Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Malabarismo do Circo

 

17/11/2009

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer os malabares como constituinte das atividades circenses, vivenciar a prática dos malabares bem como a confecção dos mesmos com materiais alternativos.

Duração das atividades
100 minutos / 2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O universo do circo e seus principais movimentos e o seu histórico.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: Espaços abertos ou não

Material: Fotos, bexigas, painço (comida de periquito), garrafas pet e tesoura

Atividade 1

Reunir a turma e perguntar o que é malabarismo. Após as respostas, apresentar as fotografias e os vídeos abaixo (com malabares como swing poi, aros, bolas, pinos, diabolô, bola de contato...) e explicar como é realizada, bem como os materiais utilizados em cada uma delas. 

01

http://farm3.static.flickr.com/2059/2324785229_7953c8b03c.jpg

02
http://jockers.files.wordpress.com/2008/03/foto4site.jpg

02
http://www.laurie.com.br/wordpress/wp-content/uploads/antigas/20050216-menininho-malabares-close.jpg

04
http://farm1.static.flickr.com/117/278309212_1f03b0735a.jpg

05
http://www.circomique.de/Diabolo02.jpg

Vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=hsKBKjMeg9c (bolas)
http://www.youtube.com/watch?v=_fxmlj23keo&feature=related (bola de contato)
http://www.youtube.com/watch?v=NSuD_BdG2Yo (swing poi)
http://www.youtube.com/watch?v=HrH-PfQP1PQ (diabolô)
http://www.youtube.com/watch?v=1ypnZCF0ZLo (arco)

Em seguida, perguntar se existe um único jeito de fazer os movimentos dos malabares. Posteriormente ao relato dos alunos, explicar que devido ao grande número de objetos que podem ser manuseados, lançados e equilibrados, o número de combinações possíveis para esta prática é infinita e depende exclusivamente do gosto e da habilidade do malabarista.

Atividade 2

Construir, junto com os alunos, as bolinhas para os malabares com materiais alternativos e baratos. Para a construção das bolinhas, cada aluno deverá ter: 9 bexigas; 300 gramas de painço; 2 garrafas pet (uma servirá de funil) e 1 tesoura (este material pode ser pedido em uma aula anterior para os alunos). Para a construção das bolinhas, utilizaremos esta seqüência:

1 - corte uma das garrafas pet, deixando-a como um funil;

2 - coloque 1 terço do painço na outra garrafa pet, utilizando o funil;

3 - prenda uma bexiga no gargalo da garrafa e faça com que o ar que está dentro da garrafa vá para dentro da bexiga, transferindo o painço na seqüência;

4 - retire todo o ar da bexiga e amarre-a;

5 - corte as outras duas bexigas, mais ou menos na altura do gargalo e encape a primeira bolinha;

6 – repita esta operação com o restante do material para criamos três bolinhas e utilize a criatividade para enfeitá-las.

Atividade 3

Com as 3 bolinhas já pront as, pedir que criem mo vimentos de lançamento , manuseio e equilíbrio com os malabares.

Atividade 4

Realizar o movimento básico do malabarismo (cascata) seguindo as orientações abaixo:

“Você deverá iniciar com uma bola, lançando-a na altura dos olhos (1). Depois de ter realizado com certa facilidade, passaremos para a fase seguinte, com duas bolas: jogue a 1ª e, quando ela estiver no ponto mais alto, lance a 2ª (2). Agora começa a dificultar, pois realizaremos com três bolas: a 1ª e a 3ª estão na mão direita. A 2ª na esquerda. Lance a 2ª quando a 1ª chegar ao ponto mais alto (3). Quando a 2ª chegar ao alto, lance a 3ª (4).

Fonte: Educação Física / vários autores. – Curitiba: Secretaria de Estado da Educação-PR, 2006. – 248 p.

Se a atividade estiver fácil para alguns alunos, peça-os que realizem com 4, 5 bolinhas e assim por diante.

Recursos Complementares

Avaliação

Pesquisar em casa outros tipos de materiais que podem ser utilizados como malabar para serem utilizados em uma próxima aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.