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Brinquedos e Brincadeiras: como e com que brincavam nossos pais?

 

30/10/2009

Autor e Coautor(es)
Josélia Soares Nunes dos Santos
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Resgatar as brincadeiras da época de seus pais;

- vivenciar as brincadeiras e representá-las;

- discutir as regras das brincadeiras desenvolvidas.

Duração das atividades
A aula terá quatro momentos de aproximadamente 15 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula é necessário que esteja claro para as crianças, o tema que o grupo está estudando: brinquedos e brincadeiras.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

Enviar uma atividade para casa pedindo que os pais listem algumas brincadeiras preferidas de sua infância e registrem como se brinca passo a passo. Eles devem informar o nome da brincadeira, suas regras, com quantas pessoas se brinca etc.

2º Momento:

No dia seguinte, na roda inicial, o professor deverá ler para as crianças as brincadeiras preferidas de seus pais na época da infância. Depois listar essas brincadeiras e expor no mural da sala.

Brincadeira escolhida: Elefante colorido

3º Momento:

Selecionar as brincadeiras que forem possíveis realizar com crianças dessa idade (3 e 4 anos) e com elas escolher uma para que possam brincar. Por exemplo, para a brincadeira elefante colorido o professor deve sentar com as crianças para falar das regras antes da execução. Durante a realização observar como as crianças brincam e retomar as regras sempre que for necessário, ou seja, se alguma das crianças não conseguir cumpri-las.

4º Momento:

Concluída a brincadeira a professora deve voltar para a sala com as crianças e orientá-las para o registro da brincadeira. A professora deve chamar a atenção das crianças em relação ao corpo, destacando no rosto (os olhos, o nariz, a boca) no tronco, os membros superiores e inferiores (braços, pernas e mãos).

Avaliação

O  professor poderá avaliar:

- o nível de envolvimento das crianças na hora da brincadeira;

- se as crianças conseguem compreender as regras estabelecidas antes de iniciar a brincadeira, respeitando-as durante a realização da mesma;

- o nível do desenho das crianças.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • joelma, ESCOLA MUNICIPAL FREI DAMIÃO , Paraíba - disse:
    joiarara15@gmail.com

    18/10/2013

    Cinco estrelas

    Adorei, estava procurando sugestões de atividades sobre brinquedo e brincadeira e me deparei com essa maravilha. Parabéns!


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