16/12/2009
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Sistema alfabético e ortográfico |
• Observar a configuração desses textos, reconhecer e nomear seus elementos: título, verso, estrofe.
• Observar os recursos sonoros dos textos, repetições sonoras, rimas.
• Ler e analisar oral e coletivamente esses textos, atentando para a linguagem figurada, observando que essa linguagem pode sugerir interpretações diversas.
• Apreciar e reconhecer o valor literário de textos poéticos.
• Gênero textual: forma composicional, estilo, função, contexto de circulação.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em dupla;
- texto impresso;
- recital.
Desenvolvimento
1º passo:
- O professor deverá expor nas paredes da sala diferentes haikais. Seria interessante que cada haikai estivesse em uma folha de papel ofício com alguma figura que represente o pequeno poema. Observar o exemplo a seguir.
Esta vida é uma viagem
Pena eu estar
Só de passagem
Paulo Leminski
http://www.fisica.ufpb.br/~romero/port/ga_hkbrasileiros.htm#PauL
2º passo:
- Expor em um cartaz, as principais características dos haikais (ver recursos educacionais) salientando para os alunos um pouco da origem desta forma poética (ver recursos complementares).
- Em seguida pedir que os alunos leiam os haikai afixados nas paredes da sala. A seguir, algumas sugestões:
A noite - enorme
Tudo dorme
Menos teu nome
Paulo Leminski
http://www.fisica.ufpb.br/~romero/port/ga_hkbrasileiros.htm#PauL
Hai Kai I
Na poça da rua
O vira-lata
Lambe a Lua.
Hai Kai II
A palmeira e sua palma
Ondulam o ideal
Da calma.
Hai Kai III
O veludo
Tem um perfume
Mudo.
Hai Kai IV
Meu dinheiro
Vem todo
Do meu tinteiro
Hai Kai V
Nos dias quotidianos
É que se passam
Os anos
(Millôr)
http://www.revista.agulha.nom.br/millor08.html
Abro o armário e vejo
nos sapatos meus caminhos —
Qual virá comigo?
Noitinha na várzea —
Com a lua na garupa
búfalos regressam.
Seis horas da tarde —
Sons de cigarras prolongam
os sinos do templo.
Quase desperdício —
Moscas sobre caquis podres
só o sapo as come.
Sol no girassol —
Sombra desenha outra flor
no corpo dourado.
Anibal Beça
http://www.kakinet.com/graffiti/
3º passo:
- Após a leitura dos diferentes haikais, discutir as características desse gênero textual.
- Em seguida, solicitar que, em duplas, os alunos produzam haikais.
- Disponibilizar para cada dupla o primeiro verso do haikai, afim de que os alunos produzam os dois versos finais.
- Distribuir o primeiro versos em fichas para cada uma das duplas:
- Solicitar que as duplas produzam o haikai em folha de ofício com ilustrações que o representem.
4º passo:
- Pedir para que cada dupla memorize o haikai produzido em sala e um outro haikai de outro autor (para isto o professor poderá disponibilizar este haikai para os alunos ou pesquisar com os alunos na biblioteca ou no laboratório de informática). Cada dupla deverá memorizar os dois haikais para recitarem no sarau (este sarau pode acontecer no segundo encontro).
5º passo:
- Recitação de haikais pelas duplas em um sarau organizado para outras turmas da escola.
Recursos Educacionais
Características dos Haikais
• Haikai é um poema de origem japonesa. Ele possui forma fixa: uma estrofe de três versos
• Consiste em 17 sílabas japonesas, divididas em três versos de 5, 7 e 5 sílabas
• Contém alguma referência à natureza (diferente da natureza humana)
• Refere-se a um evento particular (ou seja, não é uma generalização)
• Apresenta tal evento como "acontecendo agora", e não no passado.
Sugestões de leitura para o professor e para o aluno sobre haikais:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Haikai
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
A criação e depois a participação no sarau serão instrumentos para a avaliação da aprendizagem dos alunos em relação a esse gênero textual.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!