24/11/2009
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Reconhecer lados direito e esquerdo
Trabalhar alternadamente
Ritmo
Orientação espacial
Equilíbrio dinâmico
Nenhum conhecimento prévio precisa ser trabalhado
Juntar a turma no pátio da escola e discutir com os alunos o conceito de alternância. Dar exemplos básicos para o equilíbrio, tais como andar ou correr e ter a alternância entre os membros inferiores e superiores, ou mesmo para que serve o braço em rodopio no caso do peão de rodeio. (Que é justamente para aumentar o equilíbrio do peão)
Formar com a turma, dois grupos.
Professor: Fique atento às panelinhas, pois se os alunos com melhor proficiência motora se unirem, a brincadeira ficará sem motivação para a sua finalização. Mescle os alunos para que o jogo se mantenha interessante.
Faça uma linha no pátio da escola ou uma marca com fita crepe, forme uma fila e peça que os alunos caminhem sobre o risco ou a marcação, um a um. Cada aluno dará o menor número de passos possíveis.
Mantenha os alunos na mesma posição e solicite que eles dêm agora, o maior número de passos possíveis.
Analise com eles o grau de dificuldade encontrado no primeiro e no segundo.chame a atenção dos alunos para o uso dos braços no equilíbrio e na necessidade de abri-los para se manter em cima da linha.
Desafie os alunos para uma disputa. Agora, pisando fora, o aluno comete uma falta e deve voltar ao final da fila para nova tentativa e o aluno da equipe adversária começa o trajeto.Inicie com palmas: o professor inicia a atividade batendo palmas e os alunos o acompanharão. Se o rítmo de palmas aumentar, os passos terão que aumentar, se diminuir, terá que ser diminuído. e se pararem as palmas, o aluno terá que se manter, como no momento em que se encontrava quando as palmas foram interrompidas.
Agora o aluno pula em um pé só e sem as palmas, repetindo todo o processo
Em seguida, o aluno pula com o pé que não é do seu lado dominante, e volta alternando: dois passos um pulo com o pé direito, dois passos um pulo com o pé esquerdo, e assim sucessivamente
Se o aluno conseguir andar todo tempo em cima da linha durante o trajeto, forma-se uma nova fila do outro lado. Quando a equipe estiver com todos os membros do outro lado, se terá a equipe vencedora.
Caso exista um aluno que não consiga por qualquer motivo executar a atividade, deve-se adaptar as regras para que não cause frustação. Caso haja um cadeirante, por exemplo, pedir para que ele ande com uma das rodas sobre a linha.
Incentive-o na participação não deixando que a sua atividade seja inferior a dos alunos regulares.
A brincadeira deve ter variantes para dificultar o processo gradativamente. O aluno começa andando, sem poder correr. Depois corre. Depois ele vai pulando com o pé que não é do lado dominante dele. Por último, pode-se escolher um trajeto bem menor e os alunos farão a trajetória de olhos vendados.
Poderá ser medida imediatamente através do interesse dos alunos.
Três estrelas 2 calificaciones
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31/05/2013
Três estrelasacho legal esta brincadeira como trabalho em escola especial vou fazer com os alunos obrigado pela ideia.
05/12/2011
Quatro estrelashola veo que es una web interesante ...y sigan asi aportando conocimientos