16/12/2009
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Sistema alfabético e ortográfico |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
• Conhecer a grafia das letras nos tipos usuais (letra cursiva e de forma, maiúscula e minúscula).
• Estabelecer a relação entre os sons da fala e as letras.
• Distinguir letra, sílaba e palavra.
• Perceber que a sílaba é uma unidade sonora em que há sempre uma vogal e que pode conter um ou mais fonemas.
• Conhecer as variedades de combinações de letras utilizadas para escrever.
• Analisar as palavras em relação à quantidade de letras e sílabas.
• Saber diferenciar letras, de números de outros sinais gráficos.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em grupo ou dupla.
- jogos
Desenvolvimento
1º passo:
- O professor dividirá a turma em grupos: pré-silábicos, silábicos, silábico-alfabéticos e alfabéticos ( ver orientações em recursos complementares).
- Com a divisão realizada, o professor disponibilizará para cada grupo, jogos de alfabetização abaixo:
- Para o grupo de alunos na hipótese pré-silábica, deverão ser propostos jogos que enfatizam as letras do alfabeto. No jogo figuras – letras (http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/figura_letra.html ) os alunos deverão encontrar a letra inicial das figuras. Essas letras já estão disponíveis no jogo e o aluno só precisa localizar. No jogo das letras (http://www.redescola.com.br/software/uappr066/uappr066.swf ) os alunos deverão encontrar as vogais que iniciam as palavras disponibilizadas no jogo.
- Para o grupo de alunos na hipótese silábica, deverão ser propostos jogos em que os mesmo façam a leitura global de palavras como no jogo figura-nome (http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/figura_nome.html ). Uma outra proposta para este grupo é o jogo dos provérbios populares em que os alunos precisam contar quantas palavras compõe o provérbio (http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/proverbios_populares_1.html ).
- Os alunos na hipótese silábico-alfabética deverão, no jogo forme palavras (http://www.imagem.eti.br/jogo_com_letras/jogo_de_letras_forme_as_palavras1.html ) organizar as letras das palavras desorganizadas. Já o jogo da cruzadinha com imagens (http://www.imagem.eti.br/jogo_com_letras/palavra_cruzada_com_figuras_3.html ) fará com que esse grupo não omita letras na escrita de palavras.
- Para os alunos que dominam a base alfabética o jogo de perguntas e respostas com advinhas (http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/adivinhas_testes_quiz_on_line_1.html ) promoverá algumas estratégias de leitura como a localização de informação e compreensão. O jogo da Forca envolvendo nomes de doenças causadas por vírus (http://www.a77.com.br/jogo_da_forca/jogo_da_forca_doencas_causadas_virus.php ) será importante para os alunos na fase alfabética escreverem palavras com padrões silábicos mais complexos.
2º passo:
O professor determinará o tempo em que os grupos estarão jogando e enquanto os alunos realizam a atividade, o docente deverá circular entre a turma com o objetivo de observar a atuação dos mesmos.
3º passo:
- Após o término do tempo estipulado para a atividade, o professor proporá uma avaliação oral da atividade, destacando o que foi aprendido com o jogo.
Recursos Educacionais
Jogo Figura-Letra (grupo dos pré-silábicos)
http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/figura_letra.html
Jogo das letras (grupo dos pré-silábicos)
http://www.redescola.com.br/software/uappr066/uappr066.swf
Jogo Figura-Nome (grupo dos silábicos)
http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/figura_nome.html
Jogo Provérbios Populares (grupo dos silábicos)
http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/proverbios_populares_1.html
Jogo Forme palavras (grupo dos silábico-alfabéticos)
http://www.imagem.eti.br/jogo_com_letras/jogo_de_letras_forme_as_palavras1.html
Jogo Cruzadinha com imagens (grupo dos silábico-alfabéticos)
http://www.imagem.eti.br/jogo_com_letras/palavra_cruzada_com_figuras_3.html
Jogo de perguntas e respostas – Advinhas (grupo dos alfabéticos)
http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/adivinhas_testes_quiz_on_line_1.html
Jogo da Forca – doenças causadas por vírus (grupo dos alfabéticos)
http://www.a77.com.br/jogo_da_forca/jogo_da_forca_doencas_causadas_virus.php
Psicogênese da Escrita:
• No percurso evolutivo, o aluno constrói HIPÓTESES que são respostas para duas perguntas básicas:
• O que a escrita representa ?(O que se nota/registra no papel tem a ver com características físicas/funcionais dos objetos ou tem a ver com a seqüência de sons que formam os nomes dos objetos?)
• Como a escrita cria representações? (cada letra substitui o quê? uma sílaba? um segmento sonoro menor que a sílaba?)
•
Hipótese pré-silábica
• o aluno não estabelece relações entre escrita e pauta sonora
– Realismo nominal: a escrita representaria as características do objeto (Ex. a palavra BOI seria escrita com muitas letras, porque o boi é grande)
– O aluno tem dificuldades em diferenciar letras e números e muitas vezes “escrevem” usando desenhos, rabiscos, garatujas, pseudoletras, números ou alguns destes elementos misturados.
– Ao perceber que coisas diferentes têm nomes diferentes, imprime diferenças na grafia das palavras
– Ao ler palavras e orações, não marca a pauta sonora
Hipótese silábica
• o aluno começa a estabelecer relações entre escrita e pauta sonora
– Compreende que o nosso sistema de escrita tem propriedades da palavra e não do objeto representado
– Escreve, no geral, utilizando uma letra para cada sílaba presente na palavra
– Estágio silábico de quantidade: a preocupação é exclusivamente quantitativa, então coloca qualquer letra para representar as sílabas (Ex. OVB – laranja)
– Estágio silábico de qualidade: demonstra preocupação com as correspondências entre escrita e pauta sonora, colocando letras que tenham relação com os sons representados (Ex. AO – bola, AEO – caderno)
Hipótese silábico-alfabética
• os aprendizes começam a perceber que “as sílabas podem ser compostas de unidades menores (fonemas)” e começam a colocar mais letras em cada sílaba;
• não há consistência quanto a tais relações: algumas sílabas são representadas por uma letra e outras por mais de uma letra
Hipótese alfabética
• Inicialmente os alunos tendem a representar as sílabas com uma estrutura consoante – vogal. Gradativamente, começam a incorporar os conhecimentos de que as sílabas podem variar quanto às combinações.
• os alunos começam a perceber que “as regras de correspondência grafofônica são ortográficas e não fonéticas”.
www.ce.ufpe.br/cfp/Docs/Pscog.ppt
Para maior aprofundamento, sugerimos: FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. Cortez: São Paulo, 2001.
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Enquanto circula pela turma, o professor avaliará os recursos utilizados pelos alunos para que os jogos sejam realizados.
Cinco estrelas 3 classificações
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15/10/2011
Cinco estrelasgostei muito
01/10/2010
Cinco estrelasGostei muito desta proposta de aula. Já trabalhei com algumas atividades nos sites propostos. Vou passar para a professora de Reforço... Parabéns!!!
29/08/2010
Cinco estrelasFoi muito bem vinda esta atividade. Eu nunca me canso de apreciar e me apropiar de atividades de alfabetização . Parabéns!