Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Qual o caminho do alimento no corpo?

 

16/11/2009

Autor e Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- identificar o caminho do alimento no organismo
- nomear os órgãos do sistema digestivo.
- relacionar os órgãos às suas funções.

Duração das atividades
2 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

A partir de uma pergunta desafio “Qual o caminho do alimento no corpo?” a aula será desenvolvida abordando o sistema digestório, órgãos que o compõem e a trajetória feita pelo alimento, desde a boca até eliminação dos restos alimentares através das fezes. A partir das informações que os alunos têm sobre o assunto, estudaremos as transformações que os alimentos passam enquanto ele vai sendo digerido, até que o corpo possa retirar deles os materiais necessários para viver - os nutrientes.

O tema será abordado a partir de um diagnóstico feito através de desenhos, em que as crianças representarão o que sabem e pensam sobre o sistema digestório. Este desenho deverá ser analisado, pois ele representa as idéias que a criança possui sobre o assunto.

Um cartaz sobre o sistema digestório será usado como recurso auxiliar a aula, acompanhado de explicações do professor, em conversa com os alunos, sobre o caminho do alimento no corpo. Tanto o cartaz quanto as informações do professor tem como objetivo oportunizar a criança refletir sobre o assunto e confrontar as idéias que possui com as novas idéias apresentadas e aprender um pouco mais sobre o caminho do alimento no corpo e os órgãos que compõem o sistema digestório.


Desenvolvimento

Professor, temos observado que o caminho do alimento no corpo é compreendido com mais facilidade pelas crianças, do que o processo digestivo. Se o processo digestivo, que envolve a absorção de nutrientes pelo organismo, não fica claro para as crianças, elas acabam reduzindo a digestão ao ato de comer e defecar, o que não é desejado que aconteça.

Sugerimos, portanto, que ao trabalhar o sistema digestório com seus alunos, destaque as mudanças que vão ocorrendo com o alimento ingerido, desde o processo de mastigação e insalivação, até a eliminação do que não é absorvido pelo organismo, através das fezes. Introduzir a idéia que através de reações químicas, que ocorrem no organismo, os alimentos são transformados em substâncias cada vez mais simples, até que somente os seus nutrientes, sejam conduzidos, através da corrente sangüínea, a todas as células de nosso corpo. Nas células esses nutrientes, junto com o gás oxigênio que respiramos se transformam em energia, garantindo a vida e o funcionamento do corpo. Através desta explicação, estaremos evidenciando para os nossos alunos que a absorção do alimento não se esgota na digestão e que o funcionamento do corpo é um todo integrado.

Inicie a aula conversando com a turma sobre alimentação e o caminho do pão no corpo.

A seguir entregue a cada criança um contorno do corpo humano e peça-lhe que desenhe o caminho do alimento e escreva o nome das partes do corpo que conhece, por onde o alimento passa. Aguardar os desenhos dos alunos, verificando através das representações feitas, quais as informações que eles possuem sobre o assunto.

Peça aos alunos que observem os desenhos feitos e falem qual é o caminho do alimento no corpo. Anote na lousa as idéias deles. Algumas crianças podem apresentar desenhos em que o alimento percorre parcialmente o caminho no corpo. Outras podem usar termos similares para um mesmo órgão como barriga e estômago. Problematize as idéias apresentadas através de perguntas como:

- Barriga e estômago podem ter o mesmo significado?
- Se tudo que comêssemos parasse na barriga ou estômago o que aconteceria?
- O que são fezes?
- Podemos afirmar que o alimento entra pela boca e pára no estômago?
- Quando as pessoas falam que estão com a bexiga cheia, o que elas estão querendo dizer?
- O que fica armazenado na bexiga?
- Ao dizer que o alimento sai da boca, vai até o estômago e depois sai pelas fezes, estamos descrevendo todo o caminho que o alimento percorre no corpo?

Professor, para auxiliar a compreensão do assunto apresentamos duas ilustrações do sistema digestório: um a mais didática e outra mais completa para sua consulta.

Imagem modificada de http://www.geocities.com/CollegePark/Lab/9707/digestivo.gif  (acesso 19/10/2009)

Imagem retirada de www.afh.bio.br/digest/digest1.asp  (acesso em 19/10/2009)


Explique aos alunos que existem alguns recursos que podem ajudar a entender qual o caminho do alimento no corpo como assistir um vídeo, perguntar a outras pessoas que entendem do assunto, consultar um desenho sobre o corpo humano. Mas que você escolheu o desenho do sistema digestório, pois nele fica bem mais fácil identificar esse trajeto.

