Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A FINITUDE DA VIDA

 

17/11/2009

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; MARTA REGINA ALVES PEREIRA.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A) Expressar e/ou refletir sobre situações de perdas e os sentimentos de dor, ansiedade, tristeza envolvidos em tais situações.
B) Compreender e lidar com a morte e com as perdas que viverá ao longo de seu desenvolvimento.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Comentário ao/a professor/a:

Professor/a, sabemos que o tema “morte” é encarado diferentemente pelas pessoas, contudo, geralmente, vivido com bastante angústia pela maioria dos seres humanos. Não raro vivenciamos na escola situações de perdas de familiares, de alunos, de professores e até de animais de estimação, que causam desconforto e dor nos envolvidos. Muitas vezes, por considerá-lo um tema delicado e carregado de sofrimento, os adultos deixam de abordá-lo com as crianças, acreditando que não falar sobre o assunto minimizará a dor dos pequenos. No entanto, acreditamos que é fundamental discuti-lo abertamente com as crianças, com honestidade e responsabilidade, auxiliando-as na compreensão de que a morte, apesar de envolver sentimentos de dor, tristeza, saudade, dentre outros, é uma etapa da vida e a finalização de um ciclo. Essa aula poderá ajudar as crianças a fazer contato com situações de perdas e possibilitar reflexão sobre tais situações. Acreditamos que ao abrir espaço para que as dúvidas em torno dessa temática sejam expressas, é possível que as crianças compreendam-na melhor e, assim, sintam-se mais fortalecidas para lidar com as mesmas no dia a dia.

1º Momento: Professor/a, convide os alunos/as a se sentarem no chão para ouvirem a história Soldadinho de Chumbo. Se preferir, poderá exibir o vídeo Soldadinho de Chumbo, disponível em:
http://www.contandohistoria.com/soldadinho_de_chumbo.htm

Soldadinho

Professor/a fique atento/a apenas para o fato de que o final da história disponível nesse link foi modificado com o intuito de minimizar o sentimento de dor da criança ao perceber que o Soldadinho e a Bailarina “morreram”. Nesse vídeo, a autora escreve: “Mas não fiquem assustados, pois ele não está morrendo. Ele só será um novo brinquedo”. Como essa aula foi planejada para abordar o tema da morte, não justifica fazer tal ajuste. A sugestão da utilização do vídeo foi dada para que o/a professor/a tenha mais uma opção para contar a história, caso não queira fazer apenas a leitura do livro. Caso opte por utilizar esse vídeo, explore a fala da autora destacada acima, promovendo a reflexão que os brinquedos não morrem, mas podem estragar, ser consertados ou transformados em outro brinquedo, como anunciado nesse vídeo.

2º Momento: Após contar a história, sentar com o grupo de crianças em uma grande roda e propor uma reflexão a partir das seguintes perguntas: Qual o sentimento despertado em vocês ao ouvirem essa história? Vocês acham que a história teve final feliz? Se sim, por quê? Se não, por quê? Vocês acham que brinquedos morrem? Se os personagens da história fossem pessoas, seres humanos, o que aconteceria com eles no final da história? Para onde você acha que iriam a Bailarina e o Soldadinho de Chumbo depois que morressem? No que eles se transformariam? Qual a mensagem que essa história nos deixa? Se você pudesse, mudaria o final dessa história? Se não, por quê? Se sim, por quê?

3º momento: Convidar os/as alunos/as para assistirem ao clipe “Soldadinho de Chumbo”, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=aWfebZDfOZo

Soldadinho

Questionar aos/as alunos/as: Vocês concordam que uma história de criança tem que ter final feliz? Vocês conhecem crianças que não tem (ou não tiveram em algum momento) histórias felizes? Relatem essas histórias.


Atividad e 2 (2ª Aula de 50 m inutos)

1º Momento: Retomar com os alunos a história Soldadinho de Chumbo contada na aula passada e explorar o que eles puderam pensar a partir dessa história. Observar se houve modificação nos pensamentos dos/as alunos/as no espaço de tempo em que tiveram entre a outra aula e essa. Após esse momento, convidar os/as alunos/as a ou virem uma nova história : “Os porquês do coração”.

SILVA, Conceil Corrêa da. Os Porquês Do Coração. São Paulo: Editora do Brasil, 1995.

Os porques

Resumo da história: A autora aborda a história de uma menina chamada Mabel que gostava muito de fazer perguntas. Ela ficava o tempo todo perguntando ao pai e à mãe os porquês das coisas. Um belo dia ela ganhou de presente de aniversário um lindo peixinho ao qual deu o nome de Igor e com quem desenvolveu uma grande amizade. Mabel cuidava muito bem de Igor e conversava muito com ele até que um dia Igor morreu. Mabel ficou muito entristecida e passou a se perguntar por quê??

2º Momento: Após contar a história, dividir o grupo em quatro sub-grupos de até 6 crianças e solicitar aos alunos que conversem entre si sobre possíveis perdas que tenham vivido ou que temam viver. Após essa primeira reflexão, os/as alunos/as deverão elaborar perguntas sobre as dúvidas que têm em relação à morte. A partir dessas perguntas, as crianças montarão cartazes contendo as dúvidas do coração de cada uma no que se refere à temática “morte”. Caso as crianças encontrem dificuldades em expressar suas dúvidas, o/a professor/a poderá auxiliá-las sugerindo perguntas iniciais como, por exemplo, aquelas que já tenham sido feitas pelas próprias crianças em outros momentos. Algumas perguntas costumam ser recorrentes, como: Por que as pessoas morrem? Pra onde vão as pessoas quando morrem? Vou encontrar tal pessoa novamente? Vou morrer também? Quando?

3º momento: Os /as alunos/as deverão expor suas produções e, após essa etapa, todos/as circularão pela sala procurando conhecer as dúvidas dos/das colegas para buscar ajudar-se mutuamente na busca de respostas para as inquietações apresentadas por meio das perguntas. Professor/a, nesse momento vale retomar a mensagem do livro em que Mabel, a personagem principal, depois de chorar muito a morte do peixinho Igor, experimentou a sensação de senti-lo bem pertinho dela, “nadando em seu coração”. Nesse sentido, cabe ao/a professor/a, mediante a manifestação de angústia e sofrimento por parte das crianças ao entrar em contato com o tema, acolhê-las e confortá-las levando/as a refletir que pessoas ou animais queridos, quando se vão, deixam-nos lembranças preciosas que poderemos resgatar sempre que formos tocados/as pelo sentimento de saudade. Outra forma de ajudar as crianças a lidar com o sentimento de dor pelas perdas é solicitar que façam uma “cartinha” ou um “desenho” em que registrem seus sentimentos através de mensagens, “recados do coração”, para estas pessoas queridas ou animais que partiram e deixaram saudades. Cada criança, se desejar, poderá socializar sua produção e guardá-la da maneira mais preciosa que conseguir!

Recursos Complementares

Professor/a, você poderá utilizar outros recursos, a saber:

Vídeo: “A bailarina e o Soldado de chumbo”, disponível em
http://www.youtube.com/watch?v=71POtGehDPw&feature=related

Livros:

WILD, M. Vó Nana. São Paulo: Editora Brinque-booK, 2000.
ALVES, R. A Montanha Encantada dos Gansos Selvagens. São Paulo: Paulus, 1997
CARVALHO, L. Cadê meu avô. São Paulo: Editora Biruta. Coleção Tempo de Crescer, 2004.

Avaliação

Professor/a, procure identificar se as crianças conseguiram recordar situações de perdas ou colocar-se no lugar de pessoas que tenham vivido tais situações. Observe se as atividades da aula sensibilizaram os/as alunos/as para situações de perdas que tenham vivido ou que poderão viver. Avalie a participação dos/as alunos/as ao escutar as histórias e o respeito durante a manifestação de sentimentos dos colegas. Além disso, verifique se houve envolvimento dos/das alunos/as durante as discussões em pequenos grupos e nas produções gráficas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Neusa, CMEI "CRIATIVO" , Espírito Santo - disse:
    neusamalacarne@gmail.com

    25/08/2010

    Cinco estrelas

    Liliane, esta aula está ótima, pois permite à criança refletir e opinar sobre situações q/ geram conflitos e traumas difíceis de serem superados, pois estão ligados a emoções. Obrigada por partilhar suas ideias. Profª Neusa


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.