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Leitura: uma visão crítica em relação às propagandas

 

21/10/2009

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer alguns recursos linguísticos na criação de propagandas;
  • inferir informações implícitas em um texto;
  • posicionar-se criticamente frente a posicionamentos enunciativos de textos lidos;
  • estabelecer relações entre o tema abordados nos textos lidos e questões da realidade.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • demonstrar habilidades básicas de leitura;
  • fazer distinção entre linguagem conotativa e denotativa;
  • ter noções básicas de coerência textual;
  • Conhecer figuras de linguagem, tais como: ironia, metáfora, sinédoque, polissíndeto e gradação.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso da mídia som / vídeo;
  • Utilização do laboratório de informática.

Aula 1

Objetiva-se, com as atividades propostas, propiciar aos alunos uma reflexão sobre a pressão que a sociedade de consumo tem exercido sobre o indivíduo, impondo-lhe hábitos. As pessoas não resistem à tentação de estar na moda e acabam perdendo sua individualidade.

Não se desconhece que a função da mensagem publicitária é criar um mundo ideologicamente favorável e perfeito com a contribuição do produto a ser vendido. Com essa intenção, em textos publicitários, a informação é manipulada de forma a transformar a consciência do possível consumidor. Pode-se dizer que a publicidade é uma poderosa força de persuasão que modela as atitudes e os comportamentos no mundo contemporâneo.

Atividade 1

Para motivar os alunos a respeito da temática a ser trabalhada, o professor deverá entregar a eles cópia xerox do anúncio publicitário, a seguir:

http://domfernando.files.wordpress.com/2009/05/garoto_propaganda15.jpg

Sobre o anúncio:

1. Pode-se afirmar que, nesse anúncio, fez-se uso de uma imagem impactante? O que causa impacto?
2. O “ garoto propaganda” é fruto de que situação?

3. Como você interpreta esse anúncio?

4. Estabeleça uma relação entre o anúncio e os hábitos alienados da sociedade consumista.

Atividade 2

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para assistirem ao vídeo com a declamação do poema “Eu, etiqueta” de Carlos Drummond de Andrade. O poeta, de uma forma brilhante, coloca nesse poema nossa desumanização.

Vídeo disponível no site:

http://www.youtube.com/watch?v=nUtOvvY0zfo

Aula 2

Em sala de aula, o professor deverá propor aos alunos a leitura dramatizada do poema “Eu, etiqueta” de Carlos Drummond de Andrade. Para esta leitura, o texto deverá ser dividido em partes, a saber:

a. Todos: trechos do poema nos quais o poeta mostra-se despersonalizado, etiquetado;

b. Apenas um aluno: trechos em que o eu-poético fala de sua individualidade como ser humano.


Importante: Professor, fique atento para que a leitura em conjunto não tire a expressividade do poema. O contraste entre o “eu etiquetado” e o eu personalizado deve estar evidente.


Texto:

EU, ETIQUETA
Carlos Drummond de Andrade


1 Em minha calça está grudado um nome
2 Que não é meu de batismo ou de cartório,
3 Um nome… estranho.
4 Meu blusão traz lembrete de bebida
5 Que jamais pus na boca, nessa vida.
6 Em minha camiseta, a marca de cigarro
7 que não fumo, até hoje não fumei.
8 Minhas meias falam de produtos
9 que nunca experimentei
10 mas são comunicados a meus pés.
11 Meu tênis é proclama colorido
12 de alguma coisa não provada
13 por este provador de longa idade.
14 Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
15 minha gravata e cinto e escova e pente,
16 meu copo, minha xícara,
17 minha toalha de banho e sabonete,
18 meu isso, meu aquilo.
19 desde a cabeça ao bico dos sapatos,
20 são mensagens,
21 letras falantes,
22 gritos visuais,
23 ordens de uso, abuso, reincidências.
24 costume, hábito, permência,
25 indispensabilidade,
26 e fazem de mim homem-anúncio itinerante,
27 escravo da matéria anunciada.
28 Estou, estou na moda.
29 É doce estar na moda, ainda que a moda
30 Seja negar minha identidade,
31 trocá-la por mil, açambarcando
32 todas as marcas registradas,
33 tod os os logotipos do mercado.
34 Com que inocência demito-me de ser
35 eu que antes era e me sabia
36 tão diverso de outros, tão mim mesmo,
37 ser pensante sentinte e solitário
38 com outros seres diversos e conscientes
39 de sua hu mana, invencível condição.
40 Agora sou anúncio,
41 ora vulgar ora bizarro.
42 em língua nacional ou em qualquer língua
43 (qualquer principalmente).
44 E nisto me compazo, tiro glória
45 de minha anulação.
46 Não sou – vê lá – anúncio contratado.
47 Eu é que mimosamente pago
48 para anunciar, para vender
49 em bares festas praias pérgulas piscinas,
50 e bem à vista exibo esta etiqueta
51 global no corpo que desiste
52 de ser veste e sandália de uma essência
53 tão viva, independente,
54 que moda ou suborno algum a compromete.
55 Onde terei jogado fora
56 meu gosto e capacidade de escolher,
57 minhas idiossincrasias tão pessoais,
58 tão minhas que no rosto se espelhavam
59 e cada gesto, cada olhar,
60 cada vinco da roupa
61 resumia uma estética?
62 Hoje sou costurado, sou tecido,
63 sou gravado de forma universal,
64 saio da estamparia, não de casa,
65 da vitrine me tiram, recolocam,
66 objeto pulsante mas objeto
67 que se oferece como signo dos outros
68 objetos estáticos, tarifados.
69 Por me ostentar assim, tão orgulhoso
70 de ser não eu, mas artigo industrial,
71 peço que meu nome retifiquem.
72 Já não me convém o título de homem.
73 Meu nome novo é coisa.
74 Eu sou a coisa, coisamente.

