16/12/2009
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
• Identificar os recursos visuais utilizados nesses textos e compreender sua função: tipo e tamanho das letras, cores, ilustrações, tamanho do papel.
• Analisar oralmente a linguagem usada nesses textos quanto à clareza e objetividade.
• Localizar informações específicas em anúncios e folhetos explicativos.
• Analisar criticamente mensagens publicitárias.
• Escrever cartazes, anúncios ou folhetos, considerando o tipo de mensagem que se quer transmitir, o tipo de linguagem e apresentação visual adequada.
. Discutir os cuidados necessários de atenção à saúde dos adultos enquanto indivíduos e enquanto trabalhadores.
• Gênero textual: forma composicional, estilo, função, contexto de circulação.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- leitura de imagens;
- trabalho em grupo ou dupla;
- texto impresso.
Desenvolvimento
1º passo:
- A aula terá início a partir da distribuição de cartazes pelo professor para a turma. Sugerimos que a turma esteja dividida em duplas, trios ou grupos de quatro alunos.
- O professor distribuirá cartazes de campanhas de prevenção e sintomas de doenças conhecidas, como a dengue:
Cartaz de prevenção da denguehttp://www.itapeva.sp.gov.br/index_arquivos/imagens/cartaz_dengue.jpg
Cartaz com os sintomas da denguehttp://www.saovicentedepaulo.com.br/images/cartaz_dengue.jpg
- Além desses cartazes sobre prevenção e sintomas da dengue, o professor poderá utilizar também cartazes de vacinação e de outras campanhas de saúde.
2º passo:
- Discutir com os alunos as principais características observadas no gênero cartaz
Neste momento, o alfabetizador, poderá listar essas características no quadro-negro.
- O professor pode solicitar que os alunos observem algumas características típicas dos cartazes como: o predomínio de imagens, texto curto e objetivo, título e subtítulo, logotipo, entre outros (ver mais informações em recursos complementares).
3º passo:
- Após a familiarização dos alunos com um modelo do gênero cartaz, apresentar para os alunos o seguinte texto sobre a Gripe Suína:
Gripe Suína
Texto adaptado. http://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_su%C3%ADna
- Realizar a leitura do texto e discutir as informações principais sobre a Gripe Suína.
- A partir do texto sobre a Gripe Suína, pedir que os alunos grifem no texto as informações que referem-se à prevenção e aos sintomas da Gripe Suína.
4º passo:
- Depois que os grupos localizarem no texto as informações sobre prevenção e sintomas da Gripe Suína, pedir que as equipes criem cartazes com essas informações.
- Discuta com os alunos:
Local para afixar a produção: no mural da escola;
Objetivo do cartaz: esclarecer para outras turmas como se previne e os principais sintomas da nova Gripe;
Como esse cartaz deve ser criado: letras grandes, textos curtos, imagens....
5º passo:
-Os grupos irão, então criar os cartazes de forma que, uma metade da turma dê ênfase á prevenção da doença e a outra metade vai enfatizar os sintomas da nova gripe.
- O professor poderá mostrar modelos de cartazes distribuídos em campanhas de saúde em diversos lugares do país sobre a Gripe Suína (ver Recursos Educacionais).
6º passo:
- Antes da exposição dos cartazes no mural da escola, sugerir para as equipes a revisão dos cartazes a fim de que sejam observadas as características principais dos mesmos já discutidas nesta aula.
- No momento da reescrita, expor os cartazes elaborados pelas equipes e pedir que a turma analise os textos sugerindo possíveis mudanças para melhoria.
Recursos Educacionais
Cartaz de prevenção da Gripe Suínahttp://vereadorfranciscogarcez.blogspot.com/2009/07/cartazes-em-onibus-informam-populacao.html
Cartaz com sintomas da Gripe Suínahttp://www.ibmontesinai.org.br/sites/index.php/component/content/article/117
Informações para o professor sobre o gênero CARTAZ:
• Informa, instrui e persuade o leito sobre algum assunto;
• Geralmente utiliza as linguagens verbal e não verbal, podendo haver predomínio de uma delas;
• Texto em linguagem verbal curto;
• Presença de título (subtítulo) que tem por finalidade atrair o leitor e definir o assunto do cartaz;
• Linguagem verbal clara, direta, objetiva e concisa, adequada aos objetivos da campanha e ao público a que se destina;
• Emprega, geralmente, o padrão culto;
• Uso de verbos no presente para informar sobre o assunto;
• Uso de verbos no imperativo ou no infinitivo para instruir e para persuadir;
• Logotipo;
• Sugestões de leitura para o professor e para o aluno sobre a gripe suína:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_su%C3%ADna
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
As informações retiradas do texto servirão para o professor avaliar a capacidade de identificar as ideias principais de um texto, enquanto criação do cartaz será um instrumento de avaliação da aprendizagem desse gênero textual.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/08/2010
Cinco estrelasótima aula, usarei com minha turma