Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Al-Khowarizmi, um escritor na Matemática!

 

18/11/2009

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

◦ Conhecerá o significado da palavra algarismo.

◦ Descobrirá que com apenas dez símbolos (algarismos) poderá representar qualquer número no sistema de numeração indo-arábico.

Duração das atividades
50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

◦ Conhecimento da história da numeração indo-arábico.

Sugestão: Aula do portal do professor:

Indo por quê?
Arábico por quê?
Indo-arábico por quê?

Estratégias e recursos da aula

1ª momento:

    Pedir que as crianças digam alguns símbolos utilizados na nossa numeração.
Os alunos, certamente, falarão:


\ 1 \ 2 \ 3 \ 4 \ 5 \ 6 \ 7 \ 8 \ 9 \ 10 \

    O professor pergunta quantos símbolos há. Algumas crianças responderão 11. O professor, nesse momento, destacará o dez e perguntará a eles.
Quantos símbolos há aqui?

\ 10 \


    Algumas crianças perceberão dois símbolos, mas algumas dirão 1.
O professor corta, então, o papel e pergunta:

E agora?

\ 1 \ 0 \

Quantos símbolos há? Que número eles estão formando?

    Num quadro à parte, feito numa folha de papel pardo, preso ao quadro de giz, o professor anotará o total de símbolos e o número de símbolos diferentes utilizados em várias quantidades diferentes.

Números                Total de símbolos                    Total de símbolos diferentes

10
325
919
4044
72572
888888
696969

    Depois, registrará várias outras quantidades procedendo da mesma forma. (Os valores deverão ser dados pelos alunos.)
    Ao terminar, os alunos terão percebido que, com apenas 10 símbolos, podemos representar qualquer quantidade.

Fazem, então, o registro:


\ 0 \ 1 \ 2 \ 3 \ 4 \ 5 \ 6 \ 7 \ 8 \ 9 \


2ª Momento:

Leitura informativa:

Saiu na revista!

“    Al-Khowarizmi, matemático e tradutor árabe, impressionou-se muito com a utilidade de dez símbolos, hoje conhecidos como 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Assim, ele resolveu escrever um livro para explicar aos outros estudiosos o funcionamento do sistema de numeração decimal.
Nesse princípio de contagem indo-arábico, que se inspirou no número de dedos que temos nas duas mãos, os símbolos de 0 a 9 foram chamados de algarismos. Esse termo, quem diria, foi uma homenagem a Al-Khowarizmi.”
                                                                        Recreio, Para saber mais: Educação Matemática Abril

O professor pede que as crianças leiam para descobrir:

a) Quem foi Al-Khowarizmi?

b) Que finalidade tinha o livro escrito por ele?

c) Por que os símbolos de 0 a 9 foram chamados de algarismos?

Depois de lido o texto e discutidas as respostas, os alunos, junto ao professor, registrarão as descobertas feitas durante a aula.

Avaliação

    Poderá ser feitas em diferentes momentos, com diferentes objetivos:

- Registro do total de símbolos
- Compreensão do texto lido
- Síntese da aula

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.