Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Do Carcará ao lobo Guará: o Kung fu brasuca

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno com essa aula poderá conhecer um pouco mais da tradicional luta oriental Kung Fu e desenvolver sua capacidade de observação e criação de movimentos a partir de animais da fauna brasileira.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários
Estratégias e recursos da aula

O Kung fu é uma arte marcial bastante retratada na mídia e que vem sendo explorada de forma indiscriminada e estereotipada nos filmes de ação da atualidade. Apesar de haver divergências no que diz respeito à sua origem, o consenso esta na percepção do Kung Fu como um sistema de lutas desenvolvido na China que surge a partir da observação de animais.

Atividade I
Duração: aproximadamente 30 min

Em uma sala com recursos audiovisuais apresentar para os alunos o vídeo abaixo que apresenta resumidamente a historia do Kung fu:

Apresentar então os seguintes vídeos que retratam diferentes estilos do kung fu e pedir que os alunos identifiquem quais as inspirações para cada estilo, ou seja, qual o animal referente a cada vídeo.

Nesse momento é importante que o professor levante com os alunos as questões referentes aos movimentos vistos, por exemplo, porque determinada movimentação lembra determinado animal? Eles conseguem identificar movimentos de ataque, defesa e de deslocamento? Chamar a atenção para a diversidade de animais que foram inspiração para os estilos.

Atividade II
Duração: Aproximadamente: 30 min

Pedir que os alunos se dividam em grupos de 4 integrantes e que realizem uma pequena pesquisa sobre algum animal típico na fauna brasileira, suas características físicas, seus hábitos, como ele ataca, como ele se defende e como é seu deslocamento. Essa pesquisa pode ser desenvolvida ou em um laboratório de informática que tenha acesso à internet, ou em uma biblioteca, dependendo das peculiaridades de cada escola. Têm-se aqui uma ótima possibilidade de diálogo entre diferentes áreas de conhecimento, nesse caso a Educação Física e a Biologia. Outra possibilidade de variação é que essa atividade seja feita a partir da observação real do animal, seja ele em seu ambiente natural ou em algum Instituto Zoobotânico.

Atividade III
Duração: aproximadamente – 30 min

Agora que os estudantes já conhecem bem as características do animal escolhido, eles deverão, com base em sua pesquisa, desenvolver três movimentações de ataque, três de defesa e três de deslocamento. É importante que o professor chame a atenção de seus alunos para as inúmeras possibilidades ao redor de cada movimento, ou seja, variações de ritmo, de velocidade, de direção, de planos (próximo ao chão, altura normal ou saltando), de partes do corpo envolvidas e etc...
Alem disso, os alunos não devem revelar para os outros grupos qual foi seu animal de inspiração pois ao final da montagem cada grupo irá apresentar uma sequência com as movimentações criadas e todos tentarão acertar qual o animal escolhido.

Avaliação

AVALIAÇÃO:
Duração: aproximadamente – 10min

Ao final da aula os alunos em roda deverão discutir rapidamente a respeito do trabalho, qual foram as dificuldades e facilidades. Cada grupo poderá sugerir modificações nos movimentos dos colegas para que esses se aproximem mais da proposta inicial. Depois de encerradas as atividades, cada grupo criará em casa, uma cartilha que explique seu estilo e o animal de inspiração. Incentive seus alunos a utilizarem fotos e desenhos, tanto do animal quanto dos próprios movimentos criados.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • MARCUS, uniabeu , Rio de Janeiro - disse:
    MVNAPISTA@HOTMAIL.COM

    14/05/2013

    Três estrelas

    oláaa legal a parte teórica ,porém acho q ficou um pouco deficiente quanto a parte prática ,sou praticante de kung fu tbm e estou me formando em ed. física , seria legal mostrar tbm um pouco das práticas .... estou querendo montar um trabanlho e tenho que fazer um plano de aula ... se tiver alguma idéia ,favor mandar para esse email... desde ja agradeço...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.