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Corrida dos desafios matemáticos!

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Utilizar estratégias para quantificar: contagem, estimativa, emparelhamento, comparação entre agrupamentos etc.

• Identificar situações em que é apropriado fazer estimativas.
• Estimar quantidades e construir estratégias para verificar a estimativa

• Reconhecer, ler, escrever, comparar e ordenar números naturais pela observação das escritas numéricas.

• Observar critérios que definem uma classificação de números (maior que, menor que, terminados em, estar entre...) e regras utilizadas em seriações (mais um, mais dois, dobro de, metade de, triplo de, terça parte de...).

• Contar em escala descendente e ascendente: de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez, de cem em cem etc., a partir de qualquer número dado.

Duração das atividades
Aproximadamente 1 hora ou 01 encontro.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Reconhecer os números sabendo quantificá-los.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalhos em grupos.

Desenvolvimento

1º passo:
- O professor deverá inicialmente, dividir a turma em grupos. Sugerimos a quantidade de quatro alunos, no máximo, por equipe. Com a divisão dos grupos, o professor dará para cadaum deles um desafio matemático em fichas, assim como está exposto a seguir:

Desafios matemáticos

1 – São sete irmãs, cada uma delas tem um irmão. Quantos filhos são ao todo na família?

2 – Oito batem no chão, quatro olham para o céu, um governa e o outro chia. O que é?

3 - Quantos lados tem um corpo?

4 – Quem é que não é primo de ninguém?

5– Se dois é bom e três é demais, o que são quatro e cinco?

6 – Qual a palavra de três letras que ao tirarmos dois nomes ainda sobram cinco letras?

7 – Um fazendeiro tinha dezessete vacas, todas, exceto nove, morreram. Quantas vacas sobraram?

8 - Cinqüenta vacas passavam pela cidade. Morreu uma. Quantas ficaram?

9 – São sete irmãos: cinco têm sobrenome e dois não têm. Quem é?

10 – Um pai tinha duas filhas. Deu 8 reais para uma e 7 reais para a outra. Que horas são?

11 - Qual o próximo número na seqüência: 2, 10, 12, 16, 17, 18, 19... ?

12 - Quanto é 2 mais 2 dividido por 2?

13 - Quantas notas de cinco reais há em uma dúzia?

14- O rato roeu a roupa do rei de Roma, quantos erres têm nisso?

15 - O que é que está correta quando bate?

16 - Qual é o número que vem antes do número que vem antes de 14?

17 - Três gatos comem três ratos em três minutos. Um gato comerá um rato em quantos minutos?

18 - Quem escreve todos os números inteiros de 1 a 100, quantas vezes escreve o nº. 9?


19- De que número você pode tirar a metade do seu valor e não deixar nada?

2 0– Se um tijolo pesa 1 quilo e meio tijolo, quanto pesa um tijolo e meio?


- Esses desafios matemáticos deverão ser solucionados por cada grupo. Lembramos que as equipes receberão desafios diferentes. Por exemplo, a equipe 1, receberá o desafio 1; a equipe 2, o desafio 2 e assim sucessivamente.
- Temos o quantitativo de 18 desafios, sendo assim, será possível realizar um rodízio com eles, ou seja, após a primeira rodada (com a resolução dos 4 primeiros desafios, por exemplo) sugerimos uma segunda, terceira ou até quarta rodada, dependendo da quantidade de grupos na turma.

2º passo:
- O professor deverá estipular um tempo para a resolução, uma vez que trata-se de uma corrida de desafios. O grupo que for o primeiro a resolver o desafio será o ganhador daquela rodada.
- O grupo que pontuar a maioria das rodadas, vencerá a corrida de desafios. Sendo assim, o professor deverá registrar a pontuação das equipes no quadro-negro.


3º passo:
- Em todas as rodadas, o grupo que solucionar o desafio primeiramente, deverá explicar como encontrou a solução para o problema.
- Os desafios das outras equipes que não foram solucionados deverão ser refeitos no término do jogo com a turma toda com a mediação do professor.

Recursos Educacionais
Respostas dos desafios


1 – (OITO)
2 – (CARRO DE BOI)
3 - (DOIS)
4 –  (O NÚMERO PRIMO)
5– (NOVE)
6–  (OVO)
7 – NOVE)
8 -  (UMA)
9 – (OS DIAS DA SEMANA)
10 –  (15 PARA AS DUAS)
11 -  (200)
12 - (TRÊS)
13 -  (DOZE)
14 -  (NENHUM)
15 - (CONTA)
16 - (12)
17 -  (TRÊS)
18 - (20)
19- (OITO)
2 0– (3 QUILOS)

Recursos Complementares

1. Sugestões bibliográficas para o professor:

ALENCAR FILHO, Edgard de. Iniciação à lógica matemática. 21ª ed. São Paulo: Nobel, 2002.
CARVALHO, Mercedes. Problemas? Mas que problemas?!: estratégias de resolução de problemas matemáticos em sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
DANTE, Luis Roberto – Didática da resolução de problemas, São Paulo, Ática, 1998. DUARTE, Newton. O ensino de matemática na educação de adultos. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 1992.
GRANDO, Regina Célia. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004. (Coleção Pedagogia e Educação).
IMENES, Luiz Márcio. Problemas Curiosos. 5ª ed. São Paulo: Scipione, 1994.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
KAMII, Constance. JOSEP, Linda Leslie. Aritmética: Novas perspectivas. Implicações da teoria de Piaget 3ª ed, São Paulo, Papirus, 1994.
KAMII, Constance. DECLARK Geórgia: Reinventando a aritmética. Implicações da teoria de Piaget. São Paulo, Papirus, 1994.

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas,as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Essa atividade visa o desenvolvimento do raciocínio e, portanto, não será utilizada para classificar os alunos como bons ou não. A avaliação da forma como o aluno pensou para resolver cada desafio é o que interessa para o professor.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
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