Texto disponível em:

http://marciacsilva.wordpress.com/2009/01/16/eu-etiqueta-drummond/


Na sequência, o professor deverá propor aos alunos as seguintes questões sobre o texto:

1. No poema, o eu-poético descreve sentimentos que retratam uma situação das pessoas em geral, diante da pressão que a sociedade de consumo exerce sobre o indivíduo, impondo-lhe hábitos. Comente essa afirmação.

2. Localize no poema, versos que comprovam que o eu-poético:

a. constata que , ao usar roupas e objetos pessoais sempre com as mais variadas marcas, ele se torna um verdadeiro homem anúncio.

b. percebe que, para estar na moda, acaba afastando de sua condição humana.

c. vê a si mesmo como um anúncio, que vai a vários lugares exibindo a etiqueta e sofre com a perda da própria essência.
d. pergunta-se onde jogou se gosto, suas preferências, suas opiniões.

e. considera-se como um objeto, um produto industria, e, portanto, acha que não deveser chamado de homem, mas de coisa.

3. Nesse poema, além versos, rimas, o poeta utiliza outros recursos de linguagem, responsáveis pela obtenção de maior expressividade, tais como: metáfora, sinédoque, ironia, polissíndeto e gradação.

Localize no poema nos primeiros versos do poema:

a. um exemplo de metáfora;

b. versos em que o poeta emprega o recurso do polissíndeto;

c. versos que apresentam o recurso da gradação.

4. Comente sobre a ironia presente nos versos abaixo.

a. Estou, estou na moda / É doce estar na moda, anda que a moda / Seja negar minha identidade.

b. Não sou – vê lá – anúncio contratado / Eu é que mimosamente pago / para anunciar, para vender.

5. Observe os versos de 14 a 20:

Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
minha gravata e cinto e escova e pente,
meu copo, minha xícara,
minha toalha de banho e sabonete,
meu isso, meu aquilo.
desde a cabeça ao bico dos sapatos,
são mensagens

Responda:

A longa enumeração de objetos pessoais “desde a cabeça ao bico dos sapatos” é um recurso que mostra que aspecto do indivíduo em relação ao consumo?

6. Localize no texto versos em que o eu- poético:

a. fala da individualidade das pessoas;

b. fala sobre como as pessoas perdem a individualidade.

7. Para falar da transformação do ser, o poeta utiliza as palavras antes e agora e dois tempos verbais.

a. Quais são esses tempos verbais?

b. Qual é a transformação que ocorre com o eu-poético? Ele está consciente dessa mudança?Justifique.

Importante: O professor deverá fazer a correção dos exercícios lembrando sempre que a construção do conhecimento se dará pela interação dialógica professor-aluno como sujeitos ativos, construtores desse conhecimento.


Aula 3

Atividade

Produção de texto

O professor deverá propor aos alunos que produza um texto/poema, assim como o poeta, utilizando figuras de linguagem, em que o eu-poético se manifeste como uma uma pessoa que deixou de ser alienada, em relação ao consumo, isto é, uma pessoa consciente de sua individualidade, de suas preferências de seus gostos.

depois da correção, o professor poderá propor uma exposição dos textos nos corredores da escola. Só serão expostos com a autorização dos alunos.

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer durante a observação da participação dos alunos nas atividades. Em relação à produção de texto, os alunos serão avaliados, considerando o atendimento à proposta e às especificidades das condições de produção.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Regiane Costa, Colégio Delta , Goiás - disse:
    regianejc1983@hotmail.com

    15/03/2012

    Cinco estrelas

    Maravilha! Excelente escolha dos recursos e muito boa a elaboração das atividades, eu, humildemente, gostaria de sugerir que se acrescentasse uma atividade menos dirigida (embora a produção de texto tenha esse papel na sua aula), por exemplo, uma pergunta que pedisse mais da capacidade crítica e da criatividade do aluno, como ler, ouvir e/ou ler um anúncio de cerveja, por exemplo, e observar que estratégias são chaves para seduzir o consumidor e posicionar-se criticamente com relação a isso.


  • Rozana Gastaldi, EE Guido Rosolen , São Paulo - disse:
    rozangastaldi@gmail.com

    23/11/2010

    Cinco estrelas

    Bem instigante a começar pelo anúncio publicitário.


  • jossane pagliarini de melo, Colégio Dom Éric James Deitchman , Goiás - disse:
    jossanepagliarine@hotmail.com

    13/09/2010

    Cinco estrelas

    Sou professora e achei sua aula super criativa. Parabéns.


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