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ARQUITETURA É ASSUNTO DE CRIANÇA? APRENDENDO A PERCEBER E MODIFICAR O ESPAÇO ESCOLAR

 

20/06/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber, entender e descobrir nosso ambiente construído.
  • Exercitar o raciocínio espacial.
  • Utilizar a imaginação no processo de aprendizagem.
  • Escutar, opinar e trabalhar em grupo.
Duração das atividades
4 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos de terceiro e quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.

Estratégias e recursos da aula

Antes da realização das atividades, sugere-se que o professor assista ao vídeo produzido pela TV ESCOLA:

 

SALTO PARA O FUTURO - O CORPO NA ESCOLA - PGM. 4 - EDUCAÇÃO E VIVÊNCIA DO ESPAÇO. Duração: 53min53seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=23618. Acesso em 12 de abril de 2014.

 

O vídeo trata da relação entre arquitetura e a pedagogia. Discute a importância dos projetos arquitetônicos de edifícios escolares considerarem diferentes aspectos do desenvolvimento infantil.

 

 

AULA 1

 

 

1º Momento: Para introduzir o assunto, pergunte aos alunos quem sabe o significado da palavra arquitetura. Em seguida, apresente o seguinte significado, em linhas gerais:

 

A palavra ARQUITETURA tem origem grega, onde:

 

“ARQUI” significa “primeiro” ou “principal”

“TETURA” significa “construção”

 

Arquitetura se refere à arte ou à técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo homem.

 

Fonte: Wikipédia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura. Acesso em 10 de abril de 2014.

 

 

2° Momento: Apresente imagens de construções: arquitetura em diferentes épocas e partes do mundo.

 

Figura 1 - Arquitetura Antiga: Acrópole, Grécia. Disponível em: http://p2.trrsf.com.br/image/fget/cf/750/500/images.terra.com/2012/06/08/Acropolis20120608044600.jpg. Acesso em 12 de abril de 2014.

 

Figura 2 - Arquitetura Colonial: Ouro Preto, Minas Gerais. Disponível em: http://www.viaje.com.br/files/2010/06/Ouro-Preto253.jpg. Acesso em 12 de abril de 2014.

 

Figura 3 - Arquitetura Contemporânea: Dubai, Emirados Árabes. Disponível em: http://towsta-gallery.s3.amazonaws.com/2bdb0b2a7c4427e261c8cb395bc57ea9/dubai.jpg. Acesso em 12 de abril de 2014.

 

 

3° Momento: Explique aos alunos: “Normalmente, acompanhando a palavra arquitetura vem a função a que ela se destina. Por exemplo:

 

  • a arquitetura residencial compreende as casas e apartamentos. No caso das casas, é chamada de arquitetura residencial unifamiliar (onde, normalmente, apenas uma família mora). Quando o projeto se refere a edifício de apartamentos é chamado de arquitetura residencial multifamiliar (onde moram várias famílias, cada um em seu apartamento);
  • a arquitetura comercial, de forma geral, compreende a construção para uso comercial: restaurante, farmácia, livraria etc.;
  • a arquitetura hospitalar compreende a construção que se destina ao funcionamento de um hospital;
  • a arquitetura escolar compreende a construção que se destina ao funcionamento de uma escola;
  • assim por diante.

 

Para todo projeto, deve ser elaborado um ‘Programa de Necessidades’, para atender o uso a que se destina a construção.”

 

Com base nesta rápida explicação, solicite aos alunos que se dividam em grupos de três e façam uma lista de pelo menos dez itens que são indispensáveis para o bom funcionamento de uma escola, em termos de espaço físico, conforto, cuidados com o meio ambiente, dentre outros.

 

Sugestão ao professor:

 

Para conhecer um pouco mais sobre o tema arquitetura, acesse:

 

ALENCAR, Valéria Peixoto de. Arquitetura (1): A finalidade das construções. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/arquitetura-1-a-finalidade-das-construcoes.htm. Acesso em 12 de abril de 2014.

 

Arquitetura. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura. Acesso em 12 de abril de 2014.

 

LUCAS, Fellipe; et al. Objetivos Gerais de cada uma das fases do Projeto de Arquitetura. Disponível em: http://pt.slideshare.net/tintacafe/anlise-de-projetos. Acesso em 12 de abril de 2014.

 

 

4° Momento: Solicite aos alunos para que leiam seus itens listados e anote na lousa. Para os itens que forem repetidos, anotar na frente da palavra quantas vezes foi lembrado pelos alunos. Estimule uma discussão em torno da lista.

