23/11/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher e Lívia R. Bardy.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Negociação de comportamentos para o convívio social |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Identificar as diferentes formas de tratamento de uma notícia dado pelos diferentes veículos de comunicação, compreender o papel de formador de opinião dos veículos de comunicação e exercitar o espírito crítico em relação às informações publicadas nos jornais.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
- Uso de jornais e notícias disponíveis na Internet.
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
O professor poderá iniciar esta aula, estando os alunos em sala de aula sentados em roda, questionando a opinião deles sobre a lei antifumo. Pergunte se eles conhecem pessoas que fumam e que mudaram seus hábitos em função da referida lei. Além disso, pergunte também se eles conhecem estabelecimentos comerciais ou lugares públicos que tiveram que alterar suas normas para se adequar à nova lei; e se eles conhecem as opiniões que são contrárias a lei antifumo. Tente estimular os alunos a expressar livremente sua opinião, mesmo que estas sejam polêmicas e contrária a lei. Sugira, depois do debate, que a turma pesquise mais sobre o assunto lendo na Internet algumas notícias sobre o tema.
Atividade 1
No laboratório de informática, com os alunos sentados em duplas, o professor poderá apresentar as reportagens disponíveis abaixo (Figs. 1, 2 e 3).
Figura 1 – Lei antifumo muda a rotina dos estabelecimentos comerciais. Disponível em:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=205284&c=557&q=Mais+de+90+dos+locais+se+adaptaram+%E0+lei+antifumo Acesso em: 20 Out. 2009
Figura 2 – Justiça questiona a Lei antifumo. Disponível em: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/10/05/lei-antifumo-considerada- inconstitucional-pela-justica-767914873.asp
Figura 3 – Estabelecimentos questionam as multas da Lei antifumo. Disponível em:
http://eptv.globo.com/noticias/noticias_interna.asp x?274736
Figura 4 – Depois de dois meses fiscalização continua. Disponível em: http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=58539
Depois da leitura das reportagens, peça que as duplas listem os principais argumentos contra e a favor da lei antifumo. Se preferir o professor poderá indicar um roteiro para a organização das ideias e das informações obtidas com a leitura. Observamos que abaixo sugerimos um roteiro para ajudar na organização do material informativo.
Roteiro de organização do material informativo:
Quais são os principais argumentos a favor da lei antifumo?
Quais são os argumentos contrários?
Porque a iniciativa privada entrou com um processo de inconstitucionalidade contra a lei?
Qual a principal reclamação dos donos de bares e restaurantes contra a lei antifumo?
Apesar das reclamações a lei antifumo tem sido cumprida pelos estabelecimentos?
Atividade 2
Ainda no laboratório de informática proponha que os alunos pesquisem mais sobre a lei antifumo aplicada no estado de São Paulo no site oficial da lei.
Recurso:
Link do portal da Lei antifumo.
http://www.leiantifumo.sp.gov.br
Acessado: 02 set. 2009.
Figura 5 – Imagem do portal Lei antifumo.
Para encerrar a atividade sugira que as duplas desenvolvam um texto sobre a polêmica da lei, destacando tanto os benefícios a lei quanto os pontos que são criticados pelos setores da sociedade atingidos.
O professor ainda poderá sugerir, para dinamizar a atividade final, que a turma se divida em dois grupos e organize um debate sendo um grupo representando os que defendem toda a lei e outro grupo dos que criticam alguns dos pontos da lei, após o debate a turma poderá organizar uma votação simulando a aprovação ou não da lei para a classe.
A avaliação deverá recair sobre a compreensão da turma em relação ao debate, exposto pela mídia, sobre a polêmica em torno da aplicação da lei antifumo. Também o professor deverá avaliar o processo de composição dos textos produzidos a partir do material consultado.
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