Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os Jogos as brincadeiras e a cultura

 

25/02/2010

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir coletivamente um conceito para cultura
Identificar os jogos e as brincadeiras enquanto expressão cultural de diferentes grupos sociais
Construir coletivamente um livro de jogos populares das regiões do Brasil

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios para esta aula
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

Mapas do Brasil, pesquisa na Internet, roteiro de entrevista. Esta aula poderá tornar-se ainda mais rica se o trabalho for desenvolvido de forma integrada com outras disciplinas como por exemplo, história e geografia.

Atividade 1:

Iniciar a aula apresentando o seguinte questionamento para a turma: O que é cultura?
A intenção aqui é motivar um pequeno debate em torno do conceito de cultura, qual seja: "Um conjunto de comportamentos, manifestações, crenças e costumes de diferentes grupos sociais construídos e transmitidos coletivamente”. Neste momento pedir que as crianças citem exemplos de “coisas” que elas acham que fazem parte da cultura brasileira. Destacar então, que as brincadeiras também fazem parte do acervo cultural de um povo e que é importante que a novas gerações conheçam e aprendam essas brincadeiras para que possam ensiná-las ás gerações futuras.

Atividade 2:

Dividir a turma em cinco grupos, cada gruo ficará responsável por uma região do Brasil. Pedir que façam uma pesquisa sobre brincadeiras características das cidades e estados da respectiva região. Essa pesquisa poderá ser feita na Internet (caso tenham acesso) ou através de entrevistas realizadas com pessoas oriundas de outros espaços geográficos (vizinhos, amigos e parentes) 
OBS: Neste caso, a título de exemplo, o professor de geografia poderá estudar com a turma as características territoriais da região de origem de determinada brincadeira pesquisada etc.

Atividade 3:

Compilar coletivamente os dados levantados pelas crianças registrando todas as brincadeiras encontradas. A partir daí, a idéia é que nas aulas subsequentes, as crianças possam experimentar as brincadeiras pesquisadas. Cada criança poderá inclusive, apresentar para a turma sua brincadeira, explicar onde e como a encontrou e como é o seu desenvolvimento.

Atividade 4: Montando o livrinho de Jogos das Regiões Brasileiras

Após a pesquisa e a experimentação das brincadeiras, o professor poderá propor a construção de um livro de brincadeiras das regiões do Brasil. A estratégia será dividir o trabalho entre as crianças: um grupo ficará com a tarefa de construir e redigir um conceito para jogos e brincadeiras populares, o outro terá que ilustrar - através de desenhos - as brincadeiras pesquisadas, e um outro grupo precisará separar as brincadeiras por região de origem e montar um mapa do Brasil com suas respectivas regiões e a legenda com as brincadeiras características de cada uma delas. Após esse momento o professor deverá montar o livro descrevendo através de um texto na parte introdudória, todo o processo de trabalho realizado com os alunos, seus objetivos e resultados alcaçados.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação desta aula será feita durante todo o processo de trabalho observando-se, dentre outros aspectos, se as crianças apreenderam o conceito de cultura e se apliaram o acervo pessoal e coletivo em torno das brincadeiras populares do Brasil.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.