Apresentar o cartaz do sistema digestório e através de uma explicação dialogada, descreva o caminho do alimento no corpo, apontando cada órgão sobre o qual está falando. Ao mesmo tempo peça aos alunos que usando as mãos, tente localizar em que região do corpo encontra-se cada um desses órgãos.

Para que as crianças participem durante a explicação envolva-os na aula com perguntas como:
- O que acontece com o alimento ao ser colocado na boca? Ouvir os alunos.

Professor, inicialmente, na boca, o alimento é mastigado. Ele é triturado pelos dentes, umedecido pela saliva. A língua ajuda a misturar o alimento com a saliva. O alimento ao ser mastigado é umedecido pela saliva e fica mais fácil de ser engolido. Ao ser engolido, ele desce pela faringe que é a continuação da boca.

Peça que coloquem a mão na frente do pescoço e engulam um pouco de saliva.

- O que vocês sentiram? Ouvir os alunos.

Ao engolir a saliva sentimos que uma parte desloca-se para cima e para trás. Da faringe o alimento continua o seu caminho, indo para o esôfago. O esôfago fica atrás da laringe. É um tubo por onde o alimento desce até o estômago.

Pergunte: - Vocês têm idéia do que acontece com o alimento no estômago? Ouvir os alunos.

Professor, no estômago o alimento é amassado, misturado e umedecido por um líquido, o suco gástrico, fabricado pelo próprio estômago. O alimento vai amolecendo cada vez mais, por cerca de 2 horas e segue para o intestino delgado.

O intestino delgado tem cerca de 6 metros de comprimento. É um tubo estreito e fica (como vocês estão vendo) todo enrolado dentro da barriga. Aí, também, o alimento é amassado, misturado e umedecido por outros líquidos que vem do fígado, do pâncreas e do próprio intestino. Os alimentos já foram, na sua maior parte, transformados em nutrientes que podem ser absorvidos pelo corpo, através das paredes do intestino delgado, que são ricas em vasos sangüíneos.

Os nutrientes são levados para todas as células do corpo através da corrente sangüínea. O restante do alimento que não foi absorvido segue o seu caminho para ser eliminado, indo para o intestino grosso, que tem 2 metros de comprimento. No intestino grosso a água é absorvida.

Pergunte: - Como sabemos que vamos eliminar as fezes? Ouvir os alunos.

Professor, as fezes, são restos de alimentos que não conseguimos digerir. Elas são eliminadas pelo ânus.

Chegou a hora das crianças comparem o desenho feito no início da aula com aquele representado no cartaz, chamando-lhes a atenção para os órgãos que não foram representados nos desenhos que fizeram. A seguir anotem o que faltou no desenho feito, para que ele indique todo o caminho percorrido pelo alimento no corpo.

Proponha aos alunos organizar as informações sobre o sistema digestório em um texto coletivo. Você fala os s dos órgãos por onde o alimento passaram, um de cada vez, enquanto eles explicam o que aprenderam sobre ele. Você escreve na lousa e e les copiam o texto no caderno.

Sugestão de texto coletivo:


Na boca o alimento é mastigado e umedecido pela saliva.
Ao engolir o alimento ele passa pela faringe e esôfago, chegando ao estômago.
No estômago o alimento é amassado, misturado e umedecido pelo suco gástrico, continuando o seu processo de transformação.
A seguir o alimento vai para o intestino delgado, onde acontecem novas transformações. Os alimentos já foram na sua maior parte transformados em nutrientes. Esses nutrientes passam para a corrente sangüínea, através dos vasos sangüíneos presentes nas paredes do intestino delgado.
O restante do alimento segue para o intestino grosso para ser eliminado, através das fezes.

Avaliação

Professor, os desenhos se constituem em ótimo recurso para verificação de idéias que os alunos possuem sobre os mais variados assuntos. Na aula de hoje eles foram usados para que os alunos pudessem representar as idéias que possuíam sobre o caminho do alimento no corpo. A leitura pelo professor das representações feitas pelos alunos é essencial para o desenvolvimento da aula, pois elas vão indicar o que os alunos sabem sobre o assunto, orientando o professor na organização da aula.

Em relação ao desenho do caminho do alimento no corpo o professor pode verificar:
• se todos os órgãos do sistema digestivo foram representados;
• que órgãos não foram representados;
• se a localização dos órgãos está correta;
• se há proporção entre os órgãos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 21 classificações

  • Cinco estrelas 16/21 - 76.19%
  • Quatro estrelas 2/21 - 9.52%
  • Três estrelas 2/21 - 9.52%
  • Duas estrelas 1/21 - 4.76%
  • Uma estrela 0/21 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.