 

 

5° Momento: Apresente imagens de escolas, de preferência, de educação infantil e ensino fundamental, que existem não apenas no Brasil.

 

Figura 4 - Centro de Educação Unificado (CEU). São Bernardo do Campo, São Paulo. Disponível em: http://undime.org.br/wp-content/uploads/2012/04/Fotos-Regina-Rocco-001.1.jpg. Acesso em 12 de abril de 2014.

 

Figura 5 - Indian School, Novo México, EUA – A proposta da escola é resgatar a cultura indígena das populações que vivem na região. Disponível em: http://www.vhgarchitect.com/images/sf_indian_school_01.jpg. Acesso em 12 de abril de 2014.

 

Figura 6 - Indian School, Novo México, EUA. Disponível em: http://www.vhgarchitect.com/images/sf_indian_school_02.jpg. Acesso em 24 de abril de 2014.

 

Figura 7 - Indian School, Novo México, EUA. Disponível em: http://www.vhgarchitect.com/images/sf_indian_school_04.jpg. Acesso em 24 de abril de 2014.

 

Figura 8 - Adharshila Vatika, Nova Délhi, Índia. Voltada para educação infantil, a escola propõe um espaço de fácil acesso para as crianças. Disponível em: http://www.designshare.com/portfolio/project/1/800/826-1.jpg. Acesso em 12 de abril de 2014.

 

Figura 9 - Michael E. Capuano Childhood Center, Somerville, Massachusetts: Entrada. Disponível em: http://www.designshare.com/Awards/2004/submittal/project_image.asp?image=8&project=468. Acesso em 12 de abril de 2014.

 

Figura 10 - Michael E. Capuano Childhood Center, Somerville, Massachusetts: Lobby. Disponível em: http://www.designshare.com/Awards/2004/submittal/project_image.asp?image=7&project=468. Acesso em 12 de abril de 2014.

 

Figura 11 - Michael E. Capuano Childhood Center, Somerville, Massachusetts: Sala de Aula. Disponível em: http://www.designshare.com/Awards/2004/submittal/project_image.asp?image=6&project=468. Acesso em 12 de abril de 2014.

 

Figura 12 - Suzhou Singapore International School, Singapore, China. Disponível em: http://www.designshare.com/portfolio/project/1/568/SSIS_01.jpg. Acesso em 12 de abril de 2014.

 

Figura 13 - Suzhou Singapore International School, Singapore, China. Disponível em: http://www.designshare.com/portfolio/project/1/568/SSIS_02.jpg. Acesso em 12 de abril de 2014.

 

Figura 14 - Suzhou Singapore International School, Singapore, China. Disponível em: http://www.designshare.com/portfolio/project/1/568/SSIS_04.jpg. Acesso em 12 de abril de 2014.

 

 

6° momento: Convide um professor de artes plásticas da sua escola para trabalhar uma atividade com os alunos, utilizando técnicas como colagem, pintura, desenho com giz de cera, entre outros. Solicite aos alunos que pensem na imagem de uma “escola ideal” e, com a orientação do professor de artes, reproduzam essa imagem no papel, de forma criativa.

 

 

 

AULA 2

 

 

1º Momento: Convide os alunos para ouvirem a música “Pode Virar”, do Grupo Tiquequê. Duração: 2min12seg.

 

PODE VIRAR

Lagarta faz casulo

Vira borboleta

Massa vai pro forno

E vira bolo

Lenha na fogueira

Faz fumaça

Depois que ela queima

Vira carvão

O dia vai passando e vira noite

E toda a cidade se esconde

Música tocada

Pode virar dança

Bexiga quando estoura

Pode virar som

Semente plantada

Pode virar planta

Cor misturada

Pode virar tom

A água quando seca vira nada

Canoa no mar pode virar

Por isso é melhor ir devagar

 

Letra disponível no encarte do CD “Era uma vez um gigante”, compositores: Wem/Diana Tatit, Grupo Tiquequê, Distribuidora MCD.

 

Sugestão ao Professor:

 

Para conhecer o trabalho do grupo Tiquequê, acesse: http://www.tiqueque.com.br/. Acesso em 10 de abril de 2014.

 

Seria interessante adquirir o CD para a atividade, para trabalhar também a musicalidade das crianças e deixar a atividade mais divertida. Caso não seja possível, sugere-se trabalhar como parlenda ou jogral.

 

Se preferir, poderá apresentar também o vídeo da música “Pode Virar” no Youtube. Duração: 2min20seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FEj8lSyD1bM. Acesso em 12 de abril de 2014.

