30/10/2009
Maria de Fátima Araújo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
- Resgatar as brincadeiras da época de seus pais;
- vivenciar as brincadeiras e representá-las;
- discutir as regras das brincadeiras desenvolvidas.
Para realização desta aula é necessário que esteja claro para as crianças, o tema que o grupo está estudando: brinquedos e brincadeiras.
1º Momento:
Enviar uma atividade para casa pedindo que os pais listem algumas brincadeiras preferidas de sua infância e registrem como se brinca passo a passo. Eles devem informar o nome da brincadeira, suas regras, com quantas pessoas se brinca etc.
2º Momento:
No dia seguinte, na roda inicial, o professor deverá ler para as crianças as brincadeiras preferidas de seus pais na época da infância. Depois listar essas brincadeiras e expor no mural da sala.
Brincadeira escolhida: Elefante colorido
3º Momento:
Selecionar as brincadeiras que forem possíveis realizar com crianças dessa idade (3 e 4 anos) e com elas escolher uma para que possam brincar. Por exemplo, para a brincadeira elefante colorido o professor deve sentar com as crianças para falar das regras antes da execução. Durante a realização observar como as crianças brincam e retomar as regras sempre que for necessário, ou seja, se alguma das crianças não conseguir cumpri-las.
4º Momento:
Concluída a brincadeira a professora deve voltar para a sala com as crianças e orientá-las para o registro da brincadeira. A professora deve chamar a atenção das crianças em relação ao corpo, destacando no rosto (os olhos, o nariz, a boca) no tronco, os membros superiores e inferiores (braços, pernas e mãos).
O professor poderá avaliar:
- o nível de envolvimento das crianças na hora da brincadeira;
- se as crianças conseguem compreender as regras estabelecidas antes de iniciar a brincadeira, respeitando-as durante a realização da mesma;
- o nível do desenho das crianças.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/10/2013
Cinco estrelasAdorei, estava procurando sugestões de atividades sobre brinquedo e brincadeira e me deparei com essa maravilha. Parabéns!