Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brinquedos e Brincadeiras: construindo gráficos, registrando quantidades.

 

10/12/2009

Autor e Coautor(es)
Josélia Soares Nunes dos Santos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Realizar, com ajuda do professor, leitura de listas;

- familiarizar-se com as primeiras noções de gráficos;

- realizar contagem na sequência numérica;

- relacionar numerais à quantidades.

Duração das atividades
A aula terá 3 momentos, cada um com duração de aproximadamente 20 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula as crianças deverão ter feito a entrevista com os pais e a professora deverá ter sistematizado as informações em forma de lista.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

Na roda inicial retomar com os alunos a lista das brincadeiras da infância de seus pais e fazer a leitura dessa lista. Depois construir uma tabela com as brincadeiras da lista.

2º Momento:

A professora deverá com antecedência preparar o material que vai ser usado nesta aula (fichas coloridas de cartolinas, na quantidade necessária, 1 folha de cartolina ou papel madeira e ¼ de outra folha  também de cartolina ou papel madeira). Com este material deverá na roda, construir uma legenda junto com as crianças, indicando para cada tipo de brincadeira uma cor diferente.

3º Momento:

Em seguida construir com os alunos um gráfico de barras com as brincadeiras da infância de seus pais, registrando a quantidade de brincadeiras da lista.

Com esta aula, possibilitamos as crianças fazer uma leitura das informações contidas no gráfico relacionando à quantidade, mesmo ainda sem saber contar de forma convencional. As crianças nessa idade estão iniciando a sua escolaridade e por isso ainda não são capazes de quantificar elementos/objetos convencionalmente, mas já conseguem compreender as noções de  mais, menos, muito e pouco, leitura possível de ser feita no gráfico, facilitando, desta forma, a construção de conceitos matemáticos.

Por exemplo: Ao olhar o gráfico construído e exposto no painel da sala, as crianças passam a ter visualmente uma noção de onde há mais brincadeiras e onde há menos brincadeiras prediletas dos pais; muitos pais preferem brincar de faz-de-conta e poucos pais gostam de brincar de elefante colorido, entre outros conceitos fundamentais para a noção e construção de conceitos matemáticos.

Avaliação

Com esta aula, o professor poderá avaliar:

- o nível de envolvimento das crianças na hora da construção da legenda e do gráfico;

- compreensão dos conceitos básicos matemáticos (muito/ pouco, mais/ menos).

- observar se as crianças já conseguem contar na seqüência numérica e relacionar a quantidade ao objeto/brincadeira.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.