 

Figura 15 - Imagem da própria autora obtida a partir do vídeo do Youtube. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FEj8lSyD1bM. Acesso em 12 de abril de 2014.

 

 

2º Momento: Comente com os alunos que muitas coisas podem se transformar e peça a eles que deem outros exemplos (“O que você conhece que pode ser transformado em outra coisa?”). Desenhe um quadro na lousa, para anotar as ideias dos alunos. Comece preenchendo com as transformações descritas na música “Pode Virar”, do grupo Tiquequê.

 

Figura 16 - Quadro elaborado pela autora (modelo).

 

 

3º Momento: Convide os alunos para se sentarem em círculo. Coloque no meio do círculo uma caixa grande de papelão (aproximadamente, duas vezes maior que um aparelho micro-ondas).

Figura 17 - Imagem de uma caixa de papelão, obtida pela autora através do site. Disponível em: http://static.freepik.com/free-photo/open-box_21104650.jpg. Acesso em 10 de abril de 2014.

 

 

4º Momento: Divida a turma em grupos de três alunos. Distribua papel e lápis para cada grupo e peça para fazerem uma lista (pelo menos cinco usos) do que eles acreditam que possa ser feito com aquela caixa. “Esta caixa pode virar o que?”

 

 

5º Momento: Solicite que os alunos leiam em voz alta a lista elaborada por cada grupo. Escreva na lousa todas as utilidades listadas pelos alunos. Convide todos os alunos para elegerem as utilidades mais criativas (pelo menos cinco). “Escolha pelo menos cinco ideias de uso para a caixa de papelão, considerando a criatividade.”

 

 

6° Momento: Solicite que os alunos se dividam em cinco grupos e que cada grupo elabore um cartaz (com imagens e texto) de uma das melhores ideias de uso para a caixa (as melhores ideias deverão ser sorteadas, uma para cada grupo). Recomende que sejam utilizados materiais como cartolina, revista, cola, papel, tinta, pincel, giz de cera, entre outros. Após a conclusão, convide os alunos para exporem e explicarem seus cartazes.

 

 

 

AULA 3

 

 

1º Momento: Relembre com os alunos as atividades da aula anterior sobre as transformações possíveis de acontecer e as melhores propostas de utilização da caixa de papelão, eleitas por eles.

 

 

2º Momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo The Adventures of a Cardboard Box [As aventuras de uma caixa de papelão (tradução livre da autora)]. Vídeo do Youtube. Duração: 8min. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=XnbhLwNUQ-Y.Acesso em 06 de abril de 2014.

 

Figura 18 - Imagem do vídeo The Adventures of a Cardboard Box[As aventuras de uma caixa de papelão (tradução livre da autora)], obtida pela autora através do site do Youtube. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=XnbhLwNUQ-Y. Acesso em 06 de abril de 2014.

 

 

3º Momento: Solicite que os alunos se reúnam em grupos de três e escrevam um texto de 5 a 10 linhas sobre o que eles acharam do vídeo. “O que podemos aprender com o vídeo?”.

 

 

4º Momento: Solicite que cada grupo leia o texto produzido, em voz alta, para o restante da turma. E estimule uma discussão sobre o ponto de vista levantado por cada grupo.

 

 

Sugestão ao Professor:

 

Professor, para ampliar o seu conhecimento sobre trabalhar arquitetura com crianças e a importância de estimular a criatividade das crianças, proporcionar a experiência de vivenciar o lugar, estimular o olhar, a percepção, acesse:

 

Arquitetura para crianças. Disponível em: http://www.livingdesign.net.br/2010/10/arquitetura-para-criancas.html. Acesso em 05 de abril de 2014.

 

Utilize ainda o vídeo Exploring the built Enviroment, Arquikids Workshop, indicado a seguir que retrata uma aula passeio no qual a professora leva os alunos para conhecerem estruturas arquitetônicas.

 

Exploring the built Enviroment, Arquikids Workshop, de Arquikids, Barcelona. Vídeo. Duração: 4min26seg. Disponível em: http://vimeo.com/7221889. Acesso em 05 de abril de 2014.

 

Professor, como o vídeo está em outro idioma, caso seja necessário, utilize a ferramenta Google Tradutor, para auxiliar na compreensão do mesmo. Disponível em: http://translate.google.com.br/?hl=pt-BR. Acesso em 10 de abril de 2014.

 

 

 

AULA 4

 

 

1º Momento: Convide os alunos para fazerem um passeio pela escola, entrarem em todos os ambientes, sentirem os espaços internos e externos, olharem, explorarem, experimentarem. Observar medidas, proporções, distâncias, aberturas, relação entre um ambiente e outro. Caso a escola seja grande, definir um setor para fazer este passeio.

