeira tem micróbios que causam doenças.
- A ferrugem aparece onde tem umidade e as doenças também.
- O tétano e a ferrugem aparecem onde tem umidade e sujeira.
- É a sujeira que faz a ferrugem e causa a doença.
- O micróbio que causa a doença pode estar no prego enferrujado.
Professor escute as ideias de sua turma e veja se os grupos apresentaram opiniões que relacionam a doença e a ferrugem à umidade e sujeira.
Se isso acontecer questione com a turma:
- Será que realmente a ferrugem e o tétano estão relacionados à umidade e sujeira?
- Como poderíamos responder a essa pergunta de uma forma mais segura, baseada em fatos?
Seria interessante que os próprios alunos propusessem formas de investigar a situação problema com sugestões como:
- Investigando o que de fato provoca a ferrugem e o tétano.
- Buscando informações sobre o que é a ferrugem e se ela dá tétano.
- Vamos ouvir o colega para saber onde estava o prego que furou o seu pé.
- Buscando informações sobre o que causa o tétano.
Caso isso não ocorra retome com os alunos o que é tétano revendo as informações presentes em um cartão de vacinação.
Explique a relação entre a presença de micróbios e a causa do tétano, retome a questão das vacinas relembrando o fato motivador do assunto da aula.
No início da aula eu contei a vocês que uma criança chegou à escola dizendo que furou o pé no prego e tomou a vacina antitetânica para não ter a doença. Já estudamos anteriormente sobre a importância das vacinas e sabemos que na sua maioria, elas são feitas usando o s próprios microorganismos causadores das doenças. Todos vocês já devem ter tomado a vacina antitetânica. Ela é conhecida como Tríplice ou DPT. Vocês podem verificar isso no cartão de vacinação de vocês. Sendo assim, podemos afirmar que o tétano é causado por um micróbio.
Estudamos também que os microorganismos, conhecidos como micróbios se desenvolvem no ar, na água e no solo, principalmente em ambientes que tenham sujeira. Pergunte a turma:
- Onde estava o prego que furou o pé da criança?
- Neste lugar poderiam ser encontrados microorganismos causadores de doenças?
Recorde com as crianças o que já sabem sobre esse assunto. A título de ilustração listamos as informações a seguir:
a) o tétano é causado por um microrganismo;
b) a ferrugem aparece onde tem umidade;
c) os microorganismos se desenvolvem em ambientes que tenham sujeira;
d) o prego enferrujado estava em um ambiente sujo e úmido.
Professor, as discussões ocorridas até esse momento da aula já oferecem dados suficientes sobre as causas do tétano, mas ainda deixa várias dúvidas sobre a origem da ferrugem. Portanto, a partir de agora o foco das discussões serão as causas da ferrugem. Para isso peça às crianças que observem um prego enferrujado e outro sem ferrugem.
Oriente a observação com questões como:
- Qual a diferença entre um prego enferrujado e o prego sem ferrugem?
- Por que os pregos e outros materiais enferrujam?
- Por que em pregos enferrujados podem existir microorganismos causadores de tétano?
Professor, os pregos sem ferrugem são prateados, lisos e não tem cheiro forte. Os pregos enferrujados estão escuros, ásperos e apresentam um cheiro forte.
A ferrugem aparece em materiais ou objetos que contem ferro, quando estão expostos ao ar e na presença de umidade. Embora a ferrugem não seja a causa do tétano, em um objeto enferrujado pode ter o microorganismo causador do tétano.
Trabalhe o texto informativo a seguir com os alunos para melhor informá-los sobre o tétano:
Cuidado, tétano mata!
Existe um microorganismo ou micróbio na natureza que não gosta de oxigênio. Exposto ao ar, ele fica adormecido em meio a cacos de vidro, objetos enferrujados, estrume de vaca e outros ambientes que tenham sujeira.
Se a pessoa se fere, esse microorganismo penetra através da pele, entra no corpo, prolifera e causa contrações dos músculos do rosto, das costas e pode até paralisar o diafragma, causando a morte por asfixia, pois a pessoa fica sem respirar.
Essa doença é o tétano.
Livre-se dele com vacinação, higiene e limpeza no quintal.”
Fonte: Oficina de Ciências 3 - Paulo Maurício Silva e S.R. Fontinha - IBEP
Professor, a ferrugem ocorre lentamente, quando o gás oxigênio do ar, na presença de umidade, combina-se com o ferro ou outros metais que contém ferro. A ferrugem é resultado de uma reação química. Uma reação química acontece quando os materiais se transformam dando origem a outros materiais diferentes. Os objetos e materiais que contem ferro, como o prego, em contato com o ar e na presença de umidade, sua superfície fica coberta por outro material que corroe o ferro. Deixando um prego, por exemplo, algum tempo em contato com o ar em um ambiente úmido, o oxigênio presente no ar reage com o ferro, formando uma camada de óxido de ferro, conhecida como ferrugem.
Temos insistido em nossas propostas de aula que a avaliação formativa não ocorre em momentos isolados, mas ao longo de todo processo de aprendizagem, e que devemos estar atentos tanto à construção de conhecimentos conceituais como aos conhecimentos atitudinais e comportamentais. Assim, enquanto os alunos discutem, e fazem suas observações emitindo opiniões, temos que estar atentos. Em diferentes momentos eles nos dão “pistas” do que já sabem e daquilo que ainda precisa ser apropriado, orientando-nos naquilo que deve ser retomado ou revisto em outros momentos. Feitas as considerações, apresentamos mais uma possibilidade para avaliá-los.
1. Veja agora o que você aprendeu com a aula de hoje. Para isso, responda o que está sendo pedido.
A ferrugem ocorre quando: ______________________________________________________________
______________________________________________________________
Quando machucamos em objetos enferrujados devemos tomar a vacina antitetânica por que
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Os microorganismos que causam o tétano podem ser encontrados em ____________________________________________________________________________________________________________________________
2. Complete a frase com as palavras a seguir
antitetânica enferrujados tétano
Quando machucamos em objetos------------------------- devemos tomar a vacina------------------------------------- porque os microrganismos causadores do -------------------------- podem estar nos objetos enferrujados.
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