Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cadeia Alimentar

 

15/11/2009

Autor e Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* O que é a cadeia alimentar e qual a sua importância para os seres vivos.
* As relações ecológicas presentes na cadeia.

Duração das atividades
2 horas/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ser capazes de identificar a diferença entre herbívoros e carnívoros; ter noção de fotossíntese.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO
A cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que se alimentam uns dos outros. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos, iniciando-se nos produtores e passando para os consumidores (herbívoros, predadores). Os herbívoros são os organismos do segundo nível trófico, que se alimentam diretamente dos produtores (por exemplo, a vaca). Eles são chamados de consumidores primários; os carnívoros ou predadores são os organismos dos níveis tróficos seguintes, que se alimentam de outros animais (por exemplo o leão). O carnívoro, que come o herbívoro, é chamado de consumidor secundário.

Adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cadeia_alimentar (consultado em 08/10/09, às 11h15min).

ESTRATÉGIA
Nesta aula será usado um jogo de estratégia que mostra o funcionamento de uma cadeia alimentar, em que os próprios alunos serão as “peças” do jogo.

DESENVOLVIMENTO

Atividade prática – Jogo da Presa X Predador

Professor, num primeiro momento, relembre com os alunos quem são os animais herbívoros e quem são os animais carnívoros. Comente com eles que, na natureza, geralmente os animais herbívoros são caçados e servem de alimento para os animais carnívoros, que são os caçadores. Abaixo, segue a descrição do jogo, para ser realizado com os alunos.

Materiais necessários:
- 100 Bolinhas de plástico (usadas em piscina de bolinhas) ou de isopor
- Fita adesiva
- Giz

Como jogar:
Divida a turma em grupos de “caçadores” (carnívoros) e de “caçados” (herbívoros), sendo que apenas 10% da turma podem ser caçadores (por exemplo, numa turma de 30 alunos, 3 podem ser caçadores, e os outros 27 serão os caçados). Após definir os grupos, explique para a turma que o grupo dos caçadores deverá pegar os caçados, e estes deverão pegar as bolinhas.

Montando o jogo:
Professor, leve a turma para o pátio ou modifique a estrutura da sala de aula, afastando as carteiras para permitir a mobilidade dos alunos. Cole com a fita adesiva as bolinhas por todo o espaço, podendo afixá-las no chão, nas paredes, dentre outros locais. Delimite no chão, com o giz, cerca de 15 espaços circulares com tamanho suficiente para que caiba uma pessoa, e 3 espaços maiores, que serão as áreas de cada caçador.

Dinâmica do jogo:
Os alunos representantes dos caçados terão a função de coletar as bolinhas. Estas representam as plantas, já que os animais herbívoros (caçados) se alimentam de vegetais. Já os alunos representantes dos caçadores terão a função de pegar os caçados. Eles deverão pegar os herbívoros e levá-los para suas áreas, onde estes deverão ficar saindo assim do jogo. Os círculos menores no chão são os esconderijos dos caçados, onde eles se protegem dos caçadores. Sendo assim, se os caçados estiverem dentro dos círculos menores, os caçadores não poderão pegá-los, apenas o farão se estes saírem do esconderijo.
É importante que o professor cronometre o tempo, determinando um máximo de 1 minuto para a realização do jogo.
Ao final do tempo, vencerá o jogo aquele aluno (caçador ou caçado) que tiver conseguido mais “comida”.

Definindo Conceitos
Professor, após o desenvolvimento do jogo com os alunos, leve-os a pensar sobre o seguinte:
- Que animais na natureza são caçados? De que eles se alimentam?
- Quem são os caçadores?
- Existem animais que podem ser caçados e também caçadores?

Respostas prováveis:
- Os animais caçados são: zebra, peixe e passarinho. Eles se alimentam das plantas.
- Os animais caçadores são: leão, tubarão e cobra.
- Os animais caçados e caçadores são: sapo, passarinho e lagartixa.

Muito bem, vamos registrar estas respostas de vocês no quadr o. A zebra, o peixe e o passarinho foram apontados por vocês como animais caçados. Então, podemos dizer que eles são consumidos pelos caçadores, não é mesmo? É o mesmo que dizer que eles são as presas. Os caçadores consomem os caçados, ou as presas, então eles são os predadores. E as plantas, elas se alimentam de quê?

Respostas prováveis:
- De coisas que estão no solo.
- De esterco.
- Eu acho que as plantas não precisam se alimentar igual a gente.
- As plantas produzem seu próprio alimento.
Isso mesmo, as plantas não se alimentam como nós que buscamos a energia em outros seres vivos. Elas conseguem fabricar sua própria energia, então elas não precisam “comer” outros seres vivos. Como elas produzem seu alimento, elas são chamadas de produtores.
Agora, vamos separar estes seres vivos que vocês citaram de acordo com a sua função.

PRODUTOR PRESA PREDADOR
Plantas Zebra Leão
Sementes Peixe Tubarão
Flores Passarinho Cobra

Professor, nesta aula não há necessidade de preocupar-se com a direção correta das setas da cadeia alimentar, já que os alunos estão aprendendo inicialmente as relações entre os seres vivos, e não as relações energéticas.

