Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Empurra e puxa: lutando pelos espaços

 

17/11/2009

Autor e Coautor(es)
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno com essa aula poderá experienciar algumas dinâmicas de lutas que tem como objetivo a exclusão de seu oponente de um determinado espaço. Alem disso irá praticar atividades que desenvolvem as capacidade de força e de equilíbrio.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários
Estratégias e recursos da aula

Atividade I
Duração: aproximadamente 10 min


Conversa e levantamento com os alunos de quais lutas eles conhecem que tenham como objetivo retirar ou colocar seu adversário em um espaço delimitado. A partir das lutas levantadas, perguntar para os alunos se eles conhecem brincadeiras que tenham o mesmo princípio como por exemplo o cabo-de-guerra.

Atividade II
Duração: Aproximadamente: 20 min


Pedir que os alunos se dividam em grupos de 4 integrantes e entregar uma corda de 6m para cada grupo e 4 garrafas pet ou cones pequenos. A corda devera ter suas pontas amarradas e cada integrante do grupo deve segurara-la com uma das mãos. Com a corda esticada, o professor deverá colocar a frente do estudante um cone a pelo menos 1 m de distância. Ao sinal do professor cada um deverá tentar alcançar e derrubar seu cone sem soltar uma das mãos da corda.

Atividade III
Duração: aproximadamente 20 min


Ainda com as cordas amarradas, o professor deverá pedir que os alunos se dividam em duplas e que cada dupla desenhe no chão com giz, uma forma especifica, esse será o espaço da disputa. A forma pode variar desde figuras geométricas padronizadas( círculo, quadrado, triângulo) até formas irregulares como exemplificado abaixo.

A corda passará pela cintura de cada aluno que ao sinal do professor deverá tentar expulsar seu colega da área demarcada, puxando-o somente pela corda.

Atividade IV: Disputa do saci
Duração: aproximadamente 20 min

O professor deverá pedir a seus alunos que formem duplas e se posicionem um de frente para outro. Ao sinal do professor, ambos tem de ficar equilibrados em um pé e tentar desequilibrar seu adversário, forçando-o a colocar os dois pés no chão. É importante que o professor troque varias vezes as duplas para que cada um possa experimentar as diferenças de se jogar com alguém mais pesado, mais leve, de outro gênero e etc...

Atividade V: Empurra e puxa
Duração: aproximadamente 20 min

Ainda na conformação de duplas, o professor deverá pedir a seus alunos que se posicionem de frente um para o outro e que desenhem no chão com giz cada um suas próprias pegadas, deixando aproximadamente meio metro de distância

Feito isso, eles posicionarão seus pés em cima dos desenhos e ficarão de mãos dadas com o colega da frente. Ao sinal do professor, um tentará desequilibrar o outro e fazer com que ele retire algum de seus pés das pegadas desenhadas.

Recursos Complementares

Interessante artigo com discussões a respeito das lutas na educação física escolar:

http://www.efdeportes.com/efd130/lutas-como-conteudo-das-aulas-de-educacao-fisica.htm  

Avaliação

Duração: aproximadamente – 10min
Durante a avaliação, o professor devera se sentar em roda com os alunos em algum lugar arejado e calmo para discutir com eles o que foi vivido durante a aula. Ele pode questionar seus alunos se a força foi o único fator determinante das disputas. Se foi possível desenvolver diferentes estratégias em cada um dos jogos. Se eles percebem a diferença entre lutar e brigar. Sempre lembrando que a maioria das lutas tem regras bem rígidas com relação a deslealdade e a violência durante suas disputas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.