 

 

2º Momento: Apresente aos alunos imagens de desenhos de arquitetura: planta baixa residencial. Explique que todo edifício (independente de sua função: casa, escola, shopping, teatro, restaurante, hospital, praça etc.) deve ser desenhado (projetado) por um profissional especializado, como o arquiteto, por exemplo, e devem ser elaborados os desenhos para auxiliar a construção.

 

Figura 19 - Planta baixa de uma residência. Imagem obtida pela autora através do site. Disponível em: https://lh4.googleusercontent.com/-Pg_-cmwv-L0/TsVkmtnM5jI/AAAAAAAAF2Y/4ex0CRuhi6Y/w640-h326-no/PlantaTerreo.jpg. Acesso em 10 de abril de 2014.

 

Figura 20 - Planta baixa de uma residência. Imagem obtida pela autora através do site. Disponível em: http://www.neudingarquitetos.com.br/site/wp-content/uploads/2011/08/pt_partido_011-620x629.jpg. Acesso em 10 de abril de 2014.

 

 

3º Momento: Distribuir material de desenho para os alunos, como cartolinas lápis de cor, giz de cera, canetas hidrográficas, pincel, tintas gauche, entre outros. Solicitar que se dividam em duplas e elaborem a planta baixa do espaço visitado (a escola, ou parte dela). Solicitar que represente as paredes, janelas e portas e identifique os ambientes.

 

 

4º Momento: Pergunte aos alunos: “O que encontraram de pontos positivos e pontos negativos na escola?”

 

Em seguida: “Considerando todos os assuntos discutidos nas atividades: arquitetura, escola, transformação (pode virar), criatividade, quais as mudanças, transformações que poderiam ser feitas na escola, para tornar o espaço mais agradável, confortável, interessante?”.

 

 

5º Momento: Preparar uma exposição dos trabalhos elaborados para que todos os alunos da escola conheçam um pouco da escola sob o olhar de seus colegas.

 

Seguem abaixo algumas fotos da atividade com as crianças:

 

Figura 21 - Imagem das crianças produzindo a planta baixa do espaço visitado. Disponível em: http://www.livingdesign.net.br/wp-content/uploads/2010/10/planta-meninas.jpg. Acesso em 6 de abril de 2014.

 

Figura 22 - Imagem das crianças dialogando sobre os desenhos produzidos. Disponível em: http://www.livingdesign.net.br/wp-content/uploads/2010/10/planta.jpg. Acesso em 6 de abril de 2014.

Recursos Complementares

Vídeos complementares para o desenvolvimento das atividades, produzidos pela revista e pelo site NOVA ESCOLA, com enfoque no trabalho dos professores em sala de aula:

 

 

Vídeo Youtube - Introdução ao estudo de medidas de superfície. Duração: 2min58seg. Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=O4aSCt8H8tA&list=PL94CE295A8DE71767&index=113. [Projeto da professora de Matemática, Célia Maria Ribeiro Batista, de Joinville (SC), vencedora do Prêmio Victor Civita 2011. Para trabalhar conceitos de superfície e área com duas turmas do 6º ano, ela deixou de lado a folha de papel quadriculado e começou as discussões em sala, mostrando aos estudantes o tamanho real do metro quadrado.]. Acesso em 09 de abril de 2014.

 

Vídeo Youtube - Pensamento Infantil - Noção de espaço. Duração: 7min. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yq8c_-eTNTU. [No vídeo, crianças de 4 a 6 anos desenham e manipulam argila com a educadora Monique Deheinzelin. O foco é observar as noções espaciais que as crianças demonstram ter.] Acesso em 09 de abril de 2014.

 

MELO, Larissa Gomes. Arquitetura Escolar e suas Relações com a Aprendizagem. Monografia. UERJ: São Gonçalo, 2012. Disponível em: http://www.ffp.uerj.br/arquivos/dedu/monografias/lgm.pdf. Acesso em 12 de abril de 2014.

 

VIEIRA, Analúcia de Morais. A linguagem da arquitetura na educação. Disponível em: http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_309.pdf. Acesso em 12 de abril de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure identificar no decorrer das aulas se os alunos conseguiram compreender o espaço, através do olhar, do explorar, do experimentar. Avalie o exercício da criatividade, o interesse em inventar, em descobrir novas funções para um mesmo objeto e, ainda, melhorias para o espaço onde passam grande parte do tempo: a escola. Procure identificar a participação individual e coletiva dos alunos, a desenvoltura no trabalho em grupo e o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas nas atividades.

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