Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo com os diferentes gêneros textuais: Meus oito anos

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.
• Conhecer e valorizar a diversidade cultural brasileira, respeitar diferenças de gênero.
• Ampliar seus recursos lingüísticos em situações comunicativas na aula com poesia. (O trabalho pedagógico na área de Língua Portuguesa deve acolher a diversidade, propiciando aos educandos a ampliação de suas formas de expressão, possibilitando-lhes o uso de modos de falar adequados a diferentes situações e intenções comunicativas.)
• Escrever poesia, inspirados em poemas lidos pelo professor e por eles próprios.
• Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 02 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Gênero textual poesia: forma composicional, estilo, função, contexto de circulação.
- Ter lido poesias mais curtas reconhecendo versos e estrofes.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- cartaz com a poesia Meus Oito Anos (ou copiada no quadro). Cada aluno também poderá receber uma cópia.

MEUS OITO ANOS
Casimiro de Abreu

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!

Como são belos os dias
Do despontar da existência!
— Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é — lago sereno,
O céu — um manto azulado,
O mundo — um sonho dourado,
A vida — um hino d'amor!

Que aurora, que sol, que vida,
Que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d'estrelas,
A terra de aromas cheia
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!

Oh! dias da minha infância!
Oh! meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha irmã!
................................

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
— Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
A sombra das bananeiras
Debaixo dos laranjais!

http://www.revista.agulha.nom.br/casi.html#meus

1º passo:

Comentários com a turma
- Que lembranças vocês tem de quando eram crianças e tinham 8 anos?

2º Passo:

Leitura da poesia pelo professor.

3º Passo:

Comentar sobre o autor Casimiro de Abreu e o tempo em que viveu ( ver em recursos complementares)

4º passo:

- Comentando a poesia (sem interpretá-la verso por verso):

Leitura de cada estrofe e discussão sobre o que entenderam em cada estrofe ( como por exemplo: O que entenderam “Que os anos não trazem mais!” Por que os anos não trazem mais?)

5º Passo:

O autor conta que era feliz? Por quê? Em que versos ele conta a sua felicidade?

6º Passo:

- O professor preparará o Jogral a ser apresentado pelos alunos. Para isso cada aluno receberá o poema impresso onde, de acordo com as orientações do docente, deverá marcar o verso que vai ler.

- A turma, juntamente com o professor deverá preparar e ensaiar a apresentação, objetivando uma leitura com fluência, leveza e emoção, apresentando o poema, com o jogo de vozes ( ver orientações em recursos complementares)

- Realizar a apresentação do jogral.

7º Passo:

- O professor propõe que cada aluno crie um poema sobre as lembranças de seus oito anos (ou da sua infância de modo geral) e para tal, pode sugerir, por exemplo:
- que pensem sobre: Saudades de que, de quem, tinha pais, irmãos, como era a natureza, os arredores da sua casa (cidade, campo, etc);
- que escrevam palavras soltas acerca de tudo que lembrou;
- que utilizem os itens acima para compor os versos.


8º passo:

- Combinar com a turma a apresentação de alguns poemas dos alunos, caso desejem ler.
- Preparar a exposição dos poemas criados por eles, que serão colocados em um varal de poesias pendurado do lado de fora da sala para que mais pessoas possam ter acesso a eles.

Recursos Complementares

“O objetivo central em Língua Portuguesa é formar bons leitores e produtores de textos, que saibam apreciar suas qualidades, encontrar e compreender informações escritas, expressar-se de forma clara e adequada à intenção comunicativa. Portanto, atividades que envolvam leitura e produção de textos são essenciais para alcançar esse objetivo. Para aprender a escrever é preciso escrever, e o mesmo vale para a leitura. Na interação com este objeto de conhecimento — o texto — e com a ajuda do professor, o aluno poderá realizar essas aprendizagens.(...)
Para entrar em contato com os textos, os alunos que não são capazes ainda de ler com autonomia dependerão da ajuda do professor, que deve criar as estratégias para apoiar seus alunos nesse sentido. Uma estratégia fundamental é ler em voz alta para eles. Ouvindo a leitura em voz alta do professor, os leitores iniciantes vão se familiarizando com a estrutura sintática e com o vocabulário que caracteriza as diferentes modalidades de textos.”
http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/primeirosegmento/propostacurricular.pdf


http://www1.fapa.com.br/cadernosfapa/artigos/1edicao/educacao/trabalhando.pdf

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
A produção dos poemas pelos alunos será o instrumento utilizado pelo professor para avaliar a aprendizagem dos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • raquel araujo, cem castelo branco , Tocantins - disse:
    raquel-def16@hotmail.com

    19/06/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito insina muito


  • BERNARDETE SOUSA, Maria Bernardete Pereira de Sousa , Pernambuco - disse:
    berna.sousa@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    estou á procura de idéria para a formação de alfabetizadores do PBA EJA 1º segmento, essa idéias foi ótima. Parabéns ao autor.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.