Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lateralidade ensino especial

 

24/11/2009

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer lados direito e esquerdo

Trabalhar alternadamente

Ritmo

Orientação espacial

Equilíbrio dinâmico

Duração das atividades
2 aulas (de 50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio precisa ser trabalhado

Estratégias e recursos da aula

ATV1

Juntar a turma no pátio da escola e discutir com os alunos o conceito de alternância. Dar exemplos básicos para o equilíbrio, tais como andar ou correr e ter a alternância entre os membros inferiores e superiores, ou mesmo para que serve o braço em rodopio no caso do peão de rodeio. (Que é justamente para aumentar o equilíbrio do peão)

Formar com a turma, dois grupos.

Professor: Fique atento às panelinhas, pois se os alunos com melhor proficiência motora se unirem, a brincadeira ficará sem motivação para a sua finalização. Mescle os alunos para que o jogo se mantenha interessante.

ATV1

Faça uma linha no pátio da escola ou uma marca com fita crepe, forme uma fila e peça que os alunos caminhem sobre o risco ou a marcação, um a um. Cada aluno dará o menor número de passos possíveis.

ATV3

Mantenha os alunos na mesma posição e solicite que eles dêm agora, o maior número de passos possíveis.

ATV4

Analise com eles o grau de dificuldade encontrado no primeiro e no segundo.

chame a atenção dos alunos para o uso dos braços no equilíbrio e na necessidade de abri-los para se manter em cima da linha.

atv5

Desafie os alunos para uma disputa. Agora, pisando fora, o aluno comete uma falta e deve voltar ao final da fila para nova tentativa e o aluno da equipe adversária começa o trajeto.

Inicie com palmas: o professor inicia a atividade batendo palmas e os alunos o acompanharão. Se o rítmo de palmas aumentar, os passos terão que aumentar, se diminuir, terá que ser diminuído. e se pararem as palmas, o aluno terá que se manter, como no momento em que se encontrava quando as palmas foram interrompidas.

atv6

Agora o aluno pula em um pé só e sem as palmas, repetindo todo o processo

atv7

Em seguida, o aluno pula com o pé que não é do seu lado dominante, e volta alternando: dois passos um pulo com o pé direito, dois passos um pulo com o pé esquerdo, e assim sucessivamente

Se o aluno conseguir andar todo tempo em cima da linha durante o trajeto, forma-se uma nova fila do outro lado. Quando a equipe estiver com todos os membros do outro lado, se terá a equipe vencedora.

Dica 2 

Caso exista um aluno que não consiga por qualquer motivo executar a atividade, deve-se adaptar as regras para que não cause frustação. Caso haja um cadeirante, por exemplo, pedir para que ele ande com uma das rodas sobre a linha.

Incentive-o na participação não deixando que a sua atividade seja inferior a dos alunos regulares.

A brincadeira deve ter variantes para dificultar o processo gradativamente. O aluno começa andando, sem poder correr. Depois corre. Depois ele vai pulando com o pé que não é do lado dominante dele. Por último, pode-se escolher um trajeto bem menor e os alunos farão a trajetória de olhos vendados.

Avaliação

Poderá ser medida imediatamente através do interesse dos alunos.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.