25/02/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Construir coletivamente um conceito para cultura
Identificar os jogos e as brincadeiras enquanto expressão cultural de diferentes grupos sociais
Construir coletivamente um livro de jogos populares das regiões do Brasil
Mapas do Brasil, pesquisa na Internet, roteiro de entrevista. Esta aula poderá tornar-se ainda mais rica se o trabalho for desenvolvido de forma integrada com outras disciplinas como por exemplo, história e geografia.
Iniciar a aula apresentando o seguinte questionamento para a turma: O que é cultura?
A intenção aqui é motivar um pequeno debate em torno do conceito de cultura, qual seja: "Um conjunto de comportamentos, manifestações, crenças e costumes de diferentes grupos sociais construídos e transmitidos coletivamente”. Neste momento pedir que as crianças citem exemplos de “coisas” que elas acham que fazem parte da cultura brasileira. Destacar então, que as brincadeiras também fazem parte do acervo cultural de um povo e que é importante que a novas gerações conheçam e aprendam essas brincadeiras para que possam ensiná-las ás gerações futuras.
Dividir a turma em cinco grupos, cada gruo ficará responsável por uma região do Brasil. Pedir que façam uma pesquisa sobre brincadeiras características das cidades e estados da respectiva região. Essa pesquisa poderá ser feita na Internet (caso tenham acesso) ou através de entrevistas realizadas com pessoas oriundas de outros espaços geográficos (vizinhos, amigos e parentes)
OBS: Neste caso, a título de exemplo, o professor de geografia poderá estudar com a turma as características territoriais da região de origem de determinada brincadeira pesquisada etc.
Compilar coletivamente os dados levantados pelas crianças registrando todas as brincadeiras encontradas. A partir daí, a idéia é que nas aulas subsequentes, as crianças possam experimentar as brincadeiras pesquisadas. Cada criança poderá inclusive, apresentar para a turma sua brincadeira, explicar onde e como a encontrou e como é o seu desenvolvimento.
Após a pesquisa e a experimentação das brincadeiras, o professor poderá propor a construção de um livro de brincadeiras das regiões do Brasil. A estratégia será dividir o trabalho entre as crianças: um grupo ficará com a tarefa de construir e redigir um conceito para jogos e brincadeiras populares, o outro terá que ilustrar - através de desenhos - as brincadeiras pesquisadas, e um outro grupo precisará separar as brincadeiras por região de origem e montar um mapa do Brasil com suas respectivas regiões e a legenda com as brincadeiras características de cada uma delas. Após esse momento o professor deverá montar o livro descrevendo através de um texto na parte introdudória, todo o processo de trabalho realizado com os alunos, seus objetivos e resultados alcaçados.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!