15/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
A criança trabalhará a importância de se fazer registro do cotidiano, pois através da fotografia e da produção escrita da legenda, as crianças perceberão como estas ajudam a reavivar a memória.
Além disso existe a possibilidade de ampliação da escrita através do registro da legenda das fotos, construção de índice, etc.
A criança trabalhará a importância de se fazer registro do cotidiano, pois através da fotografia e da produção escrita de legendas, as crianças perceberão como os registros\fotos auxiliam na preservação da memória das vivências.
Além disso, existe a possibilidade de ampliação da escrita através do registro das legenda das fotos, construção de índice, etc.
Crianças no início da conscolidação da base alfabética, que tenham consciência de sílabas rimas e terminações de palavras e consigam ler, mesmo que ainda silabicamente, as palavras.
No começo do ano letivo, você pode iniciar uma conversa com as crianças sobre o que elas entendem sobre álbuns de fotografia, e pedir a aquelas que tiverem em casa, se os pais autorizam que levem para a escola. Você também pode contribuir mostrando suas fotos às crianças da turma.
No começo do ano letivo, você pode iniciar uma conversa com as crianças sobre o que elas entendem sobre álbuns de fotografia, e solicitar que levem álbuns de casa para a escola. Você também pode contribuir mostrando suas fotos às crianças da turma.
De posse dos álbuns, discuta com as crianças a necessidade de que elas expliquem cada foto oralmente, para que os colegas ou a professora compreendam a foto. Ex: “Estou sendo batizada, sou eu logo depois de nascer”.
Tendo isto em mente, converse com as crianças sobre como seria interessante se elas pudessem registrar por escrito o que as fotos apresentam. Como isto facilitaria para uma pessoa que não é da família reconhecer o que acontece na foto.
Durante o primeiro semestre, registre momentos variados da turma, como passeios, atividades em grupo, ensaio de festa junina, festa junina, aulas ao ar livre, brincadeiras diferenciadas, momentos no recreio, etc. Nos últimos dias do semestre, você precisa revelar as fotos, e solicitar as crianças que, revendo as fotos, ajudem a registrar uma legenda explicativa com a data e local que as fotos foram feitas.
Separe uma foto,ou duas para que cada criança faça a legenda. Você pode fazer uma pequena caixa de texto para que as crianças façam este registro.
Exemplo:
Depois você pode colar a foto em uma folha colorida, com o material que tiver disponível. Leia o registro junto com a criança, ajude-a a corrigir e passar canetinha, ou caneta por cima do lápis para que fique mais bonito.
Você pode organizar as fotos com legendas em uma pasta preta, estruturando o álbum. Sugiro uma pasta com furos, assim você tem liberdade de acrescentar quantas fotos desejar.
Vocês podem organizar uma capa, com o nome da turma e o ano que as fotos foram feitas.
No segundo semestre, você pode repetir o trabalho, fotografando momentos significativos durante o semestre, e novamente no final do ano letivo. Professo(a), você pode pedir às crianças que façam as legendas e que acrescentem aos poucos as fotos ao álbum, em um processo continuo de trabalho ao longo do ano.
Discuta com a turma e escolham se desejam ou não fazer um índice das fotos por data com um título para as fotos.
Extrapolando a proposta!
Você pode acrescentar ao álbum de fotos, um texto feito pelos alunos contando como foi um evento ou dia especial!
• Máquina fotográfica digital ou analógica ( que utiliza filme para revelação);
• Impressão ou revelação das fotos;
• Papeis coloridos diversificados, como papel A4, creative paper, luminos paper, colorset, ou outro que você tiver disponível.
A avaliação pode ser realizada durante as atividades de registro das legendas das fotos, você pode observar alguns aspectos como:
Processo de socialização e memória:
Observe como os alunos interagem com as fotos, eles mostram uns para os outros os momentos importantes? Os alunos se lembram do evento fotografado?
Registro, evolução da escrita alfabética e ortografia
Eles são capazes de registrar sozinhos? Eles tentam fazer o registro sozinhos mesmo sabendo que podem escrever algumas palavras fora do padrão convencional?
Como é o registro escrito das crianças? Quais os aspectos que percebeu que elas evoluíram significativamente da produção no primeiro semestre em comparação com o segundo semestre? Quando apontados erros ortográficos, as crianças refazem suas hipóteses de escrita e tentam corrigi-lo?
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/07/2010
Cinco estrelasMuito boa a idéia. Eu estava precisando dessa idéia pra fazer ess aula. Ja tirei as fotos das crianças.