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Por que o ferro gruda no imã?

 

16/11/2009

Autor e Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Perceber que os ímãs possuem a propriedade de atrair materiais que contém ferro.
- Conhecer o nome de alguns objetos e materiais que são atraídos pelo ímã.
- Conhecer uma lenda que fala da origem do ímã.

Duração das atividades
2 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Os ímãs naturais são encontrados na crosta terrestre. A magnetita, uma pedra preta de origem vulcânica, constituída de óxido de ferro é o ímã natural mais comum. Os ímãs atraem materiais que possuem em sua constituição ferro, níquel ou cobalto. Esses são chamados de materiais ferromagnéticos. Os ímãs também podem ser artificiais, feitos industrialmente. Estes são, atualmente, os mais utilizados.

Esta característica do ímã de atrair outros materiais desperta a atenção das crianças, levando-as a querer investigá-lo para descobrir o que existe no ímã que o faz atrair outros materiais e objetos. Ao estudar este assunto, estamos dando oportunidade às crianças de investigar fenômenos físicos que ocorrem à sua volta.

Esta aula será desenvolvida por meio de atividade experimental e uma lenda sobre o ímã. A atividade experimental se justifica por ser um recurso que permite a investigação da propriedade dos ímãs de atrair materiais aproximando-o de objetos diferentes e observando o que acontece, para então, levantar hipóteses sobre de que são feitos os objetos atraídos por ele. A atividade experimental, também propicia um planejamento conjunto com as crianças, orientando-as na investigação a ser realizada.


Desenvolvimento

Inicie a aula mostrando para os alunos alguns ímãs. Faça perguntas como as sugeridas a seguir:
- Alguém já brincou com ímãs? Como foi a brincadeira? Vocês gostaram de brincar com ímãs?

Ouça as respostas dos alunos e a seguir mostre um ímã e um prego. Aproxime o prego do ímã antes e apresente o desafio: Por que o prego gruda no ímã?

Escute as opiniões dos alunos e vá anotando no quadro. São idéias que podem ser apresentadas: Porque o ímã atrai o ferro; Porque o ímã agarra em ferro e o prego é de ferro; Porque o ímã puxa; Porque o ímã tem uma força, por isso gruda o ferro; Porque o ímã é magnético, dentre outras.

Escute as idéias apresentadas pelos alunos de sua turma e investigue as opiniões que não foram contra argumentadas de forma satisfatória pela turma. Para isso planeje com a turma a atividade experimental.

Professor, muitas opiniões apresentadas pelos alunos durante as aulas são formadas dentro de sua cultura e grupo social. Essas opiniões precisam ser vistas como conceitos espontâneos, idéias prévias, conhecimentos do senso comum sobre os quais os alunos precisam pensar com mais profundidade. É preciso analisar essas pré-concepções acerca dos fenômenos naturais e suas relações com os conceitos científicos. Para que isso ocorra devemos usar esse conhecimento como ponto de partida para a investigação do fenômeno apresentado em forma de desafio, como fizemos durante a aula. Ofereça-lhes oportunidade para se informarem, comparar suas opiniões com fatos científicos.

Leia no quadro, novamente, a pergunta desafio e as opiniões das crianças. Escreva no quadro o que deve ser feito; o que pode acontecer e os materiais necessários para realizar o experimento. Escute os alunos e anote no quadro as idéias deles.

O quadro seguinte foi preenchido com algumas sugestões que podem ser apresentadas pelas crianças. Entretanto, vale lembrar que é preciso ouvir o seu grupo de alunos para preencher e planejar o experimento de acordo com as idéias de sua turma.

O que vamos fazer? Que materiais vamos precisar? O que pode acontecer?

Aproximar o ímã de objetos variados de ferro e de outros materiais.

Encostar o ímã em cada um dos objetos e verificar qual deles é atraído por ele.

Ímã, alfinete, prego, borracha, clipes, moeda, tampa plástica, papel, pedaço de pano, madeira, vidro, lápis, papel alumínio

Os objetos que contém ferro podem ser atraídos pelo ímã.

Os objetos que não contém ferro também podem ser atraídos pelo ímã.

