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“Felicidade Clandestina” em debate

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Posicionar-se em relação a diferentes temas tratados.

• Identificar a posição do outro em relação a diferentes temas tratados.

• Defender posições fundamentando argumentos com exemplos e informações.

• Reconhecer os argumentos apresentados na defesa de uma posição, avaliando a pertinência dos exemplos e informações que o fundamentam.

• Fazer intervenções coerentes com os temas tratados.

• Avaliar a coerência das intervenções feitas por outros.

• Respeitar a fala do outro.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 horas ou 02 encontros.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Gênero textual: forma composicional, estilo, função, contexto de circulação.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em grupo ou dupla.
- texto impresso;
-dramatização;
- debate

Desenvolvimento

1º passo:
- A aula deverá ser iniciada com o áudio, a descoberta do conto: Felicidade Clandestina (ver recursos educacionais). Além do áudio, o professor deverá disponibilizar para os alunos o texto com o conto de Clarice Lispector impresso (para maiores informações sobre a biografia de Clarice Lispector, consultar recursos complementares), objetivando o acompanhamento da leitura do mesmo.


Felicidade Clandestina (Clarice Lispector)
http://grupocontoaconto.blogspot.com/2007/11/felicidade-clandestina.html

 
2º passo:
- Ao término da escuta do conto, o professor poderá levantar algumas indagações a cerca da interpretação do texto:
 Como a autora descreve a menina, cujo pai era dono de uma livraria?
 Por que a garota odiava as outras meninas?
 O que a garota má fazia para vingar-se das colegas?
 Qual foi a atitude da mãe da garota ao descobrir suas maldades?
 A menina que narra a história afirma que a felicidade de ter o livro que tanto queria era clandestina. O que seria uma felicidade clandestina em sua opinião?


3º passo:
- Após a discussão sobre o texto, o professor distribuirá a sala em três grupos.
- Em seguida o professor deverá propor para a turma um debate. O debate funcionará como um programa de TV (tipo Roda Viva) em que discutirão os personagens principais do conto Felicidade Clandestina: a garota má, a garota que narra a história e a mãe da garota má.
- Caberá a cada grupo construir argumentos fortes para a defesa de seu personagem. Além disso, o grupo escolherá o integrante que participará do debate, interpretando o personagem.

4º passo:
- O mediador do debate deverá ser o próprio professor. Ele deverá fazer perguntas aos personagens representados pelos alunos, além disso, fará o controle do tempo e da escuta entre os alunos.
- Com a finalização do debate, o professor poderá fazer algumas reflexões a respeito da conduta de cada personagem.

Recursos Educacionais

Áudios do Portal: A descoberta do conto: Felicidade Clandestina – parte 1
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9900

A descoberta do conto: Felicidade Clandestina – parte 2
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9902

A descoberta do conto: felicidade clandestina: parte 2 [Categorias Literárias]

A descoberta do conto: felicidade clandestina: parte 1 [Categorias Literárias]

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A descoberta do conto: felicidade clandestina: parte 1 [Categorias Literárias] Áudio
A descoberta do conto: felicidade clandestina: parte 2 [Categorias Literárias] Áudio
Recursos Complementares

Sugestões de leitura para o professor e para o aluno sobre Clarice Lispector:
http://www.claricelispector.com.br/autobiografia.aspx 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Durante o debate o professor deverá estar atento aos argumentos apresentados, as intervenções feitas pelos alunos e ao respeito a fala e escuta do outro.

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