13/08/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
APRESENTAÇÃO
Funções exponenciais é o conteúdo abordado neste software, com o apelo de utilidade, ao caracterizá-lo como modelador (mesmo que ideal) do crescimento bacteriano.
A adequação da função matemática à situação depende de um ambiente favorável, sem restrições de alimento, para que as células não morram.
Link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8036 este objeto de aprendizagem requer um programa para ser utilizado. Tal programa pode ser baixado no seguinte link http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4737
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Faça uma breve explicação do software para os alunos, comente a apresentação desta sugestão. As questões abaixo servirão de guia para o estudante interagir com todas as ferramentas do applet.
R: 28.672.
R: 419.430.400
R: 12 gerações
R: No eixo horizontal são marcadas as gerações, isto é, o tempo até a multiplicação de uma célula.
R: No eixo vertical é representado o total de células após certo número de gerações (tempo).
Aqui, serão feitas sugestões de perguntas para que o aluno, com auxílio do software, deduza fórmulas gerais para crescimentos exponenciais.
Geração (t) | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | |
Total de células (N) |
* Aqui é interessante que o professor incentive os alunos a escreverem as contas que, provavelmente, foram feitas para se obter o número de células das gerações seguintes. Ex. 2.2 para t=2, 2.2.2 para t=3, 2.2.2.2 para t=4, ...
R: N=2t
Os alunos, com certeza, já clicaram no botão log e observaram as mudanças do gráfico. Está atividade pretende mostrar a utilidade e a construção de uma escala semi logarítmica para representar dados em um plano cartesiano.
*Aqui o professor deve começar uma discussão em pequenos grupos ou com toda a classe, sobre essa leitura dos gráficos. As diferenças são bastante evidentes e a maioria dos estudantes não deve ter dificuldade de notar que, em escala absolute, os valores iniciais ficam tão próximos que se tornam impossíveis de se identificar.
Geração | Total de Células em absolute | Total de Células em log |
1 | 2 | 0,3 (log 2) |
2 | 4 | 0,6 (log 4) |
3 | 8 | 0,9 (log 8) |
(em cinza, foram preenc hidos alguns valores como exemplo)
Procure o gráfico que permitir maior precisão em cada escala para que os valores sejam os mais exatos possíveis.
*Esta pergunta pode parecer muito aberta, porém, devemos lembrar que o aluno já deve ter visto logaritmos e que o próprio nome da escala já fornece uma grande dica.
ATIVIDADE EXTRA
Considerando que uma célula mede 2×10-8cm e que cada geração precisa de10 min para duplicar, em quanto tempo teremos uma quantidade suficiente para, colocando uma célula ao lado da outra, dar a volta na Terra pelo Equador? (use: raio da Terra 6400 Km e π=3,1).
Folha de perguntas para os alunos (opcional) e calculadora científica (do computador).
www.fae.unicamp.br/zetetike/include/getdoc.php?id=219 - Artigo sobre funções exponenciais e modelagem matemática
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