Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando produção de pequenos textos: “Nas minhas férias eu...”

 

17/11/2009

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar com os gêneros cartão postal e carta;
Ampliar as habilidades de produção textual;
Sistematizar um evento significativo. Optamos nessa aula pelo registro escrito das memórias das férias escolares

Duração das atividades
Duas horas/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Crianças que já estejam com a base alfabética consolidada, que tenham consciência de sílabas, rimas, inícios e terminações de palavras;
2. Que utilizem a escrita alfabética;

Estratégias e recursos da aula

Professor, o objetivo final desta aula é a construção de um painel com o registro de todos os alunos e do(s) professor (es) da turma sobre as férias escolares.

O ideal é que assim que o segundo semestre letivo iniciar, você faça uma roda de

conversa com seus alunos para que todos compartilhem como foram as férias.

Estimule-os a contar, onde foram, o que fizeram, se ficaram em casa, se algum parente ou vizinho foi brincar na casa deles, quais as brincadeiras ou brinquedos diferentes que tiveram acesso nas férias, se viajaram, realizaram passeios, foram ao shopping, comeram ou viram algo diferente, descansaram, etc.
Você pode começar fazendo um relato da sua experiência nas férias para que as crianças tenham na sua fala um exemplo de organização de idéias e eventos. Você não precisa enfatizar apenas ações que dependam de grandes investimentos financeiros, mas procure valorizar as pequenas ações importantes que podemos fazer nas férias como: conviver com os amigos, descansar, conviver com os familiares, etc.

Então peça que um a um contem suas experiências.

No segundo momento, ajude-os a organizar em uma folha de rascunho, em poucas linhas, o registro dos principais eventos das férias. Dê a todos uma frase inicial para começar a redação, sugiro: “Nas minhas férias eu...”

Depois é hora de transcrever para a folha que fará parte do painel, lembre a todos de caprichar na letra para que fique um painel bem bonito!

Nesta atividade você pode utilizar um xerox colorido da foto 3x4 da criança para que ela ao realizar o desenho sobre suas férias Utilize a foto na sua produção.

Converse com seus alunos e explique a eles que durante as férias eles podem enviar um cartão postal, do lugar que eles estiverem.
Se possível, mostre para toda a sala alguns postais preenchidos. Conversando com o grupo, explique que poderão compartilhar imagens de um lugar com uma pessoa querida e distante através de um simples postal.

Agora as crianças podem pensar em alguém da sala que gostariam de ter enviado um cartão nas férias, se possível, cuide para que todas as crianças recebam um cartão.
Na frente às crianças desenham uma paisagem ou momento das férias e no verso escrevem um pequeno texto, contando sobre as férias a um amigo.

Para finalizar você pode fazer um grande painel com todos os textos e um grande envelope para que cada um coloque seu cartão postal.
* Vocês podem ainda fazer uma brincadeira, uma das crianças será o carteiro e entregará os postais aos colegas.

Recursos Complementares

• Cartolinas;
• Xerox coloridos das fotos 3x4 das crianças da turma;
• Cartões postais;

Avaliação

Primeiro você pode avaliar como as crianças fazem o relato das férias, a capacidade de síntese, de expor com clareza informações e a forma e a forma como organizam e expõem as informações por meio da oralidade.

Depois você poderá avaliar como as crianças transpõem estas informações para o papel. É uma oportunidade de observar o processo de escrita de cada uma das crianças, a redação de palavras e a organização do texto no papel.

Com os postais, além de observar como as crianças realizam a produção escrita, você pode analisar a percepção do gênero cartão postal, se ele representa algo novo para as crianças, se elas compreenderam e atenderam a proposta da atividade.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.