Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A propaganda é a alma do negócio

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar os recursos visuais utilizados em uma propaganda e compreender sua função: tipo e tamanho das letras, cores, ilustrações, tamanho do papel.

• Analisar oralmente a linguagem usada no gênero textual propaganda, quanto à clareza e objetividade.

• Localizar informações específicas em propagandas.

• Analisar criticamente mensagens publicitárias.

Duração das atividades
01 encontro de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Gênero textual propaganda: forma composional, estilo, função e contexto de circulação.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

- aula interativa
- trabalho em grupo
- leitura de imagens

Desenvolvimento da aula

1º passo:

1- O professor levará para a sala diferentes revistas que deverão ser colocadas no centro da sala.
2- Solicita que cada pegue uma revista e escolha uma propaganda que será lida e analisada pelo grupo.

2º passo:

1 - Com a propaganda escolhida, o professor coloca as questões abaixo no quadro e solicita que o grupo responda a partir da propaganda escolhida.

- Que propaganda você escolheu?

- Em qual revista ela foi publicada?

- Qual é a data de publicação da revista?

- Há alguma relação da propaganda com a data de publicação da revista?

- Descreva a propaganda de maneira que, quem não a viu, consiga identifica-la.

- Vocês conseguiram entender a propaganda?

- O que facilitou ou dificultou entender a propaganda?

- O que mais chamou a atenção do grupo na propaganda?

- A quem essa propagando se destina?

- Qual é o produto que está sendo anunciado?

- Por que o grupo escolheu essa propaganda?


3º passo:

- O professor propõe a socialização das respostas e deve chamar a atenção dos alunos para: a função da propaganda ( convencer o consumidor); para as informações explícitas e implícitas do texto, a linguagem usada na propaganda...

Recursos Complementares

- COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009. www.novaescola.org.br

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
As respostas às questões de análise da propaganda servirão para o professor avaliar a aprendizagem dos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.