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O debate na imprensa sobre a lei antifumo

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
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SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher e Lívia R. Bardy.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Saúde Negociação de comportamentos para o convívio social
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as diferentes formas de tratamento de uma notícia dado pelos diferentes veículos de comunicação, compreender o papel de formador de opinião dos veículos de comunicação e exercitar o espírito crítico em relação às informações publicadas nos jornais.

Duração das atividades
100 horas (duas horas/aulas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula
- Aula interativa;

- Uso de jornais e notícias disponíveis na Internet.

- Uso do Laboratório de Informática.

 

Motivação

O professor poderá iniciar esta aula, estando os alunos em sala de aula sentados em roda, questionando a opinião deles sobre a lei antifumo. Pergunte se eles conhecem pessoas que fumam e que mudaram seus hábitos em função da referida lei. Além disso, pergunte também se eles conhecem estabelecimentos comerciais ou lugares públicos que tiveram que alterar suas normas para se adequar à nova lei; e se eles conhecem as opiniões que são contrárias a lei antifumo. Tente estimular os alunos a expressar livremente sua opinião, mesmo que estas sejam polêmicas e contrária a lei. Sugira, depois do debate, que a turma pesquise mais sobre o assunto lendo na Internet algumas notícias sobre o tema.

 

Atividade 1

 

No laboratório de informática, com os alunos sentados em duplas, o professor poderá apresentar as reportagens disponíveis abaixo (Figs. 1, 2 e 3).

 

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Figura 1 – Lei antifumo muda a rotina dos estabelecimentos comerciais. Disponível em: 

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=205284&c=557&q=Mais+de+90+dos+locais+se+adaptaram+%E0+lei+antifumo Acesso em: 20 Out. 2009

 

Figura 2 – Justiça questiona a Lei antifumo. Disponível em: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/10/05/lei-antifumo-considerada- inconstitucional-pela-justica-767914873.asp

Figura 3 – Estabelecimentos questionam as multas da Lei antifumo. Disponível em:

http://eptv.globo.com/noticias/noticias_interna.asp x?274736

Figura 4 – Depois de dois meses fiscalização continua. Disponível em: http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=58539

Depois da leitura das reportagens, peça que as duplas listem os principais argumentos contra e a favor da lei antifumo. Se preferir o professor poderá indicar um roteiro para a organização das ideias e das informações obtidas com a leitura. Observamos que abaixo sugerimos um roteiro para ajudar na organização do material informativo.

Roteiro de organização do material informativo:

  • Quais são os principais argumentos a favor da lei antifumo?

  • Quais são os argumentos contrários?

  • Porque a iniciativa privada entrou com um processo de inconstitucionalidade contra a lei?

  • Qual a principal reclamação dos donos de bares e restaurantes contra a lei antifumo?

  • Apesar das reclamações a lei antifumo tem sido cumprida pelos estabelecimentos?

Atividade 2

Ainda no laboratório de informática proponha que os alunos pesquisem mais sobre a lei antifumo aplicada no estado de São Paulo no site oficial da lei.

Recurso:

Link do portal da Lei antifumo.

http://www.leiantifumo.sp.gov.br

Acessado: 02 set. 2009.

Figura 5 – Imagem do portal Lei antifumo.

Para encerrar a atividade sugira que as duplas desenvolvam um texto sobre a polêmica da lei, destacando tanto os benefícios a lei quanto os pontos que são criticados pelos setores da sociedade atingidos.

O professor ainda poderá sugerir, para dinamizar a atividade final, que a turma se divida em dois grupos e organize um debate sendo um grupo representando os que defendem toda a lei e outro grupo dos que criticam alguns dos pontos da lei, após o debate a turma poderá organizar uma votação simulando a aprovação ou não da lei para a classe.

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação deverá recair sobre a compreensão da turma em relação ao debate, exposto pela mídia, sobre a polêmica em torno da aplicação da lei antifumo. Também o professor deverá avaliar o processo de composição dos textos produzidos a partir do material consultado.

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