Os objetos q ue não contém ferro não podem ser atraídos pelo ímã.

Após o planejamento oriente os alunos na realização da atividade experimental, enquanto os grupos se organizam e realizam a experiência. Peça-lhes que separem os objetos que vão precisar e os organizem sobre a mesa. Decidam como testar cada material e quem vai começar. Aproximem o ímã de cada um dos objetos, separadamente e separem os objetos em dois conjuntos: Conjunto 1- Objetos atraídos pelo ímã. Conjunto 2 - Objetos não atraídos pelo ímã.

Anote as observações dos alunos verificando se aconteceu o esperado.

Sugestão de Registro
O que observamos Resultados Obtidos

O alfinete, o clipes, o prego, a moeda e o papel alumínio são atraídos pelo ímã.

A tampa plástica, o pedaço de pano, a madeira, o vidro, o lápis, o papel e a borracha não são atraídos pelo ímã.

Objetos de ferro são atraídos pelo ímã.

Objetos que não contém ferro não são atraídos pelo ímã.

Retome as opiniões iniciais das crianças e analise com elas aquelas que foram confirmadas, justificando o porquê. As opiniões a seguir são ideias que podem ser apresentadas pelas crianças. Faça um quadro como o sugerido a seguir com as idéias apresentadas por seus alunos.

Nossa opiniões sobre porque o prego gruda no ímã. Opinião confirmada? Por quê?

- Porque o ímã atrai o ferro.

- Porque o ímã agarra em ferro e o prego é de ferro.

- Porque o ímã puxa.

- Porque o ímã tem uma força, por isso gruda o ferro.

- Porque o ímã é magnético.

- Sim, todos os objetos que contém ferro foram atraídos pelo ímã.

- sim, objetos que contém ferro, como o prego, são atraídos pelo ímã.

- Sim, mas só os objetos que contém ferro.

- Sim, ele tem uma força. Essa força é própria do ímã. Ele tem a propriedade de atrair outros objetos e materiais que contém ferro.

- sim, o ímã é magnético, ou seja, é capaz de atrair objetos e materiais que contém ferro.

Professor, o ímã tem a propriedade de atrair outros objetos e materiais de ferro ou que contém ferro. O alfinete, o prego e a moeda são objetos que contém ferro. Sendo assim, são atraídos pelo ímã. O plástico, o pano, a madeira, o vidro e a borracha são objetos que não contém ferro. Sendo assim, não são atraídos pelo ímã. Os materiais atraídos pelo ímã são materiais magnéticos.

O ímã pode ser encontrado na natureza como pedra. São os ímãs naturais. Entretanto, como o ímã é um material muito usado em brinquedos, telefones, campainhas, geladeiras, também é fabricado usando ferro e aço.

A propriedade do ímã de atrair determinados materiais, desde muito tempo, desperta a curiosidade das pessoas. Cada pessoa tentava explicar essa propriedade dos ímãs de atrair outros materiais do seu jeito, até que essa propriedade passou a ser investigada pela ciência.

Leia para os alunos a lenda que conta como se deu a descoberta dessa pedra. Explique as crianças, se necessário, as características desse gênero textual. (As lendas são histórias sem autoria conhecida. Foram criadas em diferentes lugares e épocas para explicar fatos que intrigavam os seres humanos. Falam de heróis, heroínas, deuses, monstros e fatos fantásticos).

A lenda sobre o ímã conta uma história que aconteceu a muito tempo, na cidade de nome Magnésia, que fica num lugar muito distante daqui, lá na Ásia.

Magnes andava pelos campos, conduzindo seu rebanho. Um dia, Magnes e o seu rebanho subiam uma montanha muito alta. Como o caminho era difícil e cheio de pedras, Magnes sentia necessidade de ir se apoiando a um cajado, que espetava no chão. Um cajado é um bastão usado para apoiar, como as bengalas de hoje em dia.

A certa altura Magnes parou, por um momento. Verificou que não podia mover o cajado. Ele estava bem agarrado ao chão.

- "Que é que há?", perguntava Magnes à medida que se inclinava para examinar o cajado.

Com grande surpresa e espanto, verificou que a ponta do cajado estava fortemente agarrada a uma grande rocha preta, e que era preciso bastante força para retirá-lo.

O cajado de Magnes tinha sido atraído por uma magnetita, rocha que tem a propriedade de atrair o ferro. O nome magnetita foi atribuído a essa rocha pelos gregos em homenagem a Magnes.

Quando as pessoas souberam do acontecido, tiveram a ideia de quebrar a magnetita e verificar que materiais ela atraía. Só mais tarde descobriram que a magnetita é um ímã natural encontrado em várias partes do mundo.

Após contar a história, faça perguntas a turma de modo que os alunos tenham oportunidade de diferenciar fantasia e realidade. Para isso podem ser apresentadas questões como:
- Que fatos contados na história são verdadeiros? Podem ser confirmados?
- Que fatos podem ter sido inventados?

Professor, foi Tales de Mileto (cerca de 640 a.C.-546 a.C.), sábio grego, nascido em Mileto, hoje Turquia, quem primeiro observou essa rocha encontrada ao norte da Grécia antiga (hoje conhecida como Magnésia) e verificou que ela apresentava a propriedade de atrair pedaços de ferro. Acredita-se por isso, que a palavra em si – magnetismo – tenha como origem mais provável o nome da localidade grega, Magnésia, a qual se encontra na natureza como um ímã natural, capaz de atrair objetos de ferro.

Imagem retirada de http://pt.wikipedia.org/wiki/Magn%C3%A9sia (acesso em 19/10/2009)

Hoje, a magnetita é reconhecida quimicamente como óxido de ferro (Fe3O4), e com o passar dos anos foi-se descobrindo as propriedades e as utilidades desse material.

Hoje podemos ver a grande aplicação das propriedades dos ímãs na construção de geladeiras, telefones, brinquedos, instrumentos de orientação com a bússola, dentre outros.

Avaliação

Organizar os alunos em roda. Distribuir para cada criança um objeto: borracha, clipes, chave, estojo de metal, dentre outros. Cada aluno deverá falar se o objeto que ele recebeu é ou não atraído pelo ímã e porquê. Após isto, testar se sua opinião está correta. Ainda em roda, avaliar com as crianças a aula com perguntas como:
- O que fizemos hoje?
- Como a experiência ajudou a estudar o assunto?
- O que aprendemos?

Atividade de Casa

Proponha a atividade de para casa para aplicação do aprendido sobre o imã em outras situações do cotidiano.


Para responder o desafio do para casa de hoje você vai fazer uma brincadeira.
Você vai desenhar uma borboleta numa folha de papel e recortá-la. Você vai prender o clipe no corpo da borboleta. Usando um ímã você vai investigar que materiais permitem movimentar a borboleta.
Você poderá colocar a borboleta, por exemplo, sobre uma folha de papel e, usando o ímã, por baixo da folha, você ira tentar movimentar a borboleta.

Agora é com você:
- Escolha outros lugares que você poderá colocar a borboleta e usar o ímã para movimentá-la.
- Escreva o nome dos lugares que você escolheu.

Peça às crianças que falem o nome dos lugares em que conseguiram movimentar a borboleta e explicar porque isto aconteceu.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
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Opiniões

  • luca, abc , São Paulo - disse:
    lucaturazzi@hotmail.com

    25/04/2013

    Uma estrela

    "... e o papel alumínio são atraídos pelo imã." Essa afirmacão esta errada!!! O alumio não pode ser atraído pelo imã!! Favor arrumar esse ERRO!


  • Elisa Poli Chiachio, Colégio Santa Terezinha , São Paulo - disse:
    elisapolichiachio@yahoo.com.br

    09/02/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito, principalmente a ideia de atividade de casa. Parabéns!


  • antonio almeida, em casa , Pernambuco - disse:
    saulolira2008@hotmail.com

    10/07/2011

    Cinco estrelas

    gostei muito da aula,tenho 37 anos e não sabia porque o imã atraía materiais metalicos muito obrigado pelo esclarecimento!


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