Esta relação entre os seres vivos, em que um se alimenta do outro é chamada de cadeia alimentar, pois há uma sequência dos organismos vivos. Nesta cadeia, as plantas sempre iniciam, pois elas produzem seu alimento e não consomem nenhum outro ser vivo. A presa sempre vem logo depois da planta, pois ela se alimenta da planta. E o predador vem após a presa, já que se alimenta desta. Portanto, vocês devem ter percebido que na cadeia alimentar existe uma ordem:

Produtor -> Presa -> Predador

Entendendo o Jogo

Alunos, agora vocês já conseguem entender melhor o jogo que fizemos, não é? Perceberam que as bolinhas são as plantas, não se deslocam de seus lugares, e servem de alimento para os animais herbívoros, que são os caçados do jogo (presas). Estes servem de alimento para os caçadores, ou seja, os predadores, pois são os carnívoros.
Aqueles círculos menores no chão representam as tocas e esconderijos dos animais, que permitem que estes fujam de seus predadores. Mas vocês devem ter percebido também que aqueles animais que ficaram todo o tempo, ou grande parte dele, dentro das tocas, não conseguiram se alimentar (coletar as bolinhas), ou se alimentaram menos que os outros, e por isso perderam o jogo. Na natureza, é preciso balancear o seu comportamento de fuga e alimentação, pois se você se esconde por muito tempo, acaba por se alimentar pouco e corre o risco de não sobreviver. Já se você se arrisca muito, suas chances de ser predado são maiores.
Os caçadores mais rápidos conseguiram predar mais herbívoros, e isso acontece na natureza também, onde aqueles predadores mais eficientes se saem melhor que os outros, assim como as presas mais lentas são mais facilmente predadas que aquelas mais ágeis.

Equilíbrio Ecológico
Professor, neste momento da aula, reaplique o jogo inicial, modificando a quantidade de cada item: plantas, presas e predadores. Isso quer demonstrar para os alunos que a redução ou aumento de qualquer elo da cadeia causa um desequilíbrio, podendo extinguir seus componentes. Pode-se também falar sobre a presença e interferência do ser humano nas cadeias alimentares, e o que essa interferência vem causando à natureza.

Tirinha - Cadeia Alimentar

Adaptado de: http://bp2.blogger.com/_Y5yNjmtQVpA/SC86NYw4chI/AAAAAAAAGP8/blmYFY1oE2E/s1600-h/CadeiaAlimentarDesenhos.JPG (consultado em 13/10/2009, às 12h47min).

Recursos Complementares

Professor, como recurso adicional, sugerimos que passe para os alunos o filme “O Rei Leão 3 – Hakuna Matata” (2004) – 77 minutos – Walt Disney. Este filme mostra de forma divertida as relações entre os animais predadores e presas. Os protagonistas da história (Timão e Pumba) vão em busca de um “lar” perfeito, com muito alimento e sem seus predadores.

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.
Entregue aos alunos a tirinha da Cadeia Alimentar (citada no item Estratégias e Recursos da Aula) e peça que cada um, em casa, faça um texto contando o que está acontecendo na tirinha, relacionando com o que aprenderam na aula de hoje. Avalie a construção de conhecimentos dos alunos de acordo com o que narrarem dos acontecimentos da história, se conseguiram descrever o que é e qual a importância da cadeia alimentar na natureza.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 5/6 - 83.33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • WILSON FERREIRA FAVACHO, Secretaria Municipal de Educação de MARAPANIM , Pará - disse:
    wilsonfavacho@hotmail.com

    26/05/2015

    Quatro estrelas

    Execelente


  • RENATA FRIACA SERPA PANGNOTTA, Universidade Federal de Minas Gerais , Minas Gerais - disse:
    renataserpa@gmail.com

    02/05/2015

    Cinco estrelas

    Excelente material a ser trabalhado em sala de aula. Embora seja necessário que os alunos já tenham uma noção prévia da diferenciação entre herbívoros e carnívoros, a proposta de uma atividade prática é fantástica. A interação proporcionada pelo jogo desperta ainda mais o interesse dos alunos pelo assunto. A consolidação do aprendizado através da tirinha também é uma boa opção e, por fim, o filme Rei Leão fecha a proposta de forma a dialogar ainda mais com as crianças. Parabéns!


  • flavia, E. E Presidente Tancredo Neves. , Minas Gerais - disse:
    flaviajosiannealencar@yahoo.com.br

    23/02/2014

    Cinco estrelas

    excelente aula. Divertida e de fácil compreensão.


  • Irene Ramos, Escola Municipal Presidente Pedrosa , Paraná - disse:
    iranemos@hotmail.com

    10/09/2013

    Cinco estrelas

    Achei fantástica ..estou no momento dando aulas de ciências de 3 a 4 ano.E esta aula contribuiu muito para o meu aprendizado e dos alunos.Obrigado pelas dicas.


  • Margareth Silva Torres, escola municipal , São Paulo - disse:
    masilvatorres@yahoo.com.br

    12/09/2012

    Cinco estrelas

    Muito boa, vou adaptar para minha turma. Valeu.


  • Eliana , CEg , Distrito Federal - disse:
    elilucena2010@gmail.com.br

    16/05/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante esta aula, aplicarei em minhas aulas. Valeu


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.