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Uma propaganda sem preconceito: Todos diferentes todos iguais

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias LIma

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Acompanhar leituras em voz alta feitas pelo professor.
• Analisar criticamente mensagens publicitárias.
• Conhecer a legislação que proíbe e pune a prática de racismo na sociedade brasileira.
• Conhecer e valorizar a diversidade cultural brasileira, respeitar diferenças de gênero,
geração, raça e credo, fomentando atitudes de não-discriminação.
• Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.
• Identificar os recursos visuais utilizados nesse texto e compreender sua função: tipo e tamanho das letras, cores, ilustrações, tamanho do papel.
• Interessar-se pelo debate de idéias e pela fundamentação de seus argumentos.
• Respeitar a variedade lingüística que caracteriza a comunidade dos falantes da Língua Portuguesa.
• Valorizar a democracia, desenvolvendo atitudes participativas, conhecer direitos e deveres da cidadania.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; 01 aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Gênero textual propaganda: forma composicional, estilo, função e contexto de circulação.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa
- leitura de imagens

1º passo:

- Discute com os alunos o gênero textual propaganda: sua forma composicional, estilo, função e contexto de circulação. Poderá fazer um breve levantamento de propagandas de que eles se lembram na TV, no rádio, na rua, etc.

- O professor apresenta a propaganda:

(Propaganda afixada no tapume à frente de um casarão velho e abandonado em uma rua de Lisboa – Portugal – Agosto de 2007 – Fotografia: Mirian Chaves).

- Propõe a leitura da propaganda incluindo a leitura da  imagem e a discussão do que cada um entendeu dela (esclarecer que como é uma propaganda de Portugal, o verbo está na 2ª pessoa, de acordo com a fala deles).

Discutir com os alunos:
- Se a propaganda fosse escrita no Brasil, como seria?
- O que a palavra “VÊS” que dizer? (Olhar, reparar, por sentido, valorizar).
- O que esta frase quer dizer “Quando vês nacionalidade, raça ou credo não vês a pessoa.
- Esta campanha é em prol, a favor de que? Ela é contra o quê?
- Por que está escrito: todos diferentes todos iguais? (Somos iguais ou somos diferentes? Ou somos os dois? Como somos iguais e diferentes ao mesmo tempo?)
- Já sentiram ou vivenciaram algum preconceito? Que tipo de preconceito?
- Como podemos acabar com o preconceito?

2º passo: Cópia em cartaz ou folha A4 para ser afixado em sala da legislação que proíbe e pune a prática de racismo na sociedade brasileira:

Lei Nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989
Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)
Art. 2º (Vetado).
Art. 3º Impedir ou obstar o acesso de alguém, devidamente habilitado, a qualquer cargo da Administração Direta ou Indireta, bem como das concessionárias de serviços públicos.
Pena: reclusão de dois a cinco anos.
Art. 4º Negar ou obstar emprego em empresa privada.
Pena: reclusão de dois a cinco anos.
Art. 5º Recusar ou impedir acesso a estabelecimento comercial, negando-se a servir, atender ou receber cliente ou comprador.
Pena: reclusão de um a três anos.
Art. 6º Recusar, negar ou impedir a inscrição ou ingresso de aluno em estabelecimento de ensino público ou privado de qualquer grau.
Pena: reclusão de três a cinco anos.
Parágrafo único. Se o crime for praticado contra menor de dezoito anos a pena é agravada de 1/3 (um terço).
Art. 7º Impedir o acesso ou recusar hospedagem em hotel, pensão, estalagem, ou qualquer estabelecimento similar.
Pena: reclusão de três a cinco anos.
Art. 8º Impedir o acesso ou recusar atendimento em restaurantes, bares, confeitarias, ou locais semelhantes abertos ao público.
Pena: reclusão de um a três anos.
Art. 9º Impedir o acesso ou recusar atendimento em estabelecimentos esportivos, casas de diversões, ou clubes sociais abertos ao público.
Pena: reclusão de um a três anos.
Art. 10. Impedir o acesso ou recusar atendimento em salões de cabelereiros, barbearias, termas ou casas de massagem ou estabelecimento com as mesmas finalidades.
Pena: reclusão de um a três anos.
Ver na íntegra: http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/111031/lei-7716-89

- O professor faz a leitura do texto e discute com os alunos: Por que será que esta lei foi criada?

3º Passo:

- O professor propõe que cada aluno es colha um tipo de preconceito: racial, religioso, etc... Com o tema escolhido, a tarefa é que cada aluno escreva uma frase dando o seu recado contra o tipo de preconceito escolhido (A professora vai passando de carteira em carteira, lendo com o aluno e ajudando-o a elaborar sua frase, sugerindo melhorá-la, depois incentiva a ilustração).

- O professor propõe à turma a organização de um mural para a sala ou para ser colocado na escola. No mural serão colocadas as frases criadas pela turma. É importante escolher um título para o mural.

Recursos Complementares

Legislação que proíbe e pune a prática de racismo na sociedade brasileira.
Artigo 140 do Código Penal - Decreto-lei 2848/40
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:
§ 1º - O juiz pode deixar de aplicar a pena:
I - quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria;
II - no caso de retorsão imediata, que consista em outra injúria.
§ 2º - Se a injúria consiste em violência ou vias de fato, que, por sua natureza ou pelo meio empregado, se considerem aviltantes:
§ 3o Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: (Redação dada pela Lei nº 10.741, de 2003)
http://www.jusbrasil.com.br/busca?q=artigo+140+do+codigo+penal&s=noticias

 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
A frase criada pelo aluno e a organização do mural serão instrumentos para o professor avaliar a aprendizagem dos alunos.

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