16/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Trabalhar com o gênero entrevista, ouvir a opinião do outro, respeitá-la, interpretá-la e fazer o registro;
Discutir questões relacionadas ao meio ambiente;
1. Crianças que já estejam com a base alfabética consolidada, que tenham consciência de sílabas, rimas, inícios e terminações de palavras;
2. Que utilizem a escrita alfabética;
Esta atividade tem dois objetivos:
1- Trabalhar o gênero entrevista e propiciar aos alunos a reflexão crítica da mesma.
2- Discutir questões relacionadas ao meio ambiente.
Professor (a), você pode começar fazendo uma roda de conversa com seus alunos discutindo o que eles já sabem ou conhecem sobre meio ambiente. Caso sua escola possua laboratório de informática, nos “Recursos educacionais adicionados a aula”, apresento dicas de sites que você pode visitar com sua turma para enriquecer a discussão.
Leia com seus alunos a entrevista abaixo e converse com eles sobre o que eles entendem ou já ouviram falar sobre Meio Ambiente, sugiro alguns tópicos:
Coleta seletiva:
Separação do lixo:
Uso de sacolas descartáveis:
Tempo debaixo do chuveiro:
Depois, separe a turma em pequenos grupos e oriente-os a fazer a entrevista abaixo com adultos que trabalham na escola, de preferência que as crianças tenham menos contato, para que possam conhecer um pouco mais sobre aquela pessoa.
Atividade de interpretação da entrevista:
Converse com os colegas do seu grupo e juntos descubram se o entrevistado é uma pessoa que se preocupa com o meio ambiente de verdade. Por que vocês chegaram a esta conclusão?
Analise juntamente com os próprios alunos as produções realizadas coletivamente, explore as entrevistas e as interpretações que cada grupo fez, comente e discuta as possibilidades e variações que cada uma traz.
Juntos vocês podem depois registrar em forma de pequenos cartazes as dicas que foram dadas na entrevista e colar na sala de aula.
• Cartolinas, lápis de cor;
• Revistas para pesquisar e recortar gravuras;
• Biblioteca para realização da pesquisa;
• Caso a escola possua laboratório de informática com acesso a internet, você pode com seus alunos visitar sites relacionados ao meio ambiente, por exemplo:
http://www.plenarinho.gov.br/ecologia/Meio-ambiente ( textos informativos e dicas de como ajudar o meio ambiente)
http://www.meioambientecriancas.pr.gov.br/index.php ( jogos e brincadeiras relacionados a temática ambiental além de um dicionário voltado a esta temática)
http://oxigenio.etc.br/site/reutilizavel/ideias-bacanas-para-fazer-com-lixo/
(dicas para reaproveitar o lixo)
http://www.aparabolica.com.br/livrariadafisica/qaemquadrinhos/ ( tirinhas sobre meio ambiente)
http://www.canalkids.com.br/meioambiente/cuidandodoplaneta/index.htm ( textos educativos e divertidos para crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental)
http://campeche.inf.furb.br/sisga/pg4.html (cartilha sobre o lixo)
Como foi a participação das crianças no processo de realização e socialização das informações da entrevista. Elas compreenderam e atingiram o objetivo da proposta?
Como foi o processo de interpretação escrita da entrevista? As crianças conseguiram compreender e discernir as respostas do entrevistado?
Durante a socialização das respostas e das interpretações das entrevistas, como as crianças responderam às eventuais críticas? Seus alunos se interessaram e participaram deste processo?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!