17/11/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Reconhecer os malabares como constituinte das atividades circenses, vivenciar a prática dos malabares bem como a confecção dos mesmos com materiais alternativos.
O universo do circo e seus principais movimentos e o seu histórico.
Espaço: Espaços abertos ou não
Material: Fotos, bexigas, painço (comida de periquito), garrafas pet e tesoura
Reunir a turma e perguntar o que é malabarismo. Após as respostas, apresentar as fotografias e os vídeos abaixo (com malabares como swing poi, aros, bolas, pinos, diabolô, bola de contato...) e explicar como é realizada, bem como os materiais utilizados em cada uma delas.
http://farm3.static.flickr.com/2059/2324785229_7953c8b03c.jpg
http://jockers.files.wordpress.com/2008/03/foto4site.jpg
http://www.laurie.com.br/wordpress/wp-content/uploads/antigas/20050216-menininho-malabares-close.jpg
http://farm1.static.flickr.com/117/278309212_1f03b0735a.jpg
http://www.circomique.de/Diabolo02.jpg
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=hsKBKjMeg9c (bolas)
http://www.youtube.com/watch?v=_fxmlj23keo&feature=related (bola de contato)
http://www.youtube.com/watch?v=NSuD_BdG2Yo (swing poi)
http://www.youtube.com/watch?v=HrH-PfQP1PQ (diabolô)
http://www.youtube.com/watch?v=1ypnZCF0ZLo (arco)
Em seguida, perguntar se existe um único jeito de fazer os movimentos dos malabares. Posteriormente ao relato dos alunos, explicar que devido ao grande número de objetos que podem ser manuseados, lançados e equilibrados, o número de combinações possíveis para esta prática é infinita e depende exclusivamente do gosto e da habilidade do malabarista.
Construir, junto com os alunos, as bolinhas para os malabares com materiais alternativos e baratos. Para a construção das bolinhas, cada aluno deverá ter: 9 bexigas; 300 gramas de painço; 2 garrafas pet (uma servirá de funil) e 1 tesoura (este material pode ser pedido em uma aula anterior para os alunos). Para a construção das bolinhas, utilizaremos esta seqüência:
1 - corte uma das garrafas pet, deixando-a como um funil;
2 - coloque 1 terço do painço na outra garrafa pet, utilizando o funil;
3 - prenda uma bexiga no gargalo da garrafa e faça com que o ar que está dentro da garrafa vá para dentro da bexiga, transferindo o painço na seqüência;
4 - retire todo o ar da bexiga e amarre-a;
5 - corte as outras duas bexigas, mais ou menos na altura do gargalo e encape a primeira bolinha;
6 – repita esta operação com o restante do material para criamos três bolinhas e utilize a criatividade para enfeitá-las.
Atividade 3Com as 3 bolinhas já pront as, pedir que criem mo vimentos de lançamento , manuseio e equilíbrio com os malabares.
Realizar o movimento básico do malabarismo (cascata) seguindo as orientações abaixo:
“Você deverá iniciar com uma bola, lançando-a na altura dos olhos (1). Depois de ter realizado com certa facilidade, passaremos para a fase seguinte, com duas bolas: jogue a 1ª e, quando ela estiver no ponto mais alto, lance a 2ª (2). Agora começa a dificultar, pois realizaremos com três bolas: a 1ª e a 3ª estão na mão direita. A 2ª na esquerda. Lance a 2ª quando a 1ª chegar ao ponto mais alto (3). Quando a 2ª chegar ao alto, lance a 3ª (4).
Fonte: Educação Física / vários autores. – Curitiba: Secretaria de Estado da Educação-PR, 2006. – 248 p.
Se a atividade estiver fácil para alguns alunos, peça-os que realizem com 4, 5 bolinhas e assim por diante.
Pesquisar em casa outros tipos de materiais que podem ser utilizados como malabar para serem utilizados em uma próxima aula.
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25